teclado e mouse wireless sobre capa de borracha em cima de mesa

É vantajoso comprar um teclado e mouse wireless?

Você já pensou em comprar um teclado e mouse wireless? Hoje em dia, essa é uma das opções mais comuns do mercado, pois é um combo que certamente tem suas vantagens ao dispensar os fios. Porém, será que é sempre a melhor decisão?

É sobre isso que vamos conversar neste post. Continue lendo e entenda se é vantajoso comprar teclado e mouse wireless.

As vantagens do teclado e mouse wireless

Praticidade

Essa é, sem dúvida, a maior vantagem. Primeiramente, você tem mais controle sobre a posição dos acessórios, podendo trocá-los de lugar sempre que quiser. Isso é importante se você quer encontrar a ergonomia ideal.

Além disso, traz mais praticidade no dia a dia. Existem modelos de mouses e teclados que funcionam até 15 metros, o que significa que você pode usar como desejar. Por exemplo, imagine que você quer fazer uma apresentação no trabalho ou na faculdade. Ou em casa, quer ver o streaming no sofá enquanto o notebook está ligado à TV. Em ambos os casos, pode controlar mais a vontade.

Portabilidade

O exemplo acima mostra outra vantagem do teclado e mouse wireless, já que eles são mais fáceis de serem transportados. A ausência do fio ajuda muito no transporte, pois você precisa apenas dos acessórios e do USB que conecta ao computador ou notebook. Você não enrola mais os fios e nem se preocupa em danificá-los no transporte.

Organização

Já enquanto usa, pode organizar a sua vida mais facilmente. Afinal, são dois fios a menos e dependendo de como é a sua organização, seja no escritório ou no home office, isso pode fazer uma grande diferença. Você pode ter o notebook, um monitor de segunda tela, um telefone e muito mais. Tantos fios podem deixar um espaço mais desorganizado.

As desvantagens do teclado e mouse sem fio

Por outro lado, esses modelos têm algumas desvantagens. Primeiramente, em relação à precisão. Durante muito tempo os teclados e principalmente os mouses, tinham uma precisão menor do que os modelos a fio. Hoje em dia, isso não é mais necessariamente verdade. Tudo depende do modelo que você for comprar. Na prática, se você quer gastar menos, o modelo com fio tem mais chances de ser mais preciso.

Em via de regra, se você quer gastar pouco dinheiro, é mais provável que o modelo com fio seja melhor que o sem fio. Por outro lado, desconsiderando preço, os modelos sem fio são melhores, porém tendem a custar um pouco mais caro.

Pilhas e baterias

O mouse e teclados sem fio necessariamente precisam de pilhas ou baterias para funcionar. Então, além de um gasto extra, existe a preocupação de ficar sem. Na prática, elas tendem a durar entre 3 e 6 meses. Porém, é impossível dizer isso com precisão, já que depende do seu uso e do modelo. Também existem modelos com baterias internas que precisam ser recarregadas.

Interferência

Com tantas ondas eletromagnéticas circulando pela casa, isso é um problema que pode acontecer, apesar de não ser comum. Sinais de telefone sem fio, roteadores e tudo mais, podem sim atrapalhar o teclado e mouse sem fio. Porém, como as frequências são diferentes, esse problema é mais raro.

Kit teclado e mouse wireless logitech

Como funciona a instalação do mouse e teclado wireless?

Uma questão que pode deixar os usuários um pouco receosos é como funciona o processo de instalação e uso do mouse e teclado wireless. De qualquer forma, o processo de instalação e uso é muito parecido, tanto para teclados com fio quanto para os sem fio. Em ambos os casos, você precisa de uma entrada USB.

A diferença é que com fio, você conecta o teclado USB diretamente no computador. Com o wireless, você coloca um pequeno dispositivo conhecido como dongue que recebe o sinal. Ele funciona da mesma forma como uma antena. Em ambos os casos, ao plugar o dongue ou o teclado, o computador deve reconhecer automaticamente e fazer o processo de instalação.

Afinal, vale a pena comprar teclado e mouse wireless?

Hoje em dia, as vantagens do teclado e mouse wireless são mais destacadas. Não existe uma diferença tão grande de preço, apesar de que esse modelo tende a ser um pouco mais caro. Além disso, com a evolução da tecnologia, a performance desses acessórios apenas melhora. Por outro lado, a praticidade, organização e portabilidade fácil que esse modelo oferece é imbatível com qualquer teclado com fio.

Outros modelos de teclado e mouse

Além da decisão de comprar fio ou não, existem outras preocupações para quem quer escolher teclado e mouse.

Por exemplo, existem mouses para gamers que são mais focados no desempenho e com botões extras que ajudam a fazer ações mais comuns dos jogos. Esses mouses podem ser mais focados em precisão, para FPS ou customização, para MOBAs.

Outra preocupação é procurar um mouse com design ambidestro. Durante muito tempo os mouses tinham um design que favorece o uso da mão direita, deixando os canhotos sem muita opção. Atualmente, o mercado é melhor em trazer designs mais completos.

Por fim, você também pode considerar o tamanho do mouse. Os conhecidos mouses mobile são menores, com pouco espaço para você segurá-lo com a mão toda. Geralmente, você usa apenas a ponta dos dedos. A vantagem é que esse modelo é mais fácil de carregar além de trazer mais precisão.

Já no teclado, sua maior decisão é se ele é mecânico ou de membrana. O modelo mecânico é mais interessante para quem quer um melhor desempenho, seja para jogar ou para digitar. Como cada tecla é independente, ele é capaz de processar mais comandos em pouquíssimo tempo. Isso é importante para quem digita muito rápido ou para quem joga, especialmente jogos competitivos.

Como você percebeu, existe muito o que pensar no momento de escolher um teclado e mouse wireless. Graças à tecnologia, os modelos sem fio vêm evoluindo bastante, aproveitando todas as vantagens dos mais tradicionais, com desvantagens tem cada vez menos impacto. Por outro lado, os teclados com fio não têm muito mais para onde evoluir. Sua falta de praticidade e o excesso de fios sempre vão incomodar.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles