Pessoa utilizando notebook como monitor conectado à desktop

Passo a passo para transformar a tela de notebook em monitor

É comum ter um notebook fora de uso por algum motivo, com a tela e o sistema funcionando. Nesses casos, você não precisa deixar o equipamento parado, pois pode aproveitar para transformar a tela de notebook em monitor.

Veja abaixo como fazer para usar a tela do notebook como um monitor e poder aproveitar o equipamento que está sem uso.

Descubra como transformar tela de notebook em monitor

Para poder transformar a tela do notebook em monitor você deve instalar um programa que permite o espelhamento de telas do seu computador para o notebook, por meio da rede de internet Wi-Fi.

Isso significa que não é possível usar a tela do notebook unicamente, é preciso usar em conjunto com a do monitor que você já possui, o que é de grande utilidade em diversas situações – em tópico exclusivo você vai conhecer as principais vantagens de usar duas telas.

O passo inicial é baixar o programa chamado Spacedesk Server no computador e outro programa chamado Spacedesk Personal View no notebook, pois um complementa o outro e permite que as duas telas funcionem simultaneamente.

Depois de instalado seguindo os passos que o instalador indica você deve reiniciar os dois computadores para que os programas comecem a funcionar corretamente.

Após a reinicialização, o programa instalado no computador, que é apelidado de servidor, já estará pronto para uso. Com isso, basta iniciar o programa que foi instalado no notebook, que recebe o apelido de cliente.

Para isso, procure na área de trabalho o nome Spacedesk Personal View e clique duas vezes. Você verá que uma janela preta será aberta, na qual você deve clicar onde diz File e, logo após, em Connect.

Com isso você terá acessado a janela de conexão com o outro computador, o nome do computador estará visível e você deve clicar em ok connect.

Feito isso, a tela do notebook vai iniciar o espelhamento e você poderá usar as duas telas para executar suas tarefas de forma prática, eficiente e diferenciada. Após pouco tempo de uso você irá se acostumar e entender os benefícios.

Caso queira que a tela do notebook não espelhe e sim expanda a área de trabalho do outro computador, é preciso acessar as configurações do outro computador, o servidor, para que a aparência dos vídeos seja estendida em múltiplos vídeos.

Para chegar até essa configuração você deve acessar o painel de configurações do Windows, ir até o painel de controle para escolher a opção de novo monitor. Ao chegar na opção, você deve seguir os passos descritos na tela para poder encontrar a melhor configuração para seu tipo de uso.

Uma dica importante e crucial para que os passos acima funcionem é que você utilize os dois computadores na mesma rede Wi-Fi, pois é através dela que a conexão entre os dois monitores acontece.

Encontre diversos produtos em nosso site, acesse hoje mesmo e aproveite!

Vantagens de usar o notebook como monitor

Algumas pessoas podem achar estranho utilizar, ao mesmo tempo, duas telas no computador. Porém, é muito útil e até mesmo essencial em diversas situações.

Uma das principais vantagens é que com uma tela adicional você consegue gerenciar de uma forma mais prática, rápida e completa as informações que está visualizando, sem que seja necessário redimensionar janelas ou minimizar janelas a todo momento.

Além disso, você pode separar as atividades entre os dois monitores, colocando algumas abas e janelas e um lado e as outras de outro, o que permite separar trabalho de laser e até mesmo organizar melhor as tarefas de trabalho.

Ademais, para trabalhos burocráticos em que você precisa conferir documentos, tabelas e coisas do gênero, o auxílio de outro monitor faz o trabalho fluir com mais rapidez, sendo essencial para ter maior rendimento e produtividade.

Um dos tipos de trabalhos que mais ganha reforço ao transformar o notebook em monitor é o de design ou de edição de fotos ou vídeos. Isso porque, nesse tipo de atividade, você precisa de várias janelas abertas e diferentes perspectivas sobre o trabalho, o que fica mais fácil de obter com as duas telas.

Notebook ao lado de tela com aplicativo de design

Além disso, nesse mesmo exemplo de atividade pode ser ideal utilizar o modo expansão para que o mesmo conteúdo seja visto de forma maior, com complementação, facilitando a visualização mais ampla do trabalho de criação.

Outra questão em que você também encontra muitos benefícios é quanto a jogos, pois você pode realizar mais de uma atividade com as duas telas, como uma tela com o jogo e a outra tela com uma playlist ou até mesmo uma chamada de vídeo com amigos.

Com isso, o desempenho no jogo se torna melhor, pois você não precisa minimizar a tela cada vez que necessitar realizar alguma outra atividade no computador, otimizando o tempo e sua atenção.

Considerações finais

A possibilidade de sobre transformar uma tela de notebook em monitor é uma excelente opção para muitos momentos, como visto acima. E por ser fácil o processo de adaptação e conexão da tela, é algo que se torna ainda mais vantajoso.

Como exemplo se pode citar o sobre Notebook Dell Inspiron que pode servir como apoio de segunda tela a outro computador e fazer com que seu trabalho seja feito com ainda mais proveito.

Você mesmo pode realizar os passos elencados aqui, sem necessitar de auxilio de profissionais, o que acaba sendo econômico e permite que um notebook que estava parado e que poderia acabar com defeito por falta de uso, seja colocado na ativa novamente.

Além disso, o notebook não precisa estar em excelentes condições, basta que funcione para que consiga instalar o programa e executar normalmente. Porém, em quesitos de velocidade de uso, armazenamento e outras questões, não há exigências para que ele possa ser transformado em um monitor.

Dessa maneira, basta seguir com atenção as dicas e o passo a passo trazido neste artigo para que você possa experimentar dois monitores enquanto realiza suas diversas atividades e verificar como é algo que melhora o dia a dia e o uso do computador de um modo geral.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles