ícone compartilhar redes sociais
Notebook sony vaio ao lado de um headset sobre um sofá

Notebook Sony Vaio i3: confira as vantagens e desvantagens

Welysson

Lançada em 1996, originalmente pela Sony, a Vaio é uma fabricante de notebooks japonesa. Muito conhecida no Brasil pela tecnologia avançada e pelo design sofisticado, a Vaio passou a ser produzida no Brasil pela Positivo em 2015, mantendo a mesma equipe de engenheiros e designers.

Conhecida também pelos seus preços – que costumam ser caros em relação às concorrentes –, a Vaio se coloca no mercado como uma marca premium, com modelos sofisticados e elegantes. Atualmente, a marca oferece várias opções ao mercado, com processadores de alta-performance e versões i3, i5 e i7 de até 2,70 GHz.

Em comparação aos outros processadores, o i3 corresponde ao básico, ideal para o uso de tarefas do dia a dia. O notebook Sony Vaio i3 é dual core, ou seja, possui dois núcleos de processamento, com a tecnologia Hyper Threading, o que significa que pode realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. No caso do i3, por ser mais elementar, as tarefas realizadas ao mesmo tempo devem ser básicas, de preferência duas, e não de programas muito pesados.

Sabendo disso, será que o notebook Sony Vaio i3 é bom? Quais são as vantagens e desvantagens em comprar um notebook premium com um processador básico? O custo-benefício é bom? Abaixo, fazemos essa análise para tirar as suas dúvidas.

Vantagens

A primeira vantagem de um notebook Vaio, seja qual for o modelo, é a alta tecnologia. Muitos aparelhos são produzidos com liga de magnésio, o que garante resistência e leveza ao modelo. Alguns também oferecem a opção de teclado com resistência a derramamento à água.

Existe também a opção de tela de LCD antirreflexiva, retroiluminada por LED, com um amplo ângulo de visão e uma ótima qualidade de imagem. Misturando tecnologia e beleza, a Vaio é conhecida design até nos modelos mais básicos. Além disso, os modelos com processador i3 são mais simples, portanto, menores e mais leves, perfeitos o cotidiano.

O i3 não é um notebook super potente, com processador típico de gamer, mas a placa de vídeo pode processar jogos de PC, ainda que não sustente programas muito pesados funcionando ao mesmo tempo. Além disso, notebook Sony Vaio i3 é ágil para atender às necessidades simples do dia a dia.

Outro aspecto bastante importante na compra de um notebook é a capacidade que o modelo tem de economizar eletricidade. O i3 é um processador com uma tecnologia mais elementar, então tem um consumo de energia menor. Com a tecnologia de polímero de lítio 37Wh de alta capacidade, a bateria pode durar por até sete horas.

Com HD de 1 TB de 5400 rpm, notebook Sony Vaio i3 apresenta um armazenamento robusto de alta qualidade. Assim, você tem mais espaço para guardar os arquivos de vídeos, fotos e áudio. Além disso, os modelos da Vaio garantem fluidez na transferência de arquivos para o notebook.

As avaliações relacionadas aos modelos do Sony Vaio i3 são, na maioria, muito boas. É importante observar se as críticas, assim como a descrição do site, estão de acordo com as suas expectativas. Se um modelo tiver quatro ou mais estrelas, as chances de que ele é de qualidade e duradouro são muito grandes.

Já acessou nosso e-commerce hoje? Confira nossos produtos!

Desvantagens

Entre as desvantagens do Vaio i3, o preço é uma delas. Todos os notebooks da Sony Vaio tendem a ser mais caros, justamente pela qualidade e tecnologia que oferecem. O Sony Vaio i3 é mais barato que os mais avançados, mas dificilmente é encontrado por menos de R$ 2.800. É bom pensar que, se um computador é caro, os acessórios, como a fonte e a bateria, provavelmente também serão.

Por se tratar de uma opção mais econômica, alguns modelos não vêm com teclado de LED, e isso pode ser um ponto a menos para os usuários que costumam trabalhar à noite e estão acostumados com a luz nas teclas.

Outro ponto que costuma incomodar muitos usuários é o barulho feito por alguns modelos. Causado pelas ventoinhas, também conhecidas como cooler, o barulho acontece quando os notebooks esquentam demais. Entretanto, esse não é um problema exclusivo do Sony Vaio i3, e pode acontecer com modelos de outras marcas e mais caros.

Alguns usuários relatam certa lentidão no Sony Vaio i3. Por se tratar de uma das opções mais em conta da marca, ele não vai funcionar como os modelos mais caros, e possivelmente apresentará lentidão em alguns momentos. Se acontecer, faça uma limpeza e verifique se não há algum software pesado demais para o seu processador ou se muitos programas estão sendo usados ao mesmo tempo.

Por se tratar de uma marca com tecnologia de ponta, muitos usuários esperam muito do áudio, mas se decepcionam. Apesar de prometer áudio de alta definição, alguns modelos apresentam um som abafado e fraco.

Conclusão

Com todos esses pontos mencionados acima, nós concluímos que vale a pena investir em um Vaio i3, contanto que você esteja ciente de que ele deve ser utilizado para o dia a dia. É possível instalar jogos e alguns programas mais pesados, mas, se quiser um computador que processe vários softwares ao mesmo tempo, talvez seja melhor investir em um notebook com processador i5 ou i7.

Em relação ao preço, é evidente que o Sony Vaio custa um pouco mais, mas tenha em mente que você também estará pagando pela qualidade do produto, que terá uma durabilidade melhor.

Com relação às desvantagens como o barulho e o aquecimento, lembre-se de verificar as reviews dos produtos sempre, além de fazer a manutenção do seu notebook.

Além disso, existem programas para testar o desempenho do seu notebook. Alguns modelos podem ter essa característica, mas não é a regra de todo Vaio i3. Da mesma maneira, o áudio pode ser amplificado com caixas de som ou até mesmo fones de ouvido no caso de ambientes mais discretos.

Boa parte dos notebooks da Sony Vaio têm mais vantagens do que desvantagens, além de contar com uma legião de fãs ao redor do país. É um computador ideal para estudo ou mesmo para ser usado em um trabalho que não vá exigir muito do seu processador. Se você procura um notebook que vai durar bastante tempo e quer um design moderno, que economiza energia, vale a pena dar uma conferida nos modelos e considerar um notebook Sony Vaio i3.