Conheça nesse post o tempo de garantia de cada produto ou serviço que você oferece como técnico de informática.
Atualmente muitas pessoas estão se especializando em serviços e focando em soluções de informática.
Não é à toa que percebemos em diversos locais o aumento de assistências técnicas e técnicos em informática.
Também não poderia ser diferente, a cada dia, a demanda é maior e os aparelhos eletrônicos como smartphones e notebooks já fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas.
Porém, muitos técnicos em informática oferecem o seu trabalho sem ter total conhecimento dos prazos de garantia que pode e deve oferecer aos clientes.
Esse tempo pode variar de acordo com o tipo de serviço e produto. Pensando justamente sobre isso, preparamos esse post para explicar tudo sobre esse assunto e acabar de uma vez por todas as dúvidas sobre garantias em serviços de informática. Confira!
O que é uma garantia?
Todo equipamento possui uma garantia. Ela resguarda o produto de um possível defeito de fabricação ou outro tipo de problema.
O prazo pode variar de acordo com o tipo do produto, de trinta a noventa dias. A garantia legal está prevista no CDC (Código de Defesa do Consumidor) e vale independente de um contrato pré-assinado ou algo do tipo.
Nele está previsto que os produtos não duráveis, como alimentos, têm o prazo de 30 dias para serem reclamados. Já os duráveis tem o tempo maior, 90 dias.
Nesse caso encontra-se os equipamentos eletrônicos. Existem outros tipos de garantias que podem chegar até um ano, chamadas de garantias estendidas. Essa modalidade pode variar de acordo com cada empresa ou fabricante dos produtos.
Garantia em serviços de técnicos em informática
Assim como os produtos, os serviços oferecidos por técnicos em informática também possuem uma garantia. Em alguns casos, uma manutenção pode não sair como o esperado e o aparelho apresentar algum tipo de problema pouco tempo depois de ter saído da assistência. O CDC também estabelece um tempo de garantia sobre os serviços prestados, e ele é de noventa dias.
Exemplificando: se um cliente leva um aparelho eletrônico para o conserto, um notebook, PC ou até mesmo um smartphone, por exemplo, e o serviço é feito. A partir do momento que o conserto é finalizado, começa a contagem de noventa dias de garantia sobre o que foi feito no aparelho.
Existem casos de clientes que demoram para retirar o produto, podendo este, ficar “parado”, porém, já consertado, por um tempo em uma assistência. Nesses casos é sempre bom deixar o cliente ciente que o tempo que o eletrônico estiver lá, estará contando o prazo de garantia dele.
Outra variante é em relação aos softwares. De acordo com o texto do Código de Defesa do Consumidor, não fica claro o prazo de garantia para esse tipo de produto.
Nesse caso, vale a pena lembrar que podem incidir dois fatores, o funcionamento em si do programa e a instalação do programa. Se o problema apresentado for no próprio sistema, a garantia a ser acionada deverá ser a do desenvolvedor ou empresa responsável por ele.
O que é coberto pela garantia do técnico em informática?
Existem diferentes formas de solicitar a garantia por um serviço e ela pode variar de acordo com cada caso.
Existem empresas que fazem a substituição do aparelho por um novo, como a Apple, em diversos casos. Nesse caso, o técnico em informática avalia o produto para ver se o problema apresentado é coberto e solicita a substituição do aparelho.
Outras empresas disponibilizam peças e é possível fazer a substituição ou manutenção somente nelas e resolver o problema.
Vale lembrar que a garantia é dada somente no serviço que foi prestado. Por exemplo: se o serviço feito foi uma troca de bateria de um notebook, e depois o cliente aparece com a tela quebrada, a garantia do serviço não cobre o outro problema.
O cliente também pode recorrer a garantia por um serviço mal prestado ou fora da qualidade necessária para o perfeito funcionamento do produto. Nesse caso pode acontecer do valor ser devolvido ao cliente ou que o serviço seja refeito de forma gratuita.
Por que a garantia é importante?
A garantia de um serviço prestado por um técnico em informática é uma proteção para o consumidor e, em contrapartida, um chamativo para o seu negócio.
Oferecer garantia gera uma segurança nos serviços prestados e muitos clientes optam por profissionais que oferecem isso.
De forma geral, oferecer a garantia não significa que ela necessariamente será acionada pelo cliente, porém, aumenta a credibilidade.
Em um ambiente competitivo, ter diferenciais que fazem você se sobressair sobre os concorrentes é muito importante, e pode gerar mais serviços no futuro.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é muito importante, afinal, o consumidor pode precisar de serviços técnicos não apenas quando os aparelhos estão com problemas, mas também, em outras ocasiões, como atualizações ou upgrades.
A manutenção preventiva pode ser um dos serviços oferecidos pelos técnicos em informática. Dentre os serviços estão:
Limpeza do aparelho;
Atualização de softwares;
Conferência de peças;
Vistoria do sistema de refrigeração;
Upgrade de componentes;
Substituição de pasta térmica, entre outros.
É recomendado que os aparelhos passem por uma manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano.
Mantenha-se informado
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