icone de compartilhar

Quando devo formatar o notebook?

Agência Querobino

Notebook travando, memória cheia ou desligamentos abruptos podem ser sinais de que o notebook está pedindo ajuda. Nesses casos, formatar notebook, limpeza da memória RAM, desfragmentação de disco e escaneamento de antivírus são opções bastante utilizadas para tentar resolver tais problemas.


E quando nada resolve, a formatação da máquina passa a ser uma opção considerada por muitos usuários. Se o seu computador está com lentidão ou outros problemas, leia esse artigo até o final para descobrir qual o momento ideal para fazer ou não a formatação.

O que é formatar notebook?


O processo de formatação do notebook consiste em deletar todo o conteúdo da máquina para, em seguida, reinstalar o sistema operacional. É uma forma de zerar o computador, limpando-o de todos os arquivos que o tornam pesado.


Esse recurso pode e deve ser utilizado quando o notebook já não está entregando o desempenho esperado e nenhuma outra atividade consegue resolver.

Quando formatar notebook?


Existe um momento certo e recomendado para formatar notebook. Muitos usuários acabam por abusar do processo prejudicando a estabilidade e vida útil da máquina.


Além do mais, muitas vezes alguns usuários recorrem à formatação por conta própria e o fazem fora dos padrões recomendados, gerando problemas ainda maiores.


O momento certo para formatar o notebook é só depois de esgotar outros recursos mais simples. Algumas alternativas à formatação são:



Se apesar de todas as tentativas a lentidão e os travamentos persistirem, aí sim a formatação surge como uma opção. Além disso, existem outras ocasiões onde formatar notebook pode ser útil, como por exemplo:


  • infestação de vírus pesado com roubo de dados;

  • notebook foi vendido para outra pessoa e os dados precisam ser apagados;

  • pane generalizada no sistema;

  • atualizações de sistema apresentam erros;

  • troca de hardwares.

A diferença entre restaurar e formatar notebook

Uma das alternativas à formatação é justamente a restauração do sistema. Por meio desse processo, é realizada uma limpeza no sistema, restaurando as configurações de fábrica, inclusive o sistema operacional.


A diferença é que, na formatação, até mesmo o sistema operacional é excluído, exigindo assim que seja novamente instalado. A restauração é uma opção para limpar a memória, arquivos e dados do notebook sem excluir o sistema operacional.

Vantagens de formatar notebook


Quando ocorre a formatação da máquina, o resultado mais imediato e perceptível é o aumento de velocidade da mesma. Isso porque existem arquivos e programas que afetam o desempenho do notebook e que por vezes passam despercebidos.


Além disso, são excluídos programas, extensões e barras de navegador que são difíceis de desinstalar mas que afetam a velocidade do notebook. Formatar notebook também é um processo seguro, já que acaba com vírus e malwares escondidos em programas ou no próprio sistema operacional.


Além disso, quando feita de maneira correta, a formatação não apresenta riscos para a máquina, já que bastará instalar novamente o sistema operacional para garantir que tudo volte a funcionar normalmente. Mas, atenção: todos os arquivos serão excluídos, por isso a importância de realizar um backup antes de iniciar a formatação.

Cuidados ao formatar notebook


Muitas pessoas submetem o notebook ao processo de formatação e acabam por arrepender-se depois. Isso porque acabam excluindo dados, fotos e programas importantes e não conseguem recuperar.


Por isso, vale a pena frisar: não deixe de fazer um backup dos dados e programas mais importantes antes de iniciar o processo de formatação. Após a finalização do processo não será possível recuperar arquivos.


Se o serviço for feito por um terceiro, certifique-se de mostrá-lo quais são os dados que precisam ser preservados.

Como impedir que meu notebook precise de formatação?


Embora o processo de formatação seja seguro, o ideal seria não precisar dele tão cedo. Por isso, existem boas práticas recomendadas por especialistas que, se aplicadas, farão com que o desempenho do notebook mantenha-se constante, evitando a necessidade de submeter a máquina à formatação.


Essas boas práticas nada mais são do que realizar aqueles processos citados no início do artigo. Conheça cada um a seguir:


  • restauração do sistema: como já explicamos, é um processo que limpa toda a memória do computador, exceto o sistema operacional;

  • escaneamento à procura de vírus: esse é um processo mais comum, e consiste em utilizar um programa antivírus para identificar e eliminar vírus no sistema;

  • limpeza da memória RAM: é a limpeza de arquivos desnecessários da memória do computador;

  • desfragmentação do disco: é um recurso do próprio Windows, que localiza arquivos fragmentados, ou seja, que estão ocupando espaços virtuais distantes no disco rígido, e une essas partes, aumentando a velocidade dos processos.


Além desses processos, também recomenda-se evitar instalar programas de fontes desconhecidas e sempre garantir que qualquer programa desinstalado não tenha deixado vestígios no sistema.

Posso formatar notebook por conta própria?


Formatar notebook por conta própria não é uma tarefa impossível. No entanto, exige um certo conhecimento de informática, sendo muito melhor entregar nas mãos de um profissional que executará o processo de forma a evitar problemas para o notebook.


Além de ser um processo demorado, também é bastante trabalhoso, sobretudo por causa do backup, que precisa ser feito com muito cuidado para não deixar nenhum arquivo importante passar.


Um profissional técnico em informática, portanto, é uma excelente opção para garantir que o serviço saia com a qualidade esperada.

BringIT: tudo para seu notebook


Para garantir o desempenho do seu notebook, evitando lentidão e falhas do tipo, é essencial contar com acessórios, ferramentas, teclados, mouses, adaptadores e muito mais, com procedência garantida e segurança para sua máquina.


Na bringIT você tem isso e muito mais com os melhores preços do mercado e ainda com um grande diferencial: os custos de frete ficam por nossa conta em caso de incompatibilidade com seu notebook. Acesse o site e confira todos os produtos disponíveis.

Precisando formartar seu notebook e não tem onde fazer o backup? Confira os SSD’s externos mais vendidos na bringIT:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *