ícone compartilhar redes sociais

Como identificar o modelo do seu notebook

adminblog_USR

mulher observa a tela de um notebook a sua frente, em uma mesa com outros objetos de escritório, sua expressão é de dúvida

Você sabe dizer qual é o modelo exato do seu notebook? Caso não consiga, não se preocupe! Esta não é uma dúvida exclusivamente sua, mas sim de diferentes leitores que entram em contato conosco diariamente.

Pensando em você e em todos que têm essa dúvida, apresentamos algumas soluções para ajudar a identificar o modelo do notebook.

Por que é importante localizar o modelo do notebook ou o número do produto?

Com essas informações, você consegue localizar drivers, documentos úteis, substituir componentes ou obter suporte online. Um exemplo bem prático disso é  quando você precisa trocar a bateria do seu notebook. Com o modelo exato do aparelho é possível encontrar facilmente a bateria compatível.

O que significa o modelo do notebook?

Geralmente o nome do notebook é composto por três itens:

1 Marca
2 Série/Linha (também chamada de “Família”)
3 Modelo (ou Número Identificador).

Por exemplo: HP Envy 4

Marca: HP
Série: 
Envy
Modelo: 
4

Já o número do produto – ou product number – é formado por uma sequência de letras e números. Também pode ser encontrado outro código chamado de serial number ou número de série. Não confunda esses códigos com o nome do produto!

c03478472

Como localizar o modelo do notebook?

Opção 1: Etiqueta do produto e itens impressos

Alguns modelos de notebook podem ser encontrados facilmente em uma etiqueta localizada na parte de fora do notebook ou próxima ao teclado.

c03460656

Há a possibilidade também de que a etiqueta esteja dentro do compartimento da bateria, sendo necessário remover o componente para ler as informações.

c03460657

Assim que localizar a etiqueta, você encontrará também o número de produto, o famoso Part Number, que pode ser localizado logo abaixo do modelo. O modelo do notebook, pode ser encontrado também em itens impressos como: nota fiscal, manual, caixa do produto ou impresso no plástico inferior do notebook.

Se mesmo assim você não conseguir encontrar, utilize a opção 2.

Opção 2: Utilize o sistema operacional

Dxdiag                                                               

No Windows, pressione as teclas Windows + R no teclado para abrir a janela Executar, digite Dxdiag e tecle Enter.

Uma janela com informações sobre as especificações do seu notebook aparecerá. Entre elas está o modelo do seu notebook, ao lado de “System Model”.

Untitled2

Informações do sistema (Msinfo32.exe)

Assim como o Dxdiag, o Msinfo32.exe também disponibiliza essa informação, além de fornecer dados de hardware do seu notebook.

Untitled

 Obs: Não é necessário baixar os programas, pois ambos já vêm com o Windows.

Conhece outras maneiras de encontrar o modelo do notebook? Então compartilhe com a gente nos comentários!

banner dinâmico com vários produtos para notebook da loja bringIT

11 respostas

  1. Olá comprei um notebook Dell Inspiron, na caixa estava escrito modelo 2620 e na etiqueta diz que é um 3421! Isso é normal?? E a caixa estava lacrada

  2. Olá Gustavo! O que pode ter acontecido é o seu vendedor ter trocado os modelos. Você pode tentar identificar o modelo do seu notebook com nossas dicas do post, mas tome cuidado para não violar nenhum tipo de garantia do produto. O ideal mesmo é entrar em contato com quem vendeu o computador a você para solucionar o problema. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok?

  3. Olá, bom dia! Não tenho mais a tela do meu notebook, não sei bem qual os números do modelos, retirei a bateria e tem uma etiqueta com código de barra nela, não sei se seria isso. Atra do notebook também tem algumas etiquetas, mas não sei em qual encontra o número do modelo da tela. O notebook e STI Semp Toshiba 14 polegadas. Desde já agradeço a ajuda!

  4. obrigado amelhor explicacao ate agora, solucionou meu problema pois meu note nao dava mais pra ver a etiqueta, apesar de ser novo huron river platfon i5, por eu usalo muito nas pernas e suava ae apagou a numeraçao da etiqueta obrigado