HD com problema? Como identificar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem entende o mínimo de computadores sabe o quanto é importante cuidar do armazenamento interno. Afinal, quando o HD ou o SSD está com problema, todo o funcionamento da máquina acaba se comprometendo.

Pense, por exemplo, que o sistema operacional do seu computador está instalado no HD. Se o HD, então, passa a funcionar mal, o gerenciamento de recursos do computador também acaba sofrendo, não é mesmo?

Neste texto, nós, da BringIT, vamos te ajudar a identificar qualquer problema que pode surgir em seu HD. Você vai se atentar aos principais sinais e ainda descobrir o que deve fazer nessas situações.

E aí, vamos lá?

O HD está com problema?

hd aberto com problema

Felizmente, o HD é um componente dos computadores que costuma avisar quando algo não vai bem. Ou seja, permite ao usuário se precaver ou encontrar uma solução rápida para os seus problemas.

Os sinais, na maioria das vezes, são fáceis de serem captados. Desse modo, se o usuário está atento, logo vai perceber que algo não está andando nos eixos.

Problemas com o Windows

Problemas com o sistema operacional do computador sempre são sérios. É por isso que você deve estar atento se acaso o Windows deixar de reconhecer o seu HD.

Um caminho para tentar resolver essa situação é reinstalar o sistema operacional. Isso porque dar fim à questão, mas não é garantia, infelizmente.

Quando o problema persiste, então a possibilidade mais certa é a de que o problema está no disco rígido. Do mesmo modo, pode estar na conexão com a placa mãe ou até mesmo nos cabos.

Uma alternativa, então, é retirar o HD e colocar a peça em um outro computador, para ver se ele está funcionando bem. Procurar por um profissional é sempre uma boa ideia, já que ele tem conhecimento técnico sobre como fazer uma operação como essa.

O HD anda lento ou travando

Você deve estar atento ao desempenho do seu HD. Ou seja, deve saber se a sua performance está adequada.

Quando o HD está lento ou vem travando com frequência, alguma coisa não vai bem. Sabe a temida e famosa tela azul? Pois bem, ela costuma aparecer após esses sinais, em geral é decorrente de problemas no disco rígido do computador.

No entanto, é claro que a tela azul pode aparecer por outros motivos além do HD. É recomendável, aliás, que você reinstale o sistema operacional, porque isso pode cessar a lentidão e os travamentos do seu HD. Mas não é uma garantia de que o problema vai ter fim.

Ruídos durante o uso indicam que o HD está com problema

Você deve saber que, ao contrário do SSD, os HDs contam com partes móveis em sua composição. E que seus dois principais componentes são o disco rígido, que pode ser se alumínio ou até mesmo de vidro, e um braço magnético. Sendo assim, podemos dizer que é comum ouvir um som, vez ou outra baixinho.

No entanto, não é comum que ruídos estranhos persistam enquanto você usa o seu notebook. Na maioria das vezes, esses barulhos misteriosos também indicam que alguma coisa não está funcionando bem no HD.

As causas para esses ruídos variam. Pode ser, por exemplo, que o braço magnético (que funciona como a agulha de um vinil) esteja fora do lugar.

Trata-se, aliás, de um problema mais comum em notebooks do que em desktops. Isso porque os notebooks, por serem portáteis, acabam se movimentando quando são transportados em mochilas, o que pode causar algumas avarias.

hd corrompido com problema

Dados corrompidos

Outro sinal que indica algum problema no HD do computador se dá quando os dados começam a se corromper. Se acaso isso vem ocorrendo com uma frequência incomum em seu dispositivo, saiba que o seu HD pode estar já no fim da sua vida útil.

Em geral, um HD dura entre 5 e 10 anos. O período de uso varia também de acordo com os cuidados que o usuário toma em relação ao disco rígido.

Já que o HD possui partes móveis, você deve se preocupar em evitar quedas e batidas no notebook. Situações como essas podem causar danos irreparáveis no disco rígido.

Atente-se também se os arquivos e os programas do seu computador começarem a sumir de modo repentino, do nada. Quando isso acontece, pode ser que algum setor do HD esteja sofrendo com algum problema.

Ferramentas de diagnóstico

Por fim, você pode procurar por algum aplicativo de diagnóstico para descobrir se há algum problema com o HD do seu computador. Há programas gratuitos que realizam esse trabalho.

Um deles é o CrystalDiskInfo, um software que atua diagnosticando eventuais problemas. No entanto, nem sempre que esse programa indica que está tudo bem, o HD está realmente ileso.

Os danos que esses aplicativos encontram, em geral, são os mais comuns e fáceis de identificar.

O que fazer quando HD está com problema?

Quando falamos em HD, estamos nos referindo a um tipo de armazenamento interno de computadores. É lá onde estão os arquivos e demais dados digitais de longo prazos, aquilo que permanece no computador mesmo quando ele não está ligado.

Desse modo, sempre que perceber que vai não vai bem, faça logo um backup de tudo aquilo que for importante para você. Transfira de imediato, portanto, as imagens, os vídeos, os documentos e programas para alguma outra unidade removível, como um HD externo ou um SSD externo. Há ainda a possibilidade de salvar em uma nuvem, é claro.

Contar com um HD externo ou um SSD externo, aliás, ajuda a desafogar o trabalho do armazenamento interno. O usuário pode, portanto, dividir o armazenamento de seus dados, deixando o interno para o sistema operacional e para os programas mais importantes do dia a dia, enquanto o recurso externo guarda os demais arquivos.

Tomara que tenhamos te ajudado. Boa sorte!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre HD com problema, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *