Memória Ram para notebook: como escolher a melhor?

Na hora de escolher um notebook novo ou mesmo para melhorar a sua máquina, sempre surge a dúvida: qual a melhor memória Ram para notebook? Nós vamos te ajudar nessa escolha! A memória Ram é um componente muito importante do notebook e PCs, pois diz respeito diretamente ao seu desempenho. No entanto, são vários aspectos a se observar para comprar a melhor.

É a memória Ram que permite a utilização de vários programas ao mesmo tempo. O tamanho dela precisa estar de acordo com os objetivos da pessoa. A utilização do notebook para redes sociais carece de menos memória do que para jogar ou editar vídeos.

Pense na memória Ram como uma memória temporária, que funciona em conjunto com o HD do computador. Neste caso, você consegue acessar os dados rapidamente, trabalhar em várias páginas, sem que os dados sejam armazenados de forma permanente.
A necessidade do consumidor importa muito na hora de escolher a melhor memória Ram para notebook. Existem unidades gamer ou módulos EEC. As opções gamers são mais voltadas ao desktop, porque exigem uma CPU mais completa.

As memórias EEC são ótimas opções para quem faz uso para atividades profissionais, com fator de correção de erros. Elas são mais caras, mas são confiáveis.

Além disso, muitas especialistas no mercado, como a Kingston, marca parceira da BringIT, possuem modelos diferentes e que certamente vão se encaixar no que você precisa.

Para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a escolher a melhor memória Ram para notebook, separamos as características mais importantes e decisivas para adquirir o produto que melhor se adéqua à sua necessidade.

Quantidade ideal da memória Ram para notebook

A verdade é que a quantidade de memória ideal para você vai depender de fatores como suas reais necessidades, seu uso do notebook e, claro, orçamento.

A memória Ram para notebooks começa em 3 GB e vai até 16 GB. Veja qual a melhor para você:

• Memória Ram de 3GB: quantidade básica, serve para navegação na internet e programas básicos do pacote Office. Programas básicos de e-mail e chamadas por vídeo também funcionam sem percalços. Mas se utilizar muitas páginas ou programas ao mesmo tempo, certamente o sistema vai travar;

Memória Ram de 4 GB: já é bom para conteúdos multimídia, assistir filmes e navegar à vontade na internet. Além disso, roda programas mais leves. Muitos notebooks vêm de fábrica com essa memória, que é muito popular. Se seu objetivo é trabalho e dia a dia, pode ser a melhor opção;

• Memória Ram de 6 GB: a evolução no desempenho é mais significativa a partir dessa quantidade. Com 6 GB programas mais pesados já rodam com facilidade e é possível executar vídeos em alta definição. Como contrapartida, os notebooks com essa memória já são um pouco mais caros e podem pesar no bolso. Mesmo assim, valem o investimento;

Memória Ram de 8 GB e 16 GB: agora começamos a falar em alto desempenho. É possível rodar jogos pesados, editar fotos e vídeos. Programas e softwares em 3D também podem ser executados sem problemas.

Quando o notebook possui mais de um slot de memória, também pode-se combinar mais de uma memória Ram. Se ele suportar 16 GB, por exemplo, é possível usar duas memórias de 8 GB, o que vai otimizar o processamento dos dados.

A memória Ram é um componente muito importante, como já dissemos. No entanto, não é a única peça responsável pelo bom desempenho do notebook. Por isso, atente-se também para outros componentes, como HD, placa de vídeo e processador.

Os padrões de memória

Existem, atualmente, 4 padrões de memória Ram praticadas pelo mercado, que melhoram o desempenho da máquina, permitindo a transferência de dados de forma mais eficiente. São os tipos de memória DDR. Os mais encontrados são o DDR3 e o DDR 4.

Vamos ver as diferenças entre eles, para que você consiga escolher o melhor para sua necessidade.

Diferenças entre o DDR3 e DDR4

Uma das principais diferenças entre os dois modelos é na velocidade. Enquanto o DDR3 trabalha entre 800 MHz e 2400 MHz, o DDR4 começa com 2133 MHz e vai a 4266 MHz.

Além disso, o DDR4 consome menos energia, economizando até 40% em relação ao DDR3, diminuindo o consumo da bateria e o aquecimento do notebook.

Também existem diferenças na quantidade de memória dos dois tipos de memória. O DDR3 é limitado a 8 GB, enquanto o DDR4 vai a 16 GB. Para notebooks, que geralmente possuem menos slots para memória Ram, esse pode ser um diferencial.

Mas atenção: a velocidade da memória Ram não é tudo. Antes de comprar sua memória Ram para notebook, observe qual a velocidade máxima do processador. De nada adianta uma memória Ram de 4266 MHz, se o processador só chega a 2.667 MHz, que é a velocidade máxima que a máquina vai alcançar para processar os dados.

O upgrade é sempre uma alternativa

Se você está buscando um novo notebook ou já está cansado do desempenho do seu atual, saiba que fazer um upgrade na memória Ram é muito simples e fácil. Isso porque ela é prática de ser atualizada.

Se seu problema é orçamento, adquira um notebook com uma memória Ram pertinente à sua necessidade atual, mesmo que isso possa comprometer a utilização no futuro. Com isso você pode conseguir uma máquina com outras peças boas e, futuramente, trocar a memória Ram por outra melhor.

Ficar de olho nas especificações técnicas do fabricante de seu notebook é uma medida muito importante para escolher a melhor memória Ram para notebook. Com isso, todas as características são encontradas. Aliado a uma boa pesquisa de mercado, não tem erro.

Muitas pessoas acabam focando somente em alguns aspectos do notebook e deixam de lado o contexto. O bom desempenho depende de diversos fatores. Neles, a memória Ram está inserida, mas ela sozinha não vai dar conta de tudo.

Conte sempre com a ajuda do nosso suporte técnico para sanar dúvidas e encontrar soluções para seu notebook. A BringIT é sua parceira na hora de escolher a melhor peça para seu notebook!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles