ícone compartilhar redes sociais
Homem com a mão pousada sobre um notebook.

Part number da tela de notebook: como encontrar

Welysson

Está tentando identificar o Part Number da tela do seu notebook? Confira neste artigo como fazer isso e, também, como encontrar uma tela compatível.


Está tentando entender um pouco mais sobre o Part Number? Fique até o final deste texto, pois você chegou ao lugar certo. No presente artigo, vamos falar sobre o que é o Part Number, sua utilidade e como encontrá-lo.

O que é o Part Number?

Part Number é um identificador de uma determinada peça ou material utilizado em uma indústria. Esse identificador tem como objetivo facilitar o encontro da referência desse item, tornando mais fácil, por exemplo, achar um outro exemplar em caso de troca ou, então, buscar peças para manutenção ou conserto.


Ele permite, também, que diversos fabricantes vendam o mesmo item, sem gerar problemas com a compatibilidade. De forma visual, é uma sequência de algarismos que está presente de forma idêntica em todas as unidades do produto.


Enquanto outras indústrias costumam utilizar o código de barras para fazer a gestão dos produtos, no setor de eletrônicos e suas peças, essa gestão é feita a partir da sequência do Part Number.


Isso garante que peças fabricadas em diversos fornecedores tenham compatibilidade com determinado modelo de produto, caso o Part Number seja comum. Confira, nos bullet points a seguir, um resumo do que é Part Number e suas principais características:


  • Part Number é um identificador de peças;

  • somente algumas categorias de produtos têm Part Number;

  • não é a mesma coisa que código de barras;

  • terceiros não podem emitir Part Number, apenas fabricantes.

Por que é importante encontrar o Part Number?

Mas qual a importância do Part Number? Como já falamos até aqui, sua função é sobretudo promover a identificação. No entanto, podemos destacar outras vantagens de conhecer o Part Number das peças do seu notebook. Confira:

Evita a compra telas incompatíveis

Se a tela do seu notebook apresentar problemas e você não conferir o Part Number antes da compra de uma nova, é bem provável que acabe por adquirir uma tela incompatível com seu modelo, o que não permitirá seu funcionamento ou, então, fará com que sua experiência apresente problemas, como falhas na imagem ou resolução afetada.

Garante o bom funcionamento do notebook

O segundo ponto que vale a pena destacar é que o Part Number garante o bom funcionamento do notebook, justamente porque evita o uso de peças incompatíveis e que podem afetar o desempenho.

Não perde a garantia do fabricante

Utilizar peças incompatíveis com o modelo do seu notebook pode fazer com que seu equipamento perca a garantia. Embora isso não seja uma regra, é notável que a maioria das fabricantes não costumam tolerar tal alto.


Por isso, para evitar jogar a garantia no lixo, consulte o Part Number na hora de trocar uma peça do notebook.

Como identificar o Part Number na tela do notebook?

O Part Number está localizado na parte de trás da tela do seu notebook. O código aparece em etiquetas de fácil visualização quando o aparelho está desmontando.


Por isso, para encontrar o código, será preciso desmontar a carcaça do notebook. Esse processo pode ocorrer por meio de desencaixe simples ou desparafusamento, a depender do seu modelo.


Um profissional especializado em assistência técnica conseguirá fazer isso com facilidade. Se você não tem esse tipo de experiência, é recomendado que não tente fazer por conta própria, pois pode acabar gerando danos maiores para o notebook.


O código poderá ser identificado a partir de um certo padrão que lhe é próprio. Um exemplo disso é a letra inicial do código, que sempre está associada à marca do fabricante, conforme tabela a seguir:


Marca

Início do Part Number

Exemplo de código

AUO / AU Optronics

A, B ou G

B156XW02 V.1

BoeHydis / Hyundai BOE

HV ou HT

HT140WXB-501

Chi Mei

N

N17306 LO2

Chunghwa

CLAA

CLAA140WB01A

Hannstar

HSD

HSD100IFW1 A00

Innolux

BT

BT140GW02 V.9

IVO

MT

M101NWT2 R2

LG Philips / LG Display

LP

LP101WSA TL A1

Samsung

LTN

LTN156AT02

Toshiba

LTD

LTDC133EXBY


Além da inicial referente à fabricante, é possível identificar também o tamanho do monitor. Aquele número logo após as iniciais fazem referência justamente às polegadas, sendo 156 = 15,6”.

Como encontrar a tela correta a partir do Part Number?

Com o Part Number em mãos, ficará mais fácil identificar o modelo que deve ser comprado. Ao entrar em um site de compra de telas de notebook, por exemplo, bastará verificar se o Part Number é compatível e realizar a compra sem medo.


Isso significa que é muito mais fácil do que você pensa fazer a troca da tela do seu notebook após incidentes, acidentes, quedas ou panes.


Além de descobrir o Part Number da tela do seu notebook, também é preciso encontrar um fornecedor seguro e de confiança, afinal, a performance do seu notebook é diretamente influenciada pelas peças que você escolhe, definindo se sua experiência será ou não positiva.


Contar com tais fornecedores, portanto, é essencial. Por isso a bringIT, um dos maiores sites do Brasil em soluções para notebook, oferece condições especiais para clientes que, como você, desejam trocar a tela do notebook. Dentre essas condições, estão:


  • 6% de desconto à vista;

  • parcelamento no cartão em até 12 vezes;

  • cobre o custo de frete em caso de incompatibilidade;

  • envia no mesmo dia pedidos feitos até às 15h;

  • entrega no prazo e com segurança;

  • conta com atendimento especializado.


Para verificar telas compatíveis com seu notebook, acesse o site oficial da bringIT, selecione a tela de interesse e, em seguida, clique em “Especificações Técnicas”. Lá estarão disponíveis todas as informações da tela, inclusive o Part Number.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *