Muitas vezes, ao instalar um teclado, você pode se deparar com um problema comum, algumas teclas não funcionam. Existe, por exemplo, o problema com a tecla de interrogação do teclado Dell. Este é o seu caso?
Esta é uma falha comum em alguns modelos de notebooks da Dell, porém, pode acontecer com outras marcas de notebook.
Neste post vamos te ensinar a resolver este problemas!
Como ativar interrogação do teclado Dell
Para começar, note que a tecla de interrogação e barra (?/) está localizada ao lado direito da tecla AltGr, conforme imagem abaixo:
Se a interrogação não estiver funcionando no teclado, fique tranquilo, pois esta falha pode ser facilmente resolvida com o arquivo de correção para atualização de driver.
1. Faça o download da atualização do driver
Ao clicar no botão acima, você será direcionado para a página de suporte da Dell e poderá escolher entre colocar o modelo específico do notebook ou instalar o SupportAssist, que irá identificar automaticamente qual notebook está usando e instalar o driver correto. Após o download, é só clicar duas vezes no arquivo e seguir o passo-a-passo.
2. Instale o driver de teclado atualizado
Após isso, é só instalar em seu notebook e o driver do teclado estará atualizado.
3. Reinicie o notebook
Depois da atualização, apenas reinicie a máquina e o dispositivo funcionará normalmente.
Pronto, o problema da tecla de interrogação do teclado do seu notebook Dell foi resolvido 😉
Interrogação do teclado Dell ainda não funciona?
Se você fez esse passo a passo e mesmo assim a interrogação do teclado não funciona, é possível que seja necessária a troca do teclado.
Você pode utilizar um testador de teclado, que você encontra na bringIT por um valor acessível, e que te ajudará a entender se o problema está mesmo na tecla ou no teclado.
Outra opção é substituir o teclado. Você pode comprar um teclado de reposição exatamente igual ao original na bringIT também, mas aconselhamos que um profissional especializado faça a troca para evitar danos ao notebook.
A bringIT tem uma equipe de especialistas à sua disposição para qualquer dúvidas.
Respostas de 42
Muito bom…
Resolveu uma parte dos meus problemas que era o teclado, agora estou com o mouse que não pega serar que vc poderia me ajudar?
Olá, Humberto, que bom que ajudamos! 🙂 O que está acontecendo com o seu mouse?
Olá, gostaria de saber como proceder em caso de estar usando linux.
Olá, Ronaldo! Segue o procedimento:
CONFIGURAR “/” E “?” NO TECLADO ABNT2 NO LINUX
Estas configurações foram feitas no Slackware 11, mas funcionam em outras distros, talvez, apenas com o arquivo sendo encontrado em outro caminho.
Acesse o terminal como root;
$ su –
Dê permissão de escrita ao arquivo /etc/X11/xkb/symbols/pc/br (o mesmo não a tem nem para root):
Comando:
# chmod +w /etc/X11/xkb/symbols/pc/br
Edite o mesmo arquivo colocando as duas linhas à seguir, antes da iniciada por “key …”:
key { [ q, Q, slash, slash ] };
key { [ w, W, question, question ] };
PS: Caso as linhas já existam, apenas verifique se elas contem as palavras “slash” (barra) e question (questão/interrogação), se não tiverem, adicione-as no formato como estão na duas linhas exemplificadas acima.
Tire a permissão de escrita que você deu a pouco:
# chmod -w /etc/X11/xkb/symbols/pc/br
Reinicie o X Sistema Operacional):
[Ctrl+Alt+Backspace]
Teclando “AltGr + Q” você terá o ‘/’ e teclando “AltGr+W” você terá o ‘?’, assim como mostra o teclado.
tbm estou no aguardo
Obrigado, resolveu o problema do meu.
Luiz Eduardo
https://kilobyte.com.br
Olá Luiz Eduardo, tudo bem? Que bom que ajudamos você a solucionar esse problema. Precisando, conte com a gente!
Funcionou no notebook dell 14z 5423 com windows 10.
Grato,
Troquei a o teclado e instalei o drive, ficou perfeito, tudo funcionando normalmente. Acho que meu Dell agora aguenta mais uns 9 anos … hahah
Bom dia Edimar! Poxa, que coisa boa! Tomara que dure mais ainda 😉
Boa tarde meu amigo já fiz a atualização descrita a cima e continuo com o meu teclado sem funcionar algumas teclas .
Bom dia Paulo, tudo bem? Então é bem provável que o seu teclado esteja danificado, sugerimos que você procure um técnico de sua confiança para avaliar e estudar uma possível troca da peça! Caso queira ajuda para encontrar qual teclado é o ideal para o seu aparelho, conte com a gente! 😉
amigo boa tarde poderia me ajudar pois istalei o teclado e algumas teclas não pegam o meu notbook e da marca acer
Obrigado! Resolveu mesmo!
Precisando, conte com a gente, Luis! 😉
Olá Josias, tudo bem? Você conferiu se o seu notebook está no layout correto? Para entender melhor sobre layout, dá uma olhada neste conteúdo: https://bit.ly/2PvovZ9
Eu instalei o driver, a tecla começou a funcionar porém duplicada, eu pressiono apenas 1 vez a barra ou shift + barra (interrogação) e sai duplicado (“//” e “??”) meu DELL é um XPS M1330, todas as outras teclas estão funcionando corretamente, ja tentei reinstalar o windows e mesmo assim nada de sucesso.
Olá Lucas, tudo bem? Alguns modelos da Dell tem um histórico comum de problemas com a funcionalidade de algumas teclas, o seu modelo é um deles. As opções seriam a atualização do driver e a instalação do Windows 10. Visto que nada tenha resolvido o seu problema, orientamos que você entre em contato diretamente com o suporte técnico da Dell para que eles possam verificar o problema e tomar as devidas providências.
Me salvou !!!
Muito Obrigado, já estava ficando doido quando vi seu blog e a solução brigaduuu
agora é só instalar um SSD e pronto
Obrigado
Resolveu meu problema. Obrigada.
Muito obrigado!
Tu não imagina a dor de cabeça que tu me tirou.
Oi, Cirlene
Que ótimo, ficamos muito felizes em saber que você está gostando do nosso conteúdo. Fique de olho, pois estamos produzindo textos ainda mais legais! 🙂
Oi, Antonio!
Que ótimo, ficamos muito felizes em saber que você está gostando do nosso conteúdo. Fique de olho, pois estamos produzindo textos ainda mais legais! 🙂
Pessoal, tive que formatar meu laptop que esta com um teclado de vocês, o Link para download do driver não esta funcionando. Poderiam por gentileza disponibilizar novamente?
( tive que copiar eu colar a interrogação do google hehehe).
Pode enviar o Driver?
Não consigo fazer o download do drive atualizado.
Amigo comprei o teclado de vocês da Dell Vostro 5470 PG 41 e apresentou esse problema com as teclas de ? e / ai tentei baixar o arquivo no link acima mais deu página não encontrada!!!
Olá, Adilson!
Esse problema pode ser facilmente resolvido.
Encaminhamos no seu e-mail o drive para executar e corrigir esse problema relacionado ao defeito.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Olá, Ramon!
Caso ainda não tenha conseguido baixar o arquivo, pode solicitar via e-mail para nossa equipe de atendimento.
E-mail: atendimento@bringit.com.br
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Olá, Welder!
Infelizmente por esse canal não conseguimos anexar arquivo.
Caso ainda necessita do arquivo, pode solicitar para a nossa equipe de atendimento, através dos canais da nossa loja.
Estamos sempre à disposição!
Olá, Fabio!
Agradecemos pelo seu comentário em nosso post.
Infelizmente não é possível fornecer o drive através desse canal de contato.
Nesse caso, pedimos gentilmente que solicite o arquivo através dos nossos canais de atendimento.
Em casos de dúvidas, conte com a nossa equipe!
Comprei um teclado com vocês, e agora a interrogação não esta funcionado, tentei baixar o arquivo para atualizar, mas o link esta fora do ar, tem como disponibilizar o arquivo para atualização em um novo link.
Olá, Danilo!
Encaminhamos um novo e-mail com o arquivo anexado, basta executar e reiniciar a sua máquina. Sendo assim, o problema na tecla será resolvido.
Infelizmente através desse canal não é possível fornecer o arquivo.
Ficamos à disposição!
Prezados, boa noite,
Compramos um teclado para substituir no Dell Inspiron 1545 com Windows 7. Funcionaram todas as teclas com exceção de /, ? e °.
Eu baixei o Windows 10, mas não resolveu.
O link para baixar TC168.zip não funciona.
Podem me ajudar?
Agradeço desde já.
Olá, Javier!
Agradecemos o seu contato!
Este problema pode ser facilmente resolvido com o arquivo de correção para atualização de driver.
Em anexo, estamos lhe encaminhando este arquivo por e-mail e as instruções de instalação.
Após a atualização de driver com o teclado instalado no notebook, reinicie a máquina e o dispositivo funcionará normalmente.
Qualquer dúvida ficamos à disposição!
Bom dia, Meu teclado não funciona essa tecla de interrogação e o arquivo não está mais disponível para download.
Olá Poderia me enviar essa correção tb. O meu novo teclado nao funciona a interrogacao.
Olá, Pablo!
Conforme solicitado, encaminhamos o drive por e-mail.
Ficamos à disposição!
Olá, Pablo!
Encaminhamos o arquivo no seu e-mail.
Ficamos à disposição!
Tentei encontrar o link do drive para meu Inspiron 14z 5423 e nao encontrei o mesmo.
poderiam me ajudar ?
Olá Adriano!
Segue o link para os drivers do seu modelo em específico:
https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/inspiron-14z-5423/drivers
Aconselhamos a instalar o SupportAssist da Dell, que já identifica os drivers que precisam de atualização!
Qualquer outra dúvida pode contar conosco 😉
Equipe bringIT