ícone compartilhar redes sociais

Placa mãe: o que é e para que serve

Welysson

A placa mãe é uma parte vital para qualquer computador. Seja para quem quer montar um novo computador ou para quem quer substituir alguma peça para dar aquela turbinada, é essencial entender sobre essa peça.

Se você está procurando por isso, você chegou no lugar certo. Ao longo desse artigo, nós vamos te ensinar o que é a placa mãe, para que ela serve, suas características e principais componentes. Então fique atento, vamos lá?!

O que é a placa mãe?

Para quem não sabe, a placa mãe é a parte do computador onde todos os componentes são interligados. Isso é, é a ponte de conexão entre toda a operação do seu sistema. Ela é a peça principal do seu computador e contém diversos soquetes que a conectam a outras placas, como a placa de som ou de vídeo, por exemplo.

Pense na placa mãe como o sistema nervoso do seu computador. No nosso corpo, esse sistema opera pela transmissão de sinais pelos nervos e neurônios até os órgãos. Estes, por sua vez, usam esses sinais para realizar as funções de todo o nosso corpo, mantendo o funcionamento dos nossos sistemas.

Pois bem, a placa mãe opera de uma forma bem parecida. Isso porque ela é formada por diversos circuitos que funcionam como os nervos do seu computador, levando dados para os componentes envolvidos em cada ação que acontece. Ou seja, é nela que as partes do seu computador trocam as informações que fazem com que o sistema funcione da forma que você vê na sua tela.

Para que serve a placa mãe?

Como você aprendeu antes, é na placa mãe onde todas as partes do computador se conectam. Por isso mesmo ela é uma das partes mais importantes do seu computador. Agora resta entender para que ela serve. Vamos lá?

Pois bem, você já parou para pensar que quando você dá um clique no seu mouse essa informação precisa ser passada para todas as peças envolvidas nesse comando? Isso é, o seu processador, a sua placa de vídeo e o seu HD são apenas alguns dos componentes envolvidos nessas ações que precisam receber essas instruções.

É para isso que serve a placa mãe. Por ela que passam todas essas informações antes delas irem para as partes necessárias para que as ações aconteçam na sua tela. É por isso, aliás, que ela é chamada de “mãe”, já que ela funciona como o centro de suporte para todo o funcionamento do computador.

Além disso, a placa mãe também é ligada ao cabo da fonte de energia. Dessa forma, ela também tem o papel vital de distribuir a energia que alimenta os componentes do seu computador.

Placas on-board e off-board

Caso você já tenha feito pesquisas sobre placa mãe, é possível que já tenha se deparado com os termos onboard e off-board. Trata-se, então, de uma diferenciação que merece nossa atenção.

Pois bem, as placas on-board são aquelas que têm seus componentes integrados à própria placa mãe. Ou seja, partes como a placa de vídeo, a placa de som ou a placa de rede são conectadas de forma direta à placa mãe. Uma vantagem é o preço, que é bem mais em conta. Por outro lado, placas on-board compartilham a sua capacidade com esses componentes, o que prejudica o desempenho do computador.

As placas off-board, por sua vez, têm componentes independentes. Normalmente conectados aos slots de expansão, esses componentes funcionam, então, por conta própria. Dessa forma, a vantagem é o seu alto desempenho, o que é compensado pelo preço mais elevado.

Principais componentes da placa mãe

Se você chegou até aqui, você já sabe que existem diversos componentes ligados à sua placa mãe. Dessa forma, para entender tudo sobre o assunto, cabe também saber quais são os principais entre esses componentes, não é mesmo? Então fique ligado para entender bem quais são eles e para que servem.

Processador

Os processadores são conectados nos soquetes da placa mãe e funcionam como o cérebro do computador, rodando os programas instalados. No entanto, é importante lembrar que o encaixe para esse componente não é feito para qualquer processador e sim para um modelo específico.

Cada processador, aliás, possui capacidade de processamento, quantidade de memória e diversas outras características específicas diferentes. Por isso, é importante fazer essa escolha muito bem antes de procurar por uma placa mãe compatível.

Memória RAM

A memória RAM é a responsável por guardar dados de execução dos problemas. Elas possuem tipos diferentes, sendo o DDR o mais usado hoje em dia. Além disso, elas também possuem velocidades diferentes.

Tudo isso é muito importante porque os encaixes da placa mãe também suportam tipos e velocidades específicas. Então lembre-se de ficar atento a esses aspectos.

Chipset

O chipset é uma parte muito importante porque ele controla funções como memória, rede, som e outros dispositivos. Em placas atuais, aliás, é comum que você encontre dois chips fazendo essas funções, um como ponte norte e um como ponte sul.

A ponte norte é responsável pela comunicação do processador com a memória, bem como a velocidade dessa troca. Da mesma forma, ela também faz o barramento AGP, que tem alta velocidade. Por se tratar de um trabalho pesado, ela tende a produzir bastante calor e, por isso, requer um dissipador.

Já a ponte sul controla os dispositivos de entrada ou saída, como as interfaces IDE que ligam certos componentes ao processador. As placas on-board que vimos antes, aliás, tem o controle de alguns dispositivos como o som feito por essa ponte.

Slots de expansão

Os slots de expansão funcionam como portas para adicionar novas funções ao seu computador. Dessa forma, através deles, é possível adicionar placas de vídeo, placas de redes ou placas de som, por exemplo.

Grande parte das placas de vídeo oferecem slots do tipo PCI-Express. Esses possuem diversos tipos que oferecem vários tipos de recursos. A diferenciação vem principalmente pela quantidade de pinos, que em maior quantidade oferecem larguras de banda de memória maiores.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre placa mãe, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Veja alguns itens em nosso site para fazer a manutenção do seu notebook:

2 respostas

  1. Ha 26 dias deixei minha CPU em um sssistencia local e depois de tanto tempo me dissram ontem que o problema era a plsxa mãe. Precisa tanto tempo para tal diagnostico? Maquina reiniciando com frequencia!

  2. Olá!

    Para obter um diagnóstico referente ao problema no equipamento, em algumas situações pode ser mais rápido ou não. Depende de diversos fatores, inclusive a demanda da assistência técnica.

    Sempre recomendamos procurar uma assistência de sua confiança, para obter um resultado geral melhor diante das situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *