Principais problemas que podem ter ocorrido com a tela de notebook com mal contato

Tempo de leitura: 5 minutos

Um problema recorrente em equipamentos, a tela de notebook com mau contato, pode ter causas diversas e é importante checar todas antes de partir para o investimento em novos componentes para o seu equipamento.

manutenção de notebook

Sempre que a tela de um notebook começa a piscar, o pensamento recorrente é mau contato. Geralmente é apenas sujeira ou problema de configuração.

O problema também pode ser mau contato do cabo flat, mas antes de decidir trocar este componente, cheque todas as possibilidades começando pela mais simples.

Lembramos que para evitar problemas com os componentes do notebook é importante manter os devidos processos de conservação da máquina.

Acúmulo de Sujeira

Uma das causas mais comuns em assistências para tela de notebook com mau contato é o cúmulo e sujeira nos componentes do aparelho. Quando o estado está muito crítico pode inclusive causar o desligamento repentino ou a famosa tela azul.

O acúmulo de resíduos dentro de notebooks é comum, por isso é recomendável fazer uma limpeza extensa a cada seis meses ou anualmente. Com esse procedimento simples você conserva a vida útil do equipamento e evita problemas como, por exemplo, a tela de notebook com mau contato.

Aquecimento excessivo

O superaquecimento é um dos vilões mais temidos para usuário de notebooks. Ele pode causar diversos problemas como lentidão, defeitos na bateria e desligamentos.

O superaquecimento pode ser a causa de uma tela de notebook com mau contato e sintoma de algum problema sério no seu equipamento.

Se o seu notebook começar a apresentar variações na tela, por exemplo, piscar, verifique a temperatura do aparelho, se estiver muito quente, é provável que você achou a causa da tela de notebook com mal contato.

Nesse caso o defeito pode estar no cooler do equipamento, e no apoio do notebook em locais que aceleram o aquecimento da máquina, como camas e sofás.

Sintoma de problemas de outro componente.

A tela de notebook com mau contato, pode também estar relacionada a problemas com outros hardwares, como pentes quebrados e problemas de potência. Esse defeito pode causar um efeito que parece mau contato, mas, na verdade, é oscilação da capacidade de outros componentes.

Frequência alterada

É comum que o problema que parece com tela de notebook com mau contato seja apenas uma simples questão de configuração.

Um problema na configuração da frequência do display pode estar causando essa dor de cabeça toda. Para verificar se esta é a causa siga os passos a seguir:

  • Com o botão direito do mouse clique na área de trabalho e vá à opção “configurações de exibição”.
  • Acesse “configurações avançadas de tela”.
  • Clique na aba “monitor” lá você verá um local chamado “taxa de atualização de tela”. Se estiver em 40 Hertz mude para 60hertz, ou o contrário.

Se observando estes detalhes e ainda apresentar mau contato, vamos verificar se o cabo flat do seu notebook está com defeito.

O que é o cabo flat?

O cabo flat é o responsável por fazer a conexão entre os componentes eletrônicos do notebook com a placa mãe, como a tela, por exemplo.

Ele é um cabo flexível com condutores de metal e uma película dobrável, a conservação deste item impacta consideravelmente na vida útil da máquina e pode ser a causa da tela de notebook com mau contato.

O problema pode ser simplesmente ele estar mal encaixado ou pode ser um pouco mais complexo levando até a necessidade de fazer a substituição.

Problemas com Cabo flat

Muitas vezes até os próprios técnicos ficam em dúvida se o problema é na tela ou no cabo flat.

Normalmente é necessário testar os componentes separados e fazer uma investigação mais profunda para ter certeza do culpado pela tela de notebook com mau contato.

Contudo, em geral, uma simples limpeza dos contatos tanto da tela como do cabo flat já soluciona o problema.

Problemas causados por tela de notebook com mau contato

Curto-circuito

Se sua tela de notebook com mau contato, não for consertado e o problema realmente for no cabo flat, este pode entrar em curto. Quando seu equipamento começa a soltar fumaça é um sinal de alerta crítico.

Por estar em uma área vulnerável do notebook, na região das dobradiças, algumas vezes alterações mal feitas nas peças, desencaixe ou contatos externos, pode danificar o cabo flat e causar o mau contato e posteriormente um curto.

Se o seu equipamento chegar a este estágio, desligue-o, inclusive da tomada, retire a bateria e leve para a assistência, faça esse procedimento imediatamente para evitar que o curto-circuito danifique outras partes do notebook.

Cores oscilantes

Outro problema comum causado por tela de notebook com mau contato é a oscilação na nitidez e cores, principalmente quando ele é manuseado.

Uma observação importante, caso este não seja um problema causado pelo seu cabo flat e seja o único sintoma da sua máquina, o defeito pode estar no circuito interno de lâmpadas da sua tela LCD.

manutenção de tela de notebook com mal contato

Como identificar o cabo flat compatível com a sua máquina?

Limpou e verificou todo o seu aparelho e constatou que o problema é o cabo flat? Então faça a troca quanto antes.

Para comprar peças deste tipo, você deve verificar as especificações do modelo do seu notebook. No próprio cabo tem as informações como número de pinos, part number e série.

Pesquise bem e sempre opte pelo cabo flat com especificações idênticas ao original de fábrica, aconselhamos em caso de dúvida procurar ajuda profissional.

Dicas de conservação

Por fim, separamos dicas para que você conserve melhor o cabo flat do seu notebook e assim evite a tela de notebook com mau contato novamente e prolongue a vida útil deste componente.

  • Não pressione a tampa do seu notebook, ou coloque em suporte e cases apertados.
  • Evite superaquecimento, caso use o computador na capacidade máxima e ele esquente com frequência avalie a compra de um cooler externo.

Agora que você já sabe os principais problemas que podem ter ocorrido com a tela de notebook com mau contato, como identificar e resolver, não deixe a solução para depois, conte com a BringIT para te ajudar, acesse nosso site.