ícone compartilhar redes sociais
Teclado mecânico roxo com preto

O que é o teclado mecânico?

Welysson

Então, vale a pena um teclado mecânico para jogos ou programação? Sim, vale a pena. Há uma diferença tangível na maneira como me permitiu atuar dentro dos jogos, especialmente jogos de tiro. Eu poderia responder mais rápido nos jogos. Quanto à digitação, é mais prazeroso e rápido do que antes.

Não toquei em um teclado de membrana desde então. Era como meu primeiro monitor de alta taxa de atualização, você não pode explicar o que o torna tão eficaz em um pedaço de papel ou por meio de um vídeo. Você realmente tem que “sentir” por si mesmo. Neste artigo, tentarei transmitir da melhor forma meus pensamentos sobre teclados mecânicos e se eles valem a pena, o que é um teclado mecânico e como ele difere dos teclados “normais”?

Entendendo o que realmente é o teclado mecânico

Antes de falar sobre se um teclado mecânico vale a pena ou não, primeiro precisamos entender o que torna um teclado mecânico diferente de um teclado de membrana. Um teclado de membrana é o que a maioria dos usuários de computador em todo o mundo está familiarizada. Normalmente, ele vem incluído com o sistema pré-construído como um brinde.

No núcleo, os teclados de membrana e mecânicos operam com base em uma premissa semelhante. Eles têm algo chamado de “matriz chave” dentro da qual há uma grade de circuitos interconectados. Quando você pressiona uma tecla, o circuito sob essa tecla é “fechado”, resultando no fluxo de corrente.

Teclado mecânico e Teclado de membrana

O teclado mecânico tem seu próprio processador e firmware que decodifica o sinal e o envia para as portas de E/S do seu computador. Porém, a parte do teclado que aciona esse fechamento do circuito é o que difere entre um teclado mecânico e um de membrana.

Um teclado mecânico tem interruptores individuais embaixo de cada tecla que são operados por mola com pequenos contatos de metal que fecham o circuito quando você pressiona. Um teclado de membrana, por outro lado, consiste em uma membrana de silicone/poliuretano/borracha que percorre todo o comprimento da placa.

Existem pequenas cúpulas sob cada tecla, com um material condutor por baixo. Essas cúpulas se comprimem durante o pressionamento de uma tecla e forçam a tampa da tecla para cima quando você a solta.

Abaixo dessa camada superior está outra membrana equipada com uma camada de circuito. No meio, há uma camada de suporte não condutiva com orifícios colocados onde as chaves deveriam estar. Quando as membranas superior e inferior entram em contato, elas fecham o circuito e um pressionamento de tecla é registrado.

Fabricar um teclado de membrana leva menos tempo e é mais barato, pois não há tantas peças e requisitos de mão de obra. Você pode simplesmente imprimir membranas em vez de construir e testar interruptores individuais. O design da membrana também é mais resistente à água. Na verdade, uma variante dele é usada em eletrodomésticos comuns, como micro-ondas e máquinas de lavar.

Como funciona um teclado mecânico?

Expliquei anteriormente como um teclado mecânico possui interruptores individuais para cada tecla. Essas chaves são conectadas (soldadas) à matriz da chave por baixo. Existem também componentes como um processador, um controlador de LED e ROM (os teclados mecânicos modernos têm perfis personalizáveis para macros, iluminação, etc.).

No tipo de switch mais popular, o Cherry MX, você tem 4 componentes principais:

  • Tronco
  • Slider
  • Folhas de contato de metal (geralmente banhadas a ouro para melhor condutividade)
  • Primavera

Todos os componentes são encaixados em um invólucro de interruptor de plástico com terminais que o conectam à matriz da chave. A haste é uma estrutura móvel semelhante a um pilar que está presa ao topo do controle deslizante e atua como uma base para a tecla. O controle deslizante é o que empurra as folhas de contato de metal para fechar ou abrir o circuito.

Em sua posição de repouso, a chave mantém o circuito aberto, uma vez que ambos os contatos de metal são impedidos de se tocarem.

Quando você empurra a tecla para baixo, uma das folhas de metal prende na pequena saliência entalhada no controle deslizante e sai do caminho. Depois que a saliência passa, ela se move de volta e se conecta à segunda folha de contato agora exposta.

O ponto de ativação é definido como a distância percorrida do estado de repouso antes que os dois contatos de metal se encontrem, completando o circuito. A taxa na qual uma tecla pode retornar e a força necessária para pressioná-la dependerá da rigidez da mola. O controle deslizante tem uma pequena extensão em forma de haste na parte inferior que se encaixa na mola helicoidal para evitar que voe para fora da posição.

Quando a força não é mais aplicada à chave, a mola a empurra de volta, fechando o circuito. A parte superior da haste é projetada para funcionar como uma base para a montagem da tampa da tecla, que geralmente é feita de plástico ABS ou PBT. A inscrição é feita por gravação a laser ou moldagem por injeção. Você pode aprender mais sobre a gravação de teclas aqui.

Os diferentes tipos de interruptores mecânicos

Eu mostrei como um interruptor mecânico típico do estilo Cherry MX funciona. Mas Cherry não é a única que faz interruptores mecânicos, existem vários outros, como Topre, IBM, Logitech, etc., que têm suas próprias variações de interruptores mecânicos. Gosto de classificar interruptores mecânicos com base em seu tato e volume. Existem três tipos principais:

Tátil

Um bom exemplo disso é o Cherry MX Blue, que tem uma gola especial em volta do controle deslizante com uma saliência extremamente proeminente na base.

Este colar atinge o pescoço da haste à medida que desce, dando aos interruptores Blue seu som de “clique” de marca registrada após a ativação. E a protuberância extragrande é o que o torna tátil, já que ele se encaixa no contato de metal flexível enquanto desce.

Você pode sentir o ponto exato em que um switch Blue é ativado, o que o torna uma excelente escolha para digitadores e programadores que trabalham sozinhos em casa. No entanto, não o leve para o seu escritório ou qualquer lugar lotado, pois você vai incomodar muitas pessoas.

Alguns escritórios até baniram esses tipos de interruptores mecânicos barulhentos, pois um monte de pessoas digitando ao mesmo tempo criaria uma comoção no local de trabalho.

Linear

Uma chave linear geralmente é preferida por pessoas que desejam as vantagens de um teclado mecânico, sem o ruído. Também é considerado bom para jogos, pois você obtém um pressionamento de tecla agradável e linear que é fácil de prever.

O tempo de reinicialização nas chaves lineares também é menor, para que você possa realizar pressionamentos consecutivos realmente rápidos. Você não precisa esperar que a tecla volte 80% do caminho antes de pressioná-la novamente.

Um bom exemplo de interruptores lineares é o Cherry MX Red, e seu primo um pouco mais rígido com uma força de atuação maior – Cherry MX Black. Falando em força de acionamento, um Cherry Red leva apenas 45 ± 20 gf (força grama) para registrar um pressionamento de tecla.

Então, como uma chave vermelha tem um pressionamento de tecla linear e não tátil? Simples, ele não tem nenhuma saliência entalhada em seu controle deslizante.

Híbrido

Este tipo de switch combina o melhor dos dois mundos. Como exemplo, considere o switch Cherry MX Brown – ele é tátil e silencioso ao mesmo tempo.

Bem, não tão silencioso quanto um Vermelho ou tão tátil quanto um Azul. Mas pelo menos sua família e colegas de trabalho não precisarão usar proteção auditiva sempre que você jogar ou escrever algum código.

Ao contrário de um interruptor vermelho, um interruptor marrom tem uma saliência em seu controle deslizante para fornecer feedback tátil conforme ele passa pelos contatos de metal. Mas a saliência é menor em comparação com o que você obteria em um switch Azul, por isso é mais suave. E o próprio controle deslizante é fixado à haste em vez de agir como um colar móvel, então você não ouvirá aquele som de clique toda vez que o interruptor for acionado.

Outros designs de interruptores mecânicos que não são o Cherry MX
Buckling Spring
Mais comumente encontrado nos populares teclados IBM Model M dos anos 80, esse tipo de switch é extremamente simples em seu design, mas absolutamente delicioso de digitar. O invólucro deste switch consiste em um martelo giratório, ao qual é fixada uma mola espiral longa, porém fina.

Sempre que você pressiona a tecla e comprime a mola, ela entra em colapso ou se entorta, liberando o martelo que atinge um ponto de contato para completar o circuito.

Topre

Ele só é encontrado em teclados de última geração e há muita controvérsia em torno dessa mudança na comunidade. Alguns céticos não consideram que seja um “verdadeiro” interruptor mecânico, pois usa elementos encontrados em teclados de membrana.

Por outro lado, ele tem uma mola de metal como uma chave mecânica tradicional e não há membrana, exceto pela cúpula de borracha no topo da mola.

Uma chave Topre funciona usando compressão de mola para ativar um circuito capacitivo localizado na parte inferior da chave. O pressionamento de tecla é linear como um switch Cherry Red, mas os switches Topre são únicos. Como um híbrido de membrana mecânica.

Alpes

Este tipo de switch remonta aos anos 80 e seu fabricante original agora está fora do mercado. Mas existem vários designs inspirados no switch dos Alpes, sendo que o mais comumente encontrado é chamado de “Pé Grande”. Isso se deve à sua haste muito larga, que aumenta a área de cobertura geral do switch.

Os interruptores Alps são extremamente raros e estão disponíveis em duas versões – complicado e simples. Eles vêm em várias cores, com modelos táteis e lineares. Os interruptores Alps simplificados são mais silenciosos e mais suaves em comparação com os tipos complicados. Se você quiser saber mais sobre esse tipo de switch antigo e extremamente raro, consulte este artigo do deskauthority.

Teclado mecânico com backlight branco

O teclado mecânico melhora a jogabilidade?

É muito difícil para mim dar uma resposta definitiva. Então, vou tentar o meu melhor para explicar exatamente como um teclado mecânico pode beneficiar sua experiência de jogo.

Em primeiro lugar, uma chave linear como a Cherry Red tem uma força de acionamento baixa (menos de 50 gramas). Isso o beneficia muito se você tiver que pressionar várias teclas em sequências rápidas, como quando estiver metralhando / saltando em um atirador.

Os pressionamentos de tecla leves também ajudam em jogos RTS, onde você pressiona várias teclas para controlar várias unidades, já que seus dedos não ficarão tão cansados após longas sessões de jogo.

Outro benefício dos teclados mecânicos é que você não precisa pressionar a tecla até o fim para ativá-lo. O ponto de atuação fica em algum lugar no meio, então se você treinar para reconhecê-lo, poderá agir mais rápido do que seus oponentes. Cada milissegundo é importante em um ambiente competitivo.

Agora, a maioria das pessoas recomenda Reds ou interruptores lineares semelhantes para jogos. Eu mesmo tenho usado os interruptores de velocidade Cherry MX que têm uma distância de viagem e atuação incrivelmente curta.

Os interruptores lineares também têm reinicializações mais rápidas, o que significa que eles são desativados mais rapidamente após a liberação. Assim, você pode se preparar para outra impressão mais rápido em comparação com um botão clicável como o Cherry MX Blue.

Então, o que tudo isso significa para você como jogador? Você consegue reagir mais rápido do que seu oponente que está usando um teclado de membrana porque sua tecla é ativada no meio do caminho e precisa de menos força para empurrar para baixo. Você também pode pressionar várias teclas simultaneamente sem obstruir a placa porque todos os teclados mecânicos decentes têm um rollover de tecla N acima de 10.

Alguns até permitem que você pressione cada tecla e registrarão tudo. Bons teclados mecânicos também têm um design robusto, por isso têm mais chances de sobreviver a um choque violento de um jogador. Acima de tudo, um teclado mecânico é consistente, para que as teclas não pareçam mais leves ou moles, mesmo após anos de uso intenso.

É realmente melhor digitar em um teclado mecânico?

A sensação de digitação é honestamente subjetiva, alguns gostam da natureza macia e silenciosa de uma cúpula de borracha, enquanto outros juram pelo seu Blues Cherry MX clicável. Mas eu posso lhe dizer isso – quando cada tecla libera feedback tátil distinto e gera um clique alto na ativação, é raro você digitar errado. Além disso, você pode martelar mais rápido quando se acostumar com a ativação de meio de curso de um interruptor mecânico.

Claro, existem pessoas que afirmam que tudo isso é falso e você pode digitar com a mesma rapidez em um bom teclado de membrana. Eu sei que existem alguns modelos de membrana bastante bons por aí que também são quase tão caros quanto um teclado mecânico. Teclados de membrana modernos de última geração usam truques de design para diminuir seu ponto de atuação e distância de deslocamento.

Mas você simplesmente não consegue vencer a sensação de mecânica. É como comparar um Subaru a um Mercedes. Ambos levam você do ponto A ao B, mas o último lhe dá uma sensação de prazer e satisfação.

Se você é uma pessoa que depende de um computador para conduzir sua vida, digitando mais de 2.000 palavras por dia, você realmente deveria considerar um teclado mecânico.

Lembre-se: o teclado é a parte do computador com a qual você mais interage. Você digita, coloca as mãos sobre ele e depende dele para realizar o trabalho de maneira rápida e eficiente. Então, por que não investir em um produto que se sente melhor?

Em vez de ver o teclado como apenas uma ferramenta que o ajuda a dar instruções ao computador, tente usá-lo para aprimorar sua experiência de computação. Um teclado mecânico fará exatamente isso – tornará a digitação agradável. Agradável é uma palavra que não associamos a teclados, mas é crucial nesta sociedade voltada para a tecnologia.

Com um teclado de membrana, você basicamente está batendo em uma folha de borracha. Todos parecem quase iguais, alguns podem ter macros e luzes bonitas, mas isso é tudo. Os teclados mecânicos têm personalidade e estão disponíveis em uma variedade de estilos para atender às necessidades pessoais de cada indivíduo.

Você tem teclados mecânicos que clicam, teclados mecânicos sem teclado, teclados mecânicos retrô, teclados mecânicos silenciosos, teclados mecânicos RGB e tudo mais.

Você pode até comprar suas próprias peças e soldar diferentes tipos de interruptores em um design de placa personalizado, pode pintar as teclas com a combinação de cores que desejar, de acordo com a estética da sua mesa / espaço de trabalho. Ou apenas compre keycaps online.

Quer uma chave de fuga que se pareça com o ouriço Sonic? Talvez algumas cores funky para apimentar sua mesa? Que tal um teclado compacto sem teclado numérico para que você tenha mais espaço para seu mousepad?

Também vi teclados mecânicos com teclas discretas e pressionamentos de tecla silenciosos. Um teclado mecânico é muito mais modular e pode ser muito mais pessoal do que qualquer teclado de membrana existente.

Quanto você pode esperar pagar por um teclado mecânico | Vale a pena?
Embora existam teclados mecânicos de 25 dólares no mercado, eles ainda são mais caros do que um teclado de cúpula de borracha Logitech/Dell comum.

Leia mais sobre o teclado mecânico e outras tecnologias no nosso blog, acesse também a loja da bringIT