TRIM é um comando que informa quais páginas ou blocos estão realmente em uso em seu SSD. Essa função aumenta o desempenho do dispositivo, gera mais espaço livre e ainda auxilia a prolongar sua vida útil.
Mas para compreender o porquê da importância de ter um comando para identificar esse “status”, você precisa primeiro entender como funciona a coleta de lixo no SSD. Enquanto nos HDs tradicionais, quando o usuário deleta dados e precisa substituir com novos arquivos, ele simplesmente grava essas novas informações, no SSD isso não é tão simples.
A medida em que o dispositivo é utilizado, ele acumula conjuntos de blocos com dados gravados. Quando o usuário deleta alguns dados com a intenção de substituir esse espaço, o SSD não entende que bloco está vazio e sim que ele está ocupado de dados inválidos. Para reutilizar esse espaço é preciso que os blocos passem pela “coleta de lixo”, uma ação original do SSD em que os espaços vazios são restaurados. O problema é que esse ciclo de apagamento desgasta o SSD, por utilizá-lo de maneira desnecessária e diminuir a vida útil do seu componente.
Com o TRIM habilitado, a partir do momento que o usuário deleta dados, ele identifica os blocos com dados inválidos e esses blocos são deletados automaticamente. Na imagem abaixo temos um exemplo. Em branco, o bloco vazio, ou seja, ainda não há dados gravados. Em laranja os blocos que já estão preenchidos e em vermelho os blocos formados por dados que o usuário deletou. Na imagem 3 podemos ver um SSD que já foi usado e que, parte desse conteúdo, foi deletado pelo usuário. Na imagem 4, com o TRIM ativado, esses blocos voltam a ficar vazios.

Como verificar se o meu SSD possui o comando TRIM?
Como habilitar o comando TRIM no meu SSD?
Em geral, o comando costuma ser automaticamente habilitado, mas para se certificar de que ativado em seu notebook, siga estes passos:
- Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em “Prompt de Comando (Admin)” para abrir o prompt com permissões de administrador. É necessário fornecer uma permissão antes de continuar.
- Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”;
Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado. Se for =1 ele está desabilitado.
Respostas de 4
Perdoem-me, mas este artigo não me parece completo. Se eu digito “fsutil behavior query DisableDeleteNotify” e obtenho como resultado “1”, qual o comando que devo dar para que o TRIM seja habilitado? Não está claro, porque a palavra “query” no fsutil apenas indica que se trata de uma pesquisa, não tendo qualquer objetivo de estabelecer o valor da variável como 0 ou 1.
Imagino então que se deva dar o comando “fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0”, é isso mesmo?
Olá! Agradecemos pelo seu comentário e vamos rever o texto. Por ora, explicamos que: fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0 -> habilita o TRIM e fsutil behavior set DisableDeleteNotify 1 -> Desabilita o TRIM. 🙂
Olá. Depois de digitar todo o comando é preciso digitar ntfs depois de uma pausa em “notify”
fsutil behavior query disabledeletenotify ntfs e dar o Enter. (ntfs ou ReFS)
Obrigado!!! Use o comando da materia e no final me pediu pra eu escolher entre NTFS ou ReFS. O comando exato é o “fsutil behavior query disabledeletenotify ntfs” como o amigo falou aqui nos comentários.