A durabilidade da bateria é uma questão importante para quem utiliza notebook para trabalhar ou mesmo se divertir. Ela garante a autonomia do aparelho longe de tomadas e isso pode ser fundamental em algumas situações.
Vale ressaltar que essa durabilidade não é medida em anos ou meses, e sim em ciclos. Ou seja, cada produto tem uma vida útil estimada de acordo com a quantidade de cargas completas que recebe.
De modo geral, as baterias de notebooks apresentam um funcionamento ideal entre 300 e 500 ciclos, a depender da marca, modelo e uso. A partir daí elas não conseguem garantir a autonomia ideal para o computador.
Outra questão que influencia na autonomia das baterias é a quantidade de células que elas possuem, podendo ser entre 3 e 9. Além da quantidade de miliampere-hora (mAH) que fornece. Com mais células e mais mAH o notebook consegue ficar mais tempo longe da tomada. Temos no nosso catálogo, por exemplo, essa bateria com 4400 mAH e 6 células.
Mas, depois que a bateria já está danificada pelo uso intenso, é possível recuperar a sua autonomia? Vamos entender melhor sobre isso.
Recuperando a bateria
De modo geral, não existe uma maneira certeira e eficaz de recuperar uma bateria danificada pelo uso. A melhor estratégia para melhorar o desempenho do seu notebook quanto à autonomia é adquirir uma nova.
Mas, existem algumas opções que você pode testar caso não consiga adquirir um equipamento novo no momento. Vale lembrar que elas não vão garantir a recuperação da sua bateria, são apenas tentativas que podem ou não ajudar um pouco a postergar a compra da nova.
A primeira opção é realizar uma calibragem na bateria. Esse procedimento pode corrigir alguns erros que o equipamento possa ter e melhorar um pouco o desempenho. Nem sempre a calibragem trará alguma melhora, entretanto.
A segunda opção é a troca das células da bateria. Isso exige que a carcaça do produto seja retirada para que as células antigas sejam substituídas. Esse procedimento é complexo e não deve ser realizado por quem não tem experiência e conhecimento. E, mesmo após a troca, ela pode não funcionar como o esperado.
Visto isso, chegamos a conclusão que não existe uma maneira segura e eficaz de recuperar uma bateria de notebook. Se a sua já chegou ao seu pico de ciclos, o ideal é procurar uma nova para que seu computador volte a ter autonomia.
Bateria vicia?
Ainda pensando na durabilidade da bateria do notebook, elas realmente “viciam” se o aparelho ficar sempre conectado na energia? A resposta é não!
Essa situação, chamada também de “efeito memória”, ocorria sim em baterias mais antigas, como as de níquel-cádmio (NiCd). Já os equipamentos modernos são feitos com íons de lítio, composição que não permite que a bateria “vicie”.
Então, deixar o notebook ligado na tomada não prejudica a sua bateria. Assim que ela chega em 100% de carga, o próprio aparelho interrompe o carregamento e passa a operar diretamente pela corrente elétrica.
Vamos conhecer então algumas dicas para postergar ao máximo a troca, otimizando o uso diário da bateria do seu notebook. Medidas que economizam energia fazem o tempo de cada ciclo ser maior e, portanto, a bateria ter maior durabilidade.
Dicas para a bateria durar mais
- Desligue a tela sempre que possível. Uma boa parte da energia da bateria é utilizada para manter a tela funcionando. Por isso, configure o sistema para inativá-la com o mínimo de tempo possível sem uso. Assim, você evita que ela fique ligada sem necessidade.
- Diminua o brilho. Dependendo do ambiente, como dentro do quarto ou em outros locais mais escuros, não é preciso manter o brilho no monitor no máximo. Diminuir um pouco a intensidade ajuda a consumir menos a bateria e mantém o conforto visual.
- Desligue o som. Se você não está realizando uma tarefa que exige sons, coloque o notebook na opção mudo. Isso evita que o aparelho gaste energia desnecessária com os circuitos de som.
- Opte por menos periféricos. Quanto menos itens estiverem consumindo a energia do notebook, mais a bateria vai durar. Entretanto, sabemos que alguns são essenciais, como mouse e teclado.
- Desligue o Bluetooth e wi-fi. Não está utilizando o Bluetooth ou o wi-fi? Vale a pena manter as conexões desativadas, então. Isso ajudará a manter a autonomia do seu notebook mais alta e a bateria irá ser menos consumida.
- Fuja do calor. É importante manter o seu notebook longe de lugares quentes e abafados, como almofadas, cobertores e travesseiros. O calor prejudica a vida útil das baterias, desse modo elas precisarão ser trocadas mais rapidamente. No nosso site temos muitas opções de bases e coolers para ajudar a manter a temperatura ideal.
- Utilize a opção de poupar energia no notebook. Todos eles possuem uma opção de economia de energia, que muda automaticamente vários recursos para que o aparelho consuma menos energia. Vale a pena manter essa função ativada para aumentar a durabilidade da bateria.
Mais que reparo, cuidado
Como vimos, vale mais a pena cuidar bem da saúde da sua bateria do que pensar em formas de repará-la. Usar os recursos do notebook com parcimônia, mantê-lo sempre em temperaturas amenas e evitar quedas é a melhor maneira de prolongar a vida útil das baterias.
Se precisar de outra bateria ou qualquer outra peça ou acessório para seu notebook, basta acessar nosso site. Vale lembrar que nossos produtos são novos, possuem a embalagem lacrada, garantia de 12 meses e acompanham a nota fiscal.
Temos headsets, fones de ouvido, produtos para gamers, peças de reposição e uma gama de produtos para seu computador.