O que é TRIM e como ativá-lo em seu SSD?

O que é TRIM e como ativá-lo em seu SSD?

TRIM é um comando que informa quais páginas ou blocos estão realmente em uso em seu SSD. Essa função aumenta o desempenho do dispositivo, gera mais espaço livre e ainda auxilia a prolongar sua vida útil.

Mas para compreender o porquê da importância de ter um comando para identificar esse “status”, você precisa primeiro entender como funciona a coleta de lixo no SSD. Enquanto nos HDs tradicionais, quando o usuário deleta dados e precisa substituir com novos arquivos, ele simplesmente grava essas novas informações, no SSD isso não é tão simples.

A medida em que o dispositivo é utilizado, ele acumula conjuntos de blocos com dados gravados. Quando o usuário deleta alguns dados com a intenção de substituir esse espaço, o SSD não entende que bloco está vazio e sim que ele está ocupado de dados inválidos. Para reutilizar esse espaço é preciso que os blocos passem pela “coleta de lixo”, uma ação original do SSD em que os espaços vazios são restaurados. O problema é que esse ciclo de apagamento desgasta o SSD, por utilizá-lo de maneira desnecessária e diminuir a vida útil do seu componente.

Com o TRIM habilitado, a partir do momento que o usuário deleta dados, ele identifica os blocos com dados inválidos e esses blocos são deletados automaticamente. Na imagem abaixo temos um exemplo. Em branco, o bloco vazio, ou seja, ainda não há dados gravados. Em laranja os blocos que já estão preenchidos e em vermelho os blocos formados por dados que o usuário deletou. Na imagem 3 podemos ver um SSD que já foi usado e que, parte desse conteúdo, foi deletado pelo usuário. Na imagem 4, com o TRIM ativado, esses blocos voltam a ficar vazios.

 O que é TRIM e como ativá-lo em seu SSD?

Como verificar se o meu SSD possui o comando TRIM?

Para descobrir se o seu SSD possui o comando, baixe o software CrystalDiskInfo.
Depois de executá-lo, verifique se o “TRIM” aparece em negrito na linha de “Recursos”. Se o TRIM estiver cinza, o SSD não leva o comando. No entanto, verifique no site do fabricante, se é uma versão do firmware, que o suporte, está disponível.

Como habilitar o comando TRIM no meu SSD?

Em geral, o comando costuma ser automaticamente habilitado, mas para se certificar de que ativado em seu notebook, siga estes passos:

  1. Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em “Prompt de Comando (Admin)” para abrir o prompt com permissões de administrador. É necessário fornecer uma permissão antes de continuar.
  2. Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”;

O que é TRIM e como ativá-lo em seu SSD?

Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado. Se for =1 ele está desabilitado.

O que é TRIM e como ativá-lo em seu SSD?

Pronto, agora você já sabe para que serve o comando TRIM e como é importante que ele esteja ativado, certo?
Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles