Notebook com tela branca sobre mesa

Passo a passo para resolver a tela de notebook fica branca

Algumas falhas de sistema são tão famosas que ultrapassam décadas, como é o caso das tão temidas telas azuis do Windows. No entanto, existem outras telas assustadoras para os usuários, embora sejam menos comentadas ou até mesmo compreendidas. Uma delas é quando a tela do notebook fica branca, espécie de erro que faz o monitor praticamente congelar.

Em muitas ocasiões, quando a tela de notebook fica branca, não é possível nem mesmo corrigir o problema, já que a “pane” acontece antes que o computador seja totalmente inicializado. No entanto, ainda existem diversas maneiras de solucionar essa questão, o que exige apenas um pouco de dedicação e atenção.

Para descobrir o que fazer nesses casos, acompanhe o passo a passo que preparamos especialmente para você!

Por quais motivos a tela do notebook pode ficar branca?

Quando você liga o seu computador e nota que a tela do notebook fica branca, é perfeitamente normal sentir um certo desespero, afinal, não há nenhuma opção disponível na sua frente para resolver o problema e, mesmo que houvesse, você não a enxergaria. Nesse momento é preciso entender que a causa de tal erro vem do hardware do seu equipamento, sendo ocasionada por:

  • Problema relacionado ao cabo da tela:de longe um dos erros mais comuns quando o assunto é tela branca. Ele costuma acontecer quando o cabo que transmite o sinal da placa-mãe para o monitor está, simplesmente, desconectado;
  • Erro no chip VGA:em alguns notebooks que possuem a placa de vídeo removível, pode haver falha no chip VGA, responsável por gerenciar a alimentação e o desligamento do aparelho;
  • Placa-mãe com defeito:quando há algum defeito na placa-mãe do dispositivo, ocorre a perda de tensão entre a placa e a tela;
  • Erro físico: a tela do notebook apresenta algum erro físico, causado por um forte impacto ou por derramamento de líquidos.

Outras causas técnicas que podem resultar em tela branca no notebook

Além das causas citadas acima, outros pontos podem ser responsáveis por uma tela de notebook branca, como:

  • O IC (espécie de dispositivo de lógica programável) de decodificação de cores está com defeito;
  • Há um aumento de tensão da tela, que pode estar quebrada, embora não aparente;
  • A tela LCD está com defeito.

Como resolver o problema da tela branca em um notebook?

Abaixo, revisaremos algumas sugestões de processos que podem ser realizados pelos usuários para resolver a questão da tela branca no notebook de maneira fácil e prática. Acompanhe o passo a passo!

Execute determinadas verificações de hardware

Quando a tela do notebook fica branca um hardware (peças físicas de um computador, como teclado, tela, mouse e disco rígido) com algum tipo de defeito pode ser o responsável. Geralmente, esses problemas acontecem no monitor ou na placa gráfica do equipamento. Para resolver a questão é preciso, antes de mais nada, verificar alguns pontos:

  • Veja se a tela do notebook está quebrada: para fazer tal verificação, o usuário deve conectar o computador a uma tela externa. O problema continua? Então, infelizmente, essa ainda não é a causa do erro;
  • Ligue e desligue o notebook: se a tela do notebook fica branca assim que você pressiona o botão para ligar o dispositivo, é sinal de que algo está claramente errado com a placa gráfica. Considerar a substituição da peça, nesse caso, é uma boa opção (para isso, converse com um técnico).
Notebook com tela branca sobre escrivaninha de madeira

Alguns passos são tão óbvios ou simples que podem parecer irrelevantes na hora de descobrir como a tela do notebook fica branca ou o motivo disso acontecer. Remover a bateria é, definitivamente, um deles. Entretanto, não é incomum vermos problemas sendo solucionados apenas com essa ação. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Na dúvida, comece sempre lendo o manual de instruções do dispositivo, para ter certeza que não há nenhum passo específico para a retirada da bateria;
  2. Certifique-se de que o seu notebook não está conectado ao carregador e, só então, remova delicadamente a bateria;
  3. Pressione e segure por alguns segundos o botão para ligar o dispositivo;
  4. Recoloque a bateria em seu devido lugar, também com cuidado, e tente ligar o notebook;
  5. Verifique se a tela branca ainda aparece.
  6. Um software malicioso, também conhecido como malware, é um termo utilizado para nomear, entre outros:
    • Vírus;
    • Worms (pequenos “pedaços” de tal software que se reproduzem e se espalham entre dispositivos);
    • Trojans (programa que se disfarça de algo que o usuário deseja até que o mesmo ative-o, causando danos ao computador).

Como lidar com os malwares

Em alguns casos, a tela do notebook fica branca por conta de um desses “intrusos”, que são inicializados junto com o sistema operacional.

Para remover de vez um malware do seu dispositivo, basta utilizar um programa antivírus, fazendo uma varredura geral no computador. Alguns exemplos que podem ser baixados na internet são:

  • Norton;
  • Bitdefender;
  • BullGuard;
  • McAfee;
  • Panda.

Quando a tela do notebook fica branca, uma boa ideia é utilizar o modo de segurança e seguir cada uma das suas etapas. Como fazer isso? Acompanhe:

  1. Inicie o sistema normalmente;
  2. Vá para “Solução de problemas”, depois para “Opções avançadas” e “Configurações iniciais”;
  3. Clique em “Reiniciar”;
  4. Pressione a opção referente a “Habilitar modo seguro com rede”;
  5. Execute o antivírus e faça uma varredura no dispositivo.

Aprenda a aumentar a vida útil da tela do seu notebook

Cansado de passar por situações em que a tela do notebook fica branca? Então, aprenda agora mesmo algumas maneiras de preservar esse componente extremamente importante:

  • Não coloque objetos pesados sobre a tela do notebook, mesmo que ela esteja fechada. A pressão feita na região pode quebrar facilmente a superfície e ocasionar danos desnecessários;
  • Tenha cuidado para não deixar o dispositivo cair, já que isso pode danificar a placa principal;
  • Ao fechar o monitor, abaixe a tampa com cuidado, evitando o rompimento de cabos. O mesmo vale para a hora de abrir o notebook;
  • Não se alimente sobre o aparelho;
  • Mantenha todo tipo de líquido distante do seu computador.

O surgimento de uma tela branca não precisa ser um momento dramático, afinal, é possível resolver o problema com certa facilidade ou, em determinados casos, visitando um especialista no assunto.

Você sabia que a bringIT é uma empresa com mais de 10 anos de história? Por aqui, além de peças e equipamento de informática, você encontra o melhor atendimento do mercado, produtos de qualidade e preços incríveis. Venha visitar a nossa loja virtual agora mesmo!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles