ícone compartilhar redes sociais
Teclado gamer óptico com backlight em fundo preto

Os gamers gostam do teclado óptico?

Welysson

Quem utiliza do computador para jogar, seja como gamer profissional ou até mesmo só por diversão, sabe da importância em se ter um bom equipamento e acessórios de qualidade, nesse sentido o teclado óptico se destacou dentre os outros modelos.

Por isso, muitos gamers adquirem teclados e mouses que são feitos exclusivamente para quem joga, pois, dessa forma, esses acessórios possuem funções que podem auxiliar ao jogador aumentar o seu desempenho durante a execução de qualquer jogo.

Nesse sentido, mouses e teclados considerados normais ou padrões podem até cumprir o seu papel e executar a sua função com qualidade na hora do jogo.

No entanto, para se ter a melhor experiência possível no quesito desempenho, é necessário realizar algumas pesquisas para se encontrar o acessório perfeito para o que você precisa.

Dessa forma, quando você encontrar os melhores modelos de teclados para quem é gamer, ainda surgirá uma nova dúvida: o teclado óptico é melhor ou o teclado mecânico ainda apresenta mais vantagens para o jogador?

Foi pensando nesse importante questionamento que separamos nesse post algumas informações básicas sobre o teclado óptico utilizado por gamers e qual a diferença entre esse modelo e o modelo tradicional de teclado.

Confira!

Mas, o que é teclado óptico?

O teclado óptico é um modelo que cresce a cada dia no mercado da informática e seus acessórios por possuir muitos benefícios para quem o utiliza.

O modelo tem ganho destaque, pois ele substitui parte dos contatos elétricos do teclado pela comunicação óptica, ou seja, os dados são transmitidos através de pulsos de luz, da mesma forma como ocorre na fibra óptica.

Nesse sentido, uma das principais vantagens do teclado óptico é que a luz não tem resistência do material, tampouco terá problemas de desgaste ou ferrugem ao longo do tempo.

O teclado óptico é composto por peças chamadas de “switches ópticos”. Essas peças são responsáveis por registrar a tecla pressionada e emitir assim o comando necessário.

O sinal do switch óptico, nesse sentido, é muito mais limpo se comparado ao teclado mecânico, eliminando o problema de “double-click” (clique ) que pode influenciar na dinâmica do jogo.

Isso ocorre, pois, os switches ópticos são compostos por duas peças principais, o Emissor de Luz e o Sensor Fotossensível, o que gera maior assertividade na hora do funcionamento do teclado.

Qual a diferença entra o teclado mecânico para o teclado óptico?

Diferente do teclado óptico, que se utiliza de pulsos de luz para emitir os seus comandos, o teclado mecânico é o mais tradicionalmente conhecido no mercado brasileiro de periféricos do mundo da informática.

O modelo mecânico funciona da seguinte maneira: ao empurrar a tecla para baixo, dois contatos internos se conectam e registram a tecla ao gerar um sinal elétrico.

No entanto, esse mecanismo não é sempre eficaz pois a transmissão de sinal tende a piorar com o tempo, aumentando assim a duração do pressionamento da tecla, bem como a sua intensidade.

Isso ocorre quando o switch é feito de materiais de baixa resistência, que ficam mais “moles” com o tempo e uso, razão pela qual o clique duplo, mencionado anteriormente, tende a ocorrer com maior tempo e intensidade de uso, seja em teclados ou em mouses.

O teclado óptico, em contrapartida, possui um funcionamento interno de peças de registro de tecla que é diferente do teclado mecânico.

O sinal do switch óptico, nesse sentido, é muito mais limpo, eliminando o problema de “Double-Click”. Como o problema de clique duplo está eliminado, pode-se diminuir drasticamente o “Debounce Time”, resultando em switches com resposta mais rápida.

Em relação a durabilidade, o teclado óptico tende a durar mais tempo do que o teclado mecânico devido ao modo de funcionamento diferente.

Além disso, os designs se diferem muito quando comparados ambos os modelos.

Ainda que existam hoje teclados mecânicos com um design mais moderno, ainda assim a linha tradicional em seus desenhos.

Por outro lado, os teclados ópticos apostam em inovação constante, modernidade, sofisticação e traz muita cor e iluminação para o setup gamer.

Por fim, ainda que ambos exerçam a mesma função enquanto teclado, existem algumas diferenças significativas que precisam ser levadas em consideração. Por isso, separamos a seguir alguns dos benefícios do teclado óptico. Confira!

Gamer jogando em teclado óptico com backlight

As vantagens desse teclado

Por ser uma tecnologia que tem ganho maior espaço há pouco tempo no mercado brasileiro, o teclado óptico ainda vem sendo descoberto pelos amantes de games. Por isso, vamos falar de algumas das suas vantagens!

Um dos principais benefícios do teclado óptico é a sua alta durabilidade. Esse modelo de teclado promete uma durabilidade de até 100 milhões de pressionamentos de suas teclas.

No entanto, a sua durabilidade não deve se basear apenas no número de pressionamentos, mas sim na composição como um todo do teclado.

Dessa forma, identificar quantas horas contínuas o emissor de luz de um teclado óptico pode funcionar é ainda mais importante do que apenas um número x de pressionamento de teclas.

Nesse sentido, o Emissor de Luz que é usado para o funcionamento do switch óptico, presente no funcionamento do teclado óptico, é o principal fator de sua durabilidade e deve ser levado em consideração.

Outra vantagem do teclado óptico é a aposta em designs inovadores, modernos e até mesmo sofisticados, fugindo do modelo padrão de teclados.

Alguns modelos de teclado óptico podem apresentar característica a prova de respingos d’água, o que impede danos severos no equipamento em caso de acidentes.

Além disso, existem modelos onde as peças switches podem ser substituídas, como por exemplo, realizar uma troca de um switch Red por um Blue e ter diferentes funcionamentos para cada situação a partir disso.

Por fim, não faltam motivos para você ter a melhor experiência ao adquirir um teclado ótico e revolucionar, assim, o seu desempenho no mundo dos jogos.

Portanto, se você está procurando pelo melhor teclado óptico gamer presente hoje no mercado, no site da BringIT você encontra as melhores opções em teclados para você!

Gostou deste post e quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Então acesse o blog da BringIT para ler mais conteúdos de qualidade como este!