ícone compartilhar redes sociais

Como deixar seu notebook mais rápido?

Agência Querobino

Quem nunca reclamou de um computador lento, que atire a primeira pedra. Na correria do dia a dia com o trabalho, estudos, para assistir um filme ou jogar todos nós queremos deixar o computador mais rápido


E algumas medidas simples podem te ajudar a ter um computador mais rápido, como apagar alguns arquivos, abrir poucos aplicativos simultaneamente e usar HDs externos, por exemplo.


Separamos para vocês algumas dicas simples para deixar o seu computador mais rápido!

Por que meu computador está lento?


Existem muitas respostas para essa pergunta, na maior parte das vezes, a forma como utilizamos nosso computador faz com que ele fique lento. 


Porém, a verdade é que muitos outros fatores podem levar a lentidão do seu computador – como peças antigas, uso inadequado, presença de vírus ou falta de manutenção. 


Mas, em linhas gerais, quando executamos muitos recursos acabamos sobrecarregando a taxa de processamento (ou a quantidade de ações necessárias para que ele funcione), que por sua vez depende da memória (que armazena de forma temporária ou permanente esses processamentos). 


Por isso, a solução para deixar seu computador mais rápido muitas vezes vai girar em torno de aliviar a memória e aumentar a taxa de processamento.


Sobre isso, seguem algumas dicas bem práticas para te ajudar:

1 – Apague o excesso de aplicativos


É muito comum acumularmos aplicativos e ferramentas que nem precisamos, e isso ocupa espaço no nosso HD ou Disco Rígido. 


Pelo painel de controle você consegue verificar o quanto seu HD está ocupado e apagar alguns aplicativos que não utiliza com tanta frequência.


Vá ao Painel de Controles >> Programas, e verifique o que pode ser apagado! 


Se já não tem mais o que excluir e a sua memória continua cheia, principalmente para os modelos mais antigos de notebook, a boa notícia é que é possível comprar, por exemplo, um SSD para aumentar sua capacidade de armazenamento.

2 – Confira se não existe vírus ou outras ameaças


Aproveite para baixar um antivírus e verificar se tem algum vírus ou outras ameaças como cavalos de tróia, porque isso também prejudica o bom funcionamento do processador do computador. 


Muitas vezes, os vírus realizam operações como visitar sites ou baixar aplicativos e isso tudo sobrecarrega nossos computadores.

3 – Limpe os arquivos que não precisa


Assim como nossas gavetas e armários, nosso computador precisa de limpezas periódicas, então apague os arquivos que você não vai precisar mais ou que já estão desatualizados, porque tudo isso ocupa espaço. 


Quando o espaço do computador está sobrecarregado, a taxa de processamento do computador diminui. E não esqueça de esvaziar a lixeira depois de realizar a limpeza.


Uma opção para quem não pode apagar os arquivos é comprar HD externos, nele salvamos os arquivos antigos e fazemos cópias de segurança, deixando somente os arquivos que precisamos acessar com frequência salvos no computador. 


As cópias de segurança são de extrema importância para os arquivos relevantes, como um trabalho da faculdade, algo do trabalho ou algum documento da empresa, que não podemos perder, principalmente se o seu computador estiver com sinais de lentidão. 


Não vale a pena correr o risco de ficar sem os arquivos, por isso, avalie agora mesmo as opções de HD externos. As melhores opções são os que têm uma memória maior, pois eles são capazes de armazenar mais arquivos.


A mesma dica vale para as fotos! Ninguém gostaria de ser surpreendido pela triste notícia de ter perdido todas as fotos daquela viagem. 


Você pode, inclusive, separar um HD externo só para guardar as fotos e outro para fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos.

5 – Atualize a versão do seu sistema operacional


Toda atualização traz versões melhores, para ganharmos velocidade e segurança. As empresas donas dos sistemas operacionais querem se manter no topo, por isso, elas investem muito dinheiro em versões otimizadas.


É extremamente importante que você acompanhe essas atualizações e reinicie seu computador com periodicidade.

6 – Verifique sua memória RAM


A memória RAM é um espaço de armazenamento dos arquivos temporários do seu computador, até que eles sejam processados.


Uma boa capacidade de memória RAM está diretamente relacionada com a velocidade de carregamento do seu computador.


Para verificar se a memória RAM do seu notebook está sobrecarregada, siga os passos:


  1. Pressione CTRL + ALT + DEL e acesse o Gerenciador de Tarefas;

  2. Na aba “Desempenho” você conseguirá visualizar o gráfico de memória da sua memória RAM;

  3. Agora, com o Gerenciador de Tarefas aberto, acompanhe se ao abrir um novo aplicativo o consumo da memória RAM atinge quase 100% da sua capacidade;

  4. Caso isso ocorra, é um bom sinal de que está na hora de aumentar a memória RAM do seu computador

7 – Use menos programas por vez


Abrir todos os programas do computador de uma só vez não é uma boa ideia, porque isso também sobrecarrega o processamento. 


Então, abra apenas os aplicativos e programas que estiver usando. Isso, inclusive, prolonga a vida útil do seu computador.


Por falar em vida útil, sempre vale a pena também cuidar da bateria do seu computador.

8 – Escolha parceiros confiáveis na hora de realizar a compra de peças


Com o passar dos anos, trocar uma ou outra peça do seu notebook será inevitável, seja porque você precisa ganhar mais velocidade, ou mesmo por conta de uma manutenção corriqueira  – com um teclado ou mouse, uma bateria sobressalente ou até mesmo um cabo.


Vale a pena pesquisar por boas empresas parceiras, afinal o barato pode sair caro. Procure por empresas bem avaliadas na internet!


E dê preferência para aquelas que te ajudam na hora da compra, como por exemplo, atendentes personalizados e chat ou acesso a aplicativos de mensagem para tirar as dúvidas.


Caso precise fazer alguma substituição, lembre-se de tomar os devidos cuidados com a higienização e manipulação das peças e para evitar que arranhões e poeira prejudiquem seu trabalho.


E aí, gostou das dicas que separei para você? Espero que tenha sido útil e que você consiga deixar seu computador mais rápido


Caso precise trocar alguma peça, considerando todos os padrões de confiabilidade aqui mencionados, a BringIT é a melhor escolha. Acesse o site oficial e confira a seleção de peças para seu computador ficar mais rápido.


Gostou das dicas? Confira a nossa seleção de SSD’s que podem seu notebook um pouco mais rápido:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *