notebook lenovo

Lenovo Ideapad 330: sugestões de drivers para atualização

Comumente, muitas pessoas associam a Lenovo à CCE, visto que, em 2012 houve uma fusão entre as empresas. Entretanto, três anos depois, o processo foi desfeito e a CCE voltou para seus antigos proprietários. 

A Lenovo, por sua vez, trabalhava em projetos que levassem ao consumidor, máxima experiência de custo-benefício. A partir disso, em 2018, a empresa lança a linha de portáteis Ideapad 330.

Equipado com processadores Intel i7 ou i5, do tipo Celeron ou Core e memória RAM de 4 GB, com possibilidade de expansão até 16 ou 20GB, possui bom desempenho para tarefas de nível básico a médio, no que tange à necessidade de processamento. 

Além disso, sua tela de 15,6 polegadas, com resolução full HD, possui ângulo de abertura de 180º,  concedendo ao usuário maior conforto visual. O sistema operacional compatível é o Windows 10, o mais recente da Microsoft. Neste caso, a versão do sistema no computador da empresa asiática é a Home.

No que se refere ao pós-venda, a Lenovo procura manter o padrão desejado no produto. Assim, no site da marca há uma página totalmente dedicada  a ele

Nela, o cliente pode consultar detalhes relacionados à garantia do notebook e detalhes sobre seu uso, suporte, entre outros tópicos úteis ao dia-a-dia com o produto. 

Nesse contexto, confira no post de hoje, alguns drivers disponíveis para o modelo em questão e, por que atualiza-los!

notebook lenovo

O que é um driver?

Usuários do windows já devem ter se habituado a ver o balão de notificação na barra de tarefas, com a seguinte mensagem: “instalando software de driver, clique para saber o status”. Tal realidade é vista, sobretudo, quando o PC reconhece dispositivos externos, como celulares, câmeras, impressoras e mesmo, pen-drives. Todavia, o conceito do termo é amplo, mas, a princípio, pode ser dado como algo que ajuda na comunicação do computador com itens externos ou internos, essenciais para suas funções. 

Hoje em dia, como mostraremos neste post, é fácil encontrá-los para download gratuito no site das empresas e outros locais na internet. Entretanto, antigamente, tais ferramentas vinham, apenas, gravadas em CDs. O que dificultava o acesso do usuário a eles.

Por que e quando atualizar?

Com drivers mais recentes, o dispositivo pode realizar tarefas de forma limpa, ou seja, com menor chance de erros gerais. Além disso, a atualização desses componentes do sistema melhora a performance do computador, de forma a otimizar a realização de tarefas. Dessa forma, é importante sempre fazer a instalação destes componentes, logo que disponíveis. 

Vale ressaltar que alguns processos necessitam que o usuário reinicie o sistema, como nas atualizações de software. Assim, é de bom tom reservar um tempo para que o  notebook realize o procedimento.

Alguns drivers para o Lenovo Ideapad 

1-BIOS

A BIOS é a responsável por gerenciar todos os procedimentos do computador. Seu trabalho antecede a inicialização do sistema operacional. Assim, caso algum erro seja detectado, ela impede a continuidade do processo.

Sua sigla significa Basic Input/Output System. Entretanto, também é chamada de UEFI, em sistemas mais atuais.

Vale ressaltar que esse componente possui memória armazenada. Todavia, esta não pode ser modificada, tornando-se fixa. No caso do Ideapad 330, há duas atualizações disponíveis para o modelo. 

2-Diagnóstico

Assim como os drivers ajudam na prevenção de anomalias no sistema, essa função pode ser feita pelos diagnósticos. Geralmente, esse processo ocorre durante uma reinicialização ou, quando algum aplicativo ou elemento, não funciona. 

O próprio computador pode solicitar sua realização, contudo, o usuário é livre para dar esse comando, sempre que considerar necessário.

No Windows 10, sistema operacional do presente modelo da Lenovo, há uma parte dedicada para os diagnósticos.

3-Gestão de energia

Principalmente em computadores portáteis, um bom gerenciamento de energia proporciona melhor usabilidade e menos tempo conectado à alimentação na tomada. Sistemas como o MacOS, da Apple,  oferecem a possibilidade do usuário verificar o impacto energético de cada tarefa executada pelos aplicativos em uso, no menu dedicado à bateria na barra de ferramentas. 

Entretanto, independente do sistema operacional, o consumidor pode perceber anomalias, de acordo com o comportamento do notebook.

Desligamentos inesperados, lentidão, aviso de alerta na bateria…Entre outros sinais, podem ser indicativos de que algo nessa parte do computador, está errado. Vale instalar a atualização ofertada para essa função.

4-Áudio 

 O Lenovo Ideapad 330, possui alto-falantes Dolby Audio, o que proporciona uma ótima experiência de som. Vale ressaltar a importância de se ajustar o volume, em nível confortável à audição, estudos recomendam que os ruídos não ultrapassem os 85 decibéis. Seja para entretenimento ou para trabalho, sobretudo, com a popularização do home office, cuidar do sistema de áudio do computador é bom e necessário.

Deve-se sempre observar se as entradas e saídas de som não estão obstruídas ou sujas e limpá-las corretamente, de tempos em tempos. Complementando a manutenção, convém instalar o driver de áudio oferecido para o computador.

notebook lenovo

5-Windows Update

Manter o sistema atualizado é fundamental para uma boa vida útil do computador. Além de contribuir com novos recursos, estas proporcionam maior segurança à máquina e ao usuário e podem ajudar na resolução de problemas e outras melhorias e correções.

Mesmo, nas atualizações onde não há muitas novidades de funções, é importante reservar um tempo para o processo.

Deve-se sempre verificar se há atualizações disponíveis para o Lenovo, pois, nem sempre o sistema notifica o usuário acerca delas. 

Conclusão

Instalar ou atualizar os drivers disponíveis no Ideapad 330, pode favorecer à máquina e ao usuário.

Vale ressaltar que é recomendado instalar ferramentas homologadas pela Lenovo ou, de desenvolvedores confiáveis e identificados. Assim é possível atualizar a máquina, de forma correta e sem riscos de ataques de malware e softwares maliciosos.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre drivers para o Lenovo Ideapad 330, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles