Sabe quando você liga o computador, aparece uma tela preta e um monte de informações? Esse é o processo de inicialização do seu computador, o famoso boot.
Ao longo deste artigo explicaremos o que é a tela de boot, como ela funciona, o que é a BIOS e como acessar a tela de boot no seu notebook Asus para mexer nas configurações da sua máquina.
A bringIT é um e-commerce de informática que traz qualidade, excelência em atendimento, facilidades de pagamento e os melhores prazos de entrega.
Se você tem um notebook Asus ou está considerando comprar um e deseja saber mais sobre a tela de boot desse equipamento, continue lendo e descubra como esse processo de inicialização acontece.
Você sabe o que é a tela de boot?
Alguma vez você já ouviu a expressão “dar boot” no computador? Boot é uma palavra em inglês que se refere ao processo de inicialização da máquina. A tela de boot é aquela primeira tela cheia de informações que aparece quando você liga o seu notebook e ele carrega o sistema operacional.
E como isso acontece?
Esse é um processo que tem dois objetivos: 1)testar o hardware e ver se está tudo bem com as memórias, as placas e outros componentes; 2) carregar os arquivos para iniciar o sistema operacional, culminando naquela tela inicial do sistema e liberando o uso de periféricos para que você acesse suas aplicações.
Em alguns casos, menos comuns, em que a pessoa utiliza mais de um sistema operacional, o boot também faz uma terceira tarefa, que é carregar o gerenciador de inicialização onde é escolhido com qual sistema se vai operar o equipamento.
Nesse caso, primeiro é selecionado o sistema operacional e depois o boot executa a 2ª tarefa listada anteriormente, ou seja, carrega os arquivos para executar o sistema escolhido.
E o que é BIOS?
Já que estamos falando de boot, uma outra coisa que você deve entender é a BIOS: Basic Input/Output System.
Quando ligamos o computador, antes de aparecer o sistema operacional bonitinho com o qual estamos acostumados, como o Windows 10, por exemplo, primeiro vem aquela tela preta com várias informações que caracteriza o processo de boot (que agora você já sabe que é o processo de inicialização).
A BIOS é um chip bem pequeno que fica na placa-mãe e é a primeira coisa que funciona quando você liga o computador. É ela que verifica as informações do CMOS — Complementary Metal-Oxide-Semiconductor — e carrega as informações personalizadas no seu SETUP.
Então, o que acontece? Quem entende de computador ou ousa fuçar o equipamento já deve ter reparado um som de apito que a placa-mãe faz quando esquecemos de colocar alguma peça.
Se você esquecer de colocar o processador, por exemplo, ela faz esse apito para sinalizar a falta do componente quando, durante a inicialização, o Power On-Seft Test (POST) detecta algo de errado (no exemplo, a falta do processador).
Essa é aquela primeira etapa que nós sinalizamos ao falar do boot, lembra? Quando ele testa todos os componentes antes de carregar o sistema operacional.
Nesse momento, aparece naquela tela preta as informações com detalhes desse hardware — se você entende de montagem e manutenção, sabe que nessa etapa é possível até mesmo ver os dispositivos inicializáveis (drive de CD/DVD, discos etc).
E o que dá pra fazer nessa tela?
É aí que entra uma parte bem interessante e útil para programadores e outros técnicos: enquanto essas informações são exibidas na tela, se você apertar ESC ou DELETE, pode interromper a inicialização, acessando o SETUP e verificando detalhes do funcionamento do sistema.
Não é nem um pouco indicado ficar fuçando essas configurações se você não tem muito conhecimento sobre o assunto, ou pode acabar desconfigurando seu notebook todo.
Acessando a BIOS do seu notebook ASUS
Agora, se você quer mesmo se aventurar a mexer na BIOS do seu notebook Asus, é através dela que você pode controlar a sequência de inicialização da sua máquina e configurar informações que vão de simples a complexas, como por exemplo a hora do sistema ou a quantidade de memória utilizada para vídeo (configuração importante para quem trabalha com o notebook).
1. Ligue o seu notebook (ou reinicie, caso ele já esteja ligado)
2. Quando o sistema estiver ligando, pressione F2 para abrir o SETUP.
3. Agora que o SETUP está aberto, é possível verificar informações do seu notebook Asus na aba “Main”. (Tudo precisa ser feito pelo teclado, já que seu mouse ainda não está funcionando e só passa a funcionar quando inicializa o sistema operacional).
Nesta etapa, se você deseja reinstalar o sistema, é possível fazê-lo com um CD ou pendrive bootável. Se não quiser mexer nisso, basta utilizar o Windows Boot Manager.
Lembrando que você pode realmente perder dados e causar problemas se não souber o que está fazendo, então melhor não mexer se não tiver conhecimento sobre o assunto.
4. Selecione “Save Changes and Exit” na aba “Save