icone de compartilhar

Problemas Com O Áudio Do Notebook

Welysson

O áudio do seu notebook parou de funcionar? Veja as possíveis causas e o que fazer para resolver

Este artigo foi escrito para te ajudar a resolver um problema de áudio do seu notebook Windows, vendidos por fabricantes como Dell, Positivo, Samsung e Lenovo.

Então, se o seu notebook estiver com problemas de áudio e faz parte do grupo mencionado acima, continue a leitura deste artigo.

Quando não sai som no alto-falante nem no fone de ouvido conectado ao notebook, há vários motivos possíveis para o problema.

Os mais comuns, felizmente, são resolvidos com simples mudanças nas configurações.

Se o seu problema for somente com o fone de ouvido, tente trocar o equipamento.

Conheça os melhores fones de ouvido do mercado!

Outros exigem procedimentos mais complexos, como instalação de driver ou mesmo encaminhamento à assistência técnica da fabricante.

A seguir, reunimos as principais causas para um notebook sem áudio e as formas de como resolver.

Então, confira as dicas e volte a usufruir de vídeos, séries, filmes, músicas e jogos hoje mesmo no seu notebook.

1.    Esbarrei sem querer na tecla de som do meu notebook

Um dos motivos mais comuns para não sair áudio do notebook é o usuário esbarrar na tecla de som, geralmente posicionada nas teclas de função.

A opção pode ser identificada com um desenho de alto-falante simples ou riscado, o que indica sua propriedade de ativar ou desativar a saída de áudio.

Se de uma hora para outra não sai som do seu notebook, o primeiro passo é verificar o ícone de alto-falante no sistema.

Ele pode estar com um “X” mesmo que você não tenha desligado o som propositalmente.

Se for esse o caso, basta clicar no ícone de alto-falante e religar o áudio.

Também é possível reativar o som pressionando novamente a tecla em questão.

Neste caso, verifique se a tecla tem o símbolo do alto-falante riscado.

No entanto, se for apenas um alto-falante sem o risco, normalmente é necessário apertar a tecla Fn junto.

2.    Problema com o driver de áudio no momento da formatação do notebook

Se o problema tiver começado após uma formatação, é bem provável que você não tenha instalado o driver de som.

Essa instalação pode variar um pouco a depender no notebook e do sistema que você utiliza.

Se você usa o Windows 10, digite “Painel de Controle” no campo de pesquisa da barra de ferramentas.

Depois entre em Sistema e Segurança, clique em “Sistema” e então acesse o link “Gerenciador de Dispositivos”.

Expanda a opção de áudio.

Se houver mesmo um problema no driver, a opção de alto-falante estará com um triângulo amarelo, que indica erro.

Clique com o botão direito e selecione: Atualizar driver/Reinstalar driver, conforme aparecer para você.

Em seguida, você deve clicar no link: “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.

Após alguns minutos, o Windows exibirá o melhor driver para seu dispositivo de áudio.

Clique nele para que o sistema realize a instalação. Ao final, reinicie o notebook.

3.    Ajustes no balanço de áudio do seu notebook

Notebooks mais antigos podem ter um único alto-falante, que normalmente reproduz o que tocaria no canal esquerdo em um sistema estéreo.

Essa configuração permite que, ao conectar uma caixa de som externa, o som saia pelos dois alto-falantes, e não apenas em um.

Um efeito indesejado desse ajuste é que as mudanças no balanço podem anular o som.

Isso ocorre quando o usuário reduz muito o nível do áudio do canal esquerdo, para corrigir alguma distorção no fone de ouvido ou caixa.

Se o seu notebook não sai som no alto-falante, mas toca quando você pluga um dispositivo externo, provavelmente é esse o problema.

A solução é bem simples.

Em primeiro lugar você deve ir ao Painel de Controle, clicar em “Hardware e Sons” e depois entrar no link “Sons”.

Em seguida na aba “Reprodução”, selecione o alto-falante e clique no botão “Propriedades”.

Depois clique na aba “Níveis” e pressione o botão “Balanço”.

Arraste o cursor do “E” (esquerdo) até um nível de volume que seja audível.

Se seu sistema estiver em inglês, o cursor será indicado com uma letra “L”, de left.

Por fim pressione “Ok” em todas as janelas da configuração de som para aplicar as mudanças desejadas.

4.    Configurações gerais do seu notebook que podem interferir no bom funcionamento do seu áudio

O Windows possui uma ferramenta nativa para identificar problemas na reprodução de áudio.

O recurso avalia não apenas a presença do driver correto, como também todas as configurações referentes à saída de som.

Dessa forma, você não precisa testar os ajustes um a um para descobrir o que fazer com seu notebook.

Abra o Painel de Controle e no campo de pesquisa, digite “Solução de problemas”.

Na seção “Hardware e Sons”, clique no link “Solucionar problemas de reprodução de áudio”.

Depois pressione o botão “Avançar” e aguarde o sistema localizar a falha.

No fim do processo, será exibida uma lista com as configurações que possivelmente estão atrapalhando o bom funcionamento dos alto-falantes.

Haverá um link de atalho para cada uma delas: basta clicar nele, seguir a orientação fornecida pelo sistema, e então testar o som.

Para saber como resolver o seu problema com o teclado do notebook, clique aqui!

5.    Problemas físicos, como peças da placa-mãe também podem causar problemas no áudio de seu portátil

Embora seja menos frequente, sempre há a possibilidade de o problema ser físico.

Às vezes as peças na placa mãe do notebook queimaram, às vezes os próprios alto-falantes.

Também pode ocorrer de a entrada de fone de ouvido estar com defeito, fazendo com que o sistema entenda que há sempre um aparelho de som externo conectado.

Quando isso acontece, o computador bloqueia a saída de som pelo alto-falante embutido.

Se você tentou todas as sugestões acima e ainda assim o erro persiste, o jeito é procurar uma assistência técnica.

As principais marcas contam com loja autorizada em todo o país, como: Dell, Positivo, Samsung, Lenovo, HP, Acer e Apple, por exemplo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários ficarei feliz em ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *