Melhor memória RAM para Notebook – Como escolher?

Tempo de leitura: 5 minutos

Se o seu notebook apresenta lentidão, desliga sem motivo, trava ao abrir programas ou demora para iniciar, talvez seja a hora de comprar mais capacidade em memória RAM para a sua máquina. Mas qual a melhor memória RAM para notebook? Como escolher sem riscos? Para isso, é importante seguir algumas dicas de especialistas. Então, confira mais a seguir!

Desvendando a memória RAM do seu computador

Não é novidade dizer que a memória RAM é um dos elementos importantes do notebook, assim como de qualquer computador. Ela é responsável pelo armazenamento temporário da máquina e pelo desempenho de diversas de suas funções. Assim, é na memória RAM que boa parte dos seus dados ficam armazenados.

Desta forma, ao substituir ou expandir a memória RAM, é possível agregar ainda mais potência e capacidade, tornando o computador mais rápido e dinâmico. Além disso, é possível ainda renovar uma máquina mais antiga apenas otimizando a memória RAM da sua máquina.

Para tal, é preciso considerar uma série de fatores que fazem a diferença na hora de escolher a opção mais adequada de memória RAM para o seu notebook. Estes fatores veremos a seguir.

Como você usa a sua memória RAM?

Primeiramente, para escolher a melhor memória RAM para turbinar a sua máquina, é preciso considerar o seu modo de uso da máquina. Isto é, para qual finalidade utiliza o notebook no seu dia a dia – trabalho, jogos, entretenimento, tarefas domésticas, etc.

Isso irá definir qual a melhor opção para esta situação, pois há tipos muito específicos deste tipo de dispositivo. Por exemplo, se a sua intenção é usar a máquina para games, há pentes de memória RAM que possuem a tecnologia de dissipar o calor para obter a melhor performance.

No entanto, se o seu objetivo, por exemplo, são as tarefas simples do trabalho ou da rotina pessoal, apesar de não requerer tecnologias mais capazes como a citada para games, há outras que tornam o computador mais rápido e atualizado. Em tarefas de trabalho que requerem ainda mais capacidade da máquina, há recursos que podem corrigir erros de armazenamento.

Cada tipo varia em preço e desempenho, e para escolher a melhor memória RAM para o seu notebook deve antes entender como utiliza o seu computador.

Conheça o seu notebook

Em seguida, o segundo passo é conhecer as configurações do seu notebook. Não tem como escolher a melhor memória RAM para o seu computador se não saber as especificações e requisitos da máquina.

O modelo precisa ser compatível com a placa mãe, processador, voltagem, frequência, modelo e marca e outros aspectos. Por isso, o próximo passo seria investigar os requisitos da sua máquina. Identifique o chipset e o processador instalados através das configurações ou painel de controle da máquina. É possível buscar estas especificações também no site da marca do notebook ou no manual.

Depois, você poderá optar pelo padrão de memória necessário, ou seja, se será DDR3 e DDR4, entre os mais comuns e mais recentes. Além disso, outro requisito essencial é a compatibilidade de tamanho do hardware, ou seja, o pente deve ter o mesmo tamanho do módulo. Há ainda outros detalhes sobre a máquina a serem considerados, mas é preciso conhecer as configurações gerais.

Quantidade ideal para o seu notebook

É comum os notebooks chegarem ao mercado com a opção de 8 GB e memória. É mais que suficiente para rodar o Windows 10 e garantir a produtividade do seu trabalho.

Contudo, para tarefas mais robustas ou para o uso do computador para jogos, talvez seja mais indicado optar por 16 GB, sem perda de rendimento da máquina. No entanto, em casos especiais, há ainda as opções de 32, 64 ou até 128 GB, em notebooks top de linha.

A capacidade/quantidade de armazenamento é um fator importante na escolha deste componente para o seu notebook. Assim como pela quantidade de módulos que possam ser aproveitados (que já estão na máquina) ou adquiridos.

Módulos mais adequados

A grande vantagem de aperfeiçoar a memória RAM de um computador é que é possível melhorar a máquina com a adoção de um ou dois pentes de memória.

Por isso, a quantidade de módulos também interfere na escolha da memória RAM para o seu notebook, inclusive interfere no preço da aquisição. A dica é sempre optar pela instalação aos pares, para assim o sistema trabalhar em dual-channel. Isso expande bastante a performance da máquina. Mas é possível também optar por quad-channel, caso a máquina tenha esta capacidade.

Considere a frequência adequada na escolha da melhor memória RAM

A frequência do módulo deve ser inevitavelmente compatível com o computador. Do contrário, se o seu notebook suporta uma frequência menor do que a do pente de memória RAM, perderá performance e não terá condições de usar o que é oferecido. Nas configurações da máquina é possível identificar a frequência correta e compatível. A geração do processador é outro fator importante.

Melhores modelos de memória RAM

Há muitas marcas interessantes no mercado de pentes de memória RAM, e trazem variadas opções e tecnologias. A Kingston, por exemplo, parceira da bringIT, tem opções compatíveis com diferentes modelos e marcas de notebooks, bem como com os requisitos existentes na atualidade – de frequência, voltagem, capacidade e tamanho, etc.

Outra marca em destaque é a Corsair, muito utilizada para uso da máquina em games e outras funções. Outras marcas que são reconhecidas por memórias RAM para notebooks são a ADATA, GSkill, Viper e Crucial.

Veja também: 7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

Gostou das dicas sobre memória RAM? Então, confira outras dicas e novidades todos os dias aqui no Blog da bringIT! Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga-nos no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *