Você comprou um notebook no exterior para pagar mais barato e, quando começou a utilizá-lo, percebeu que há uma diferença na forma com as letras são digitadas e aparecem na tela.
Neste artigo vamos falar sobre como configurar teclado americano para português e acabar com aquelas confusões com o “ç” e acentos com o circunflexo, til, agudo e outros caracteres especiais.
Essa diferença ocorre porque o padrão de escrita nos teclados do Brasil é diferente do americano. Fique até o fim desse material porque vamos mostrar como resolver isso.
Como identificar se meu teclado está no padrão americano?
Basta olhar para seu teclado para verificar qual padrão de layout o seu teclado foi projetado para atender. Se houver as teclas de “ç”, o símbolo de interrogação ao lado da tecla shift, bem como o “enter” for uma tecla grande, então seu teclado está no padrão brasileiro.
Agora, se não houver a tecla do cedilha e a tecla de interrogação estiver em um outro local e não ao lado do shift, bem como também se o “enter” for um botão menor, com certeza seu teclado está no padrão americano e será preciso configurar teclado americano para português.
A diferença entre o padrão americano e o padrão brasileiro de teclado
O padrão americano de teclado, ou seja, o padrão de inglês internacional, abreviado com a sigla US, foi definido pelas autoridades americanas competentes, e está de acordo com a língua inglesa e suas particularidades.
Além das características citadas acima, o acento circunflexo fica junto da tecla “6” e, o acento til fica junto da crase em uma tecla só, que fica ao lado do número “1” das teclas superiores.
Já o padrão brasileiro foi definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou ABNT. A princípio, havia o padrão ABNT para teclados que não continha a função AltGr, impedindo que os números da parte superior tivessem uma terceira função.
Devido às necessidades do português brasileiro de contar com colchetes e outros caracteres, a Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou a segunda versão do teclado, denominada de ABNT2. Esse é o padrão atualmente utilizado no Brasil.
[Passo a passo] Configurar teclado americano para português
Se o seu teclado não está no padrão ABNT2 e estiver adotando o padrão americano (US), é sinal que você está tendo uma série de dificuldades na hora de digitar. O cedilha, por exemplo, acaba por não ser utilizado, tornando quase impossível escrever um documento, por exemplo.
Por isso é necessário configurar teclado americano para português, ou seja, através da adoção de padrões internacionais na linguagem do teclado, permitir que caracteres especiais sejam digitados, inclusive aqueles particulares do português.
Naturalmente, o layout físico não poderá ser mudado mas, se corretamente configurado, mesmo no teclado com layout americano será possível digitar os caracteres especiais do português brasileiro.
Confira, a seguir, um passo a passo de como fazer essa configuração:
Passo 01: entre nas configurações do seu notebook
Clique no ícone do menu Iniciar no canto esquerdo e, em seguida, selecione “Configurações“. Irá surgir em sua tela uma série de opções e possibilidades, onde será possível configurar o idioma do seu teclado.
Passo 02: selecione “Hora e idioma”
Busque pela opção “Hora e idioma” no menu configurações. Aí será possível configurar o idioma de escrita, o fuso horário e a região do notebook.
Passo 03: clique em “Idioma”
No menu do lado esquerdo, selecione “idioma”. Nessa tela estarão disponíveis a configuração individual do idioma na tela, dos aplicativos e sites, do teclado e da fala.
Passo 04: clique em “adicionar um idioma” e selecione o inglês
Aperte em “adicionar um idioma”. Uma extensa lista será exibida diante dos seus olhos. Ao pesquisar por “English”, você poderá verificar que existem diversos padrões nesse idioma. Aqui, nos interessa o padrão “Inglês (Estados Unidos)” (ou “English (United States)”). Selecione e clique em “avançar” e depois em “instalar”.
Passo 05: inicie a configuração do teclado
Aguarde o download do idioma. Após um rápido período, o seu computador já estará apto a funcionar no inglês de padrão internacional. Mas seu teclado ainda não está configurado. Clique no idioma recém-instalado “Inglês (Estados Unidos)” e selecione “Opções”.
Role a nova tela que foi aberta e clique em “Adicionar um teclado”. Procure pela configuração “Estados Unidos (Internacional) QWERT” e selecione essa configuração.
Depois, clique no teclado-padrão que já veio instalado e remova-o.
Passo 06: altere o teclado na barra de tarefas
Agora é só clicar no botão que está ao lado do relógio na barra de tarefas com a sigla do idioma (ENG) e selecionar “Inglês (Estados Unidos) Internacional”. Seu teclado já estará configurado e poderá funcionar seguindo o padrão internacional, o que permitirá utilizar diversos sinais gráficos de vários idiomas, inclusive do português.
Como usar acentos no teclado americano
Depois de configurar teclado americano para português, já será possível utilizar caracteres especiais e acentos próprios do nosso idioma. No entanto, para conseguir isso na prática, será preciso adotar alguns atalhos.
-
para utilizar o a craseado (à) você terá que apertar “Ctrl + tecla do acento grave + a”;
-
para colocar o acento agudo em uma letra (á, é, í, ó, ú), pressione “Ctrl + tecla do apóstrofo + letra”;
-
para utilizar o acento circunflexo (â), pressione “Ctrl + tecla do acento circunflexo + tela”;
-
para usar o til (ã), pressione “Ctrl + Shift + tecla do til + letra”;
-
por fim, para usar o cedilha (ç), pressione “Ctrl + vírgula + C”.
BringIT: teclados e acessórios para seu notebook
A bringIT conta com acessórios, teclados, fontes, baterias e muito mais para melhorar sua experiência com seu notebook. No site oficial, estão disponíveis centenas de produtos compatíveis com seu equipamento e com qualidade e procedência garantidas. Acesse e aproveite as condições especiais.
2 respostas
Parabéns, muito boa a explicação.
Parabéns, pelo compartilhamento de conhecimentos, muito claro e preciso.