ícone compartilhar redes sociais

Tela notebook quebrada: passo a passo de como trocar

Agência Querobino

Sem dúvidas, ter a tela notebook quebrada pode deixar qualquer pessoa em sérios apuros, especialmente quem depende desse aparelho eletrônico diariamente, seja para o trabalho ou para os estudos.

Dada a facilidade que temos de carregar um notebook para todo lugar, e de manuseá-lo com rapidez e praticidade, não é de se admirar que telas quebradas sejam um dos problemas mais comuns para os usuários desses dispositivos.

Contudo, você sabia que é possível fazer a troca de uma forma bem simples? A seguir, vamos explicar como realizar o procedimento. Confira!

1. Remova a fonte de energia

Sempre que vamos mexer em algum equipamento eletrônico, uma das etapas mais importantes para nossa própria segurança e preservação do aparelho é remover suas fontes de energia.

Neste caso, além da fonte de alimentação, não se esqueça de retirar a bateria do notebook.

2. Identifique o modelo da tela

O item mais importante aqui é a tela do notebook, é claro. Para determinar o modelo adequado basta verificar o Part Number de seu aparelho.

Dependendo da marca que você possuir precisará desparafusar e retirar a carcaça do laptop para descobrir esse código.

O Part Number é um conjunto de letras e números encontrados em uma etiqueta, geralmente colada atrás da tela. Com isso em mãos, basta escolher a tela correta.

3. Retire a tampa e a tela

Em alguns modelos de tela notebook os parafusos que prendem a tampa são bem visíveis e a carcaça é fácil de ser retirada.

Se seu dispositivo for de encaixe retirar a tampa será algo bem mais prático.

Mas seja qual for a situação, sempre faça com atenção e cuidado.

Afinal, qualquer força desnecessária pode danificar a estrutura que protege a tela e até outras partes do laptop.

É bem possível que também encontre algumas fitas prendendo a tela ou outros componentes.

Se precisar retirá-las, vale o mesmo aviso: faça com cuidado e observe exatamente onde elas estavam para colocá-las corretamente quando for montar novamente o aparelho!

Depois, remova os conectores da tela, já que agora pode acessá-los com facilidade.

Se tiver alguma dificuldade para soltar os conectores e fio para a luz de fundo, use uma pequena pinça para facilitar o trabalho.

Dica: separe os parafusos em uma forma de gelo vazia ou qualquer caixinha para evitar perdê-los.

4. Compare as telas

É importante você também considerar a qualidade das telas.

Afinal, devoluções, reembolsos e trocas podem não ser possíveis em alguns casos, visto que o serviço está sendo feito por você e não por uma assistência técnica autorizada.

De qualquer forma, tenha em mente que mesmo sendo o mesmo item que pode ser buscado em qualquer fabricante, por exemplo, uma tela notebook LCD, empresas diferentes podem ter uma numeração diferente para a tela que você precisa.

Fique atento a esse ponto caso decida comprar de uma empresa que não seja a mesma que fabricou seu notebook.

5. Instale a nova tela

Aqui não tem segredo. Ou seja, basicamente, o que você vai fazer é o oposto do processo de retirada do componente com defeito.

Tenha atenção ao encaixe e não fique com pressa para concluir o trabalho. Afinal, o objetivo é garantir que a nova tela esteja no lugar certo e reinstalada da mesma forma que a anterior.

Verifique se todos os fios e conectores estão onde deveriam, especialmente para que eles não sejam danificados quando for colocar a tampa de volta em seu aparelho.

6. Feche tudo

Veja se não ficou nenhum vão entre a tampa e a tela notebook ou se em algumas das bordas existe um fio preso.

Agora que todo o trabalho duro já foi feito é só fechar e parafusar tudo novamente. Se a tampa de sua tela for de encaixar, é só alinhar e pressionar nos locais adequados.

7. Teste se está tudo certo!

Então, chegou a hora de saber se todo o seu esforço, cuidado e atenção valeram a pena!

Após recolocar a bateria e a fonte de energia, ligue seu notebook para testar a nova tela.

Se tudo estiver como deveria, é bem provável que apenas alguns poucos ajustes sejam necessários, como redefinir a hora e a data, ou o seu estilo de cor preferido.

Observações importantes

Os passos citados acima são para o caso de uma tela notebook quebrada. Ou seja, em situações muito graves, onde não existe outro meio de recuperação ou conserto que não envolva a troca.

Contudo, quem não conhece muito bem como funcionam esses eletrônicos pode acabar gastando dinheiro sem necessidade.

Sabia que vários problemas na tela notebook podem ser resolvidos com alguns testes e ajustes específicos?

Para você não ser prejudicado gastando dinheiro desnecessariamente, selecionamos algumas coisas que você pode fazer para ter certeza que sua tela precisa ser trocada. Veja:

Reinicie o notebook

Se a tela de seu laptop não está quebrada, mas mesmo assim não está funcionando, pode ser que exista algum problema com o sistema operacional ou conflito de programas.

Boa parte deles pode ser resolvido apenas reiniciando o notebook!

Teste em um monitor externo 

Quando você conecta seu notebook em um monitor externo e, ainda assim, a tela não funciona, talvez exista um problema com a energia de seu notebook.

Sendo assim, confira se está ligado, ou se você não apenas o deixou em estado de hibernação.

Confira os drivers de vídeo

No caso da tela de seu notebook ligar, mas apresentar defeitos visuais tente atualizar seus drivers de vídeo.

Confira as conexões

Você se lembra de nosso passo sobre a troca de tela notebook em que falamos sobre os conectores que a tela ligam ao resto do equipamento? Pois bem, vale a pena dar uma olhada se eles estão bem encaixados ou se precisam ser trocados.

Outra coisa que pode afetar a tela são pixels quebrados. Nesse caso, há alguns programas que podem ser baixados para ajudar a resolver a situação.

Considerações finais

Por fim, é importante ressaltar que apesar de que fazer a troca da tela notebook quebrada possa ser algo prático para algumas pessoas, para outras, todo o procedimento pode gerar uma série de dúvidas.

Como bem imaginamos, dúvidas sobre a maneira adequada de proceder podem ocasionar erros catastróficos e até levar a problemas mais graves em seu aparelho.

Por isso, sempre que tiver dúvidas, seja sobre a tela notebook com defeito ou qualquer outra parte de seu aparelho busque uma assistência técnica especializada para te ajudar.

Então, está com problemas com a sua tela notebook quebrada e não sabe onde comprar a sua nova? Visite o site da BringIT e conheça as melhores opções do mercado, tudo com preço acessível. 

Aproveite e se inscreva em nosso canal do YouTube para acompanhar mais dicas.

Precisa trocar a tela do seu notebook? Veja as telas mais vendidas no nosso site:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *