icone de compartilhar

Part Number: o que é e onde encontrar

Welysson

Com a popularização dos computadores e dos notebooks, é cada vez mais comum precisarmos de realizar algum tipo de troca ou substituição, como baterias, telas e teclados. Afinal pequenas avarias podem acontecer devido a acidentes ou mesmo tempo de uso e na maioria esmagadora das vezes vale muito a pena realizar as substituições de peças. Para quem gosta de realizar os reparos por conta própria, um dos fatores que é preciso observar é o Part Number. 


Neste contexto, um dos pontos que merece atenção na hora de realizar consertos é o Part Number, isto é, uma combinação de letras e números utilizada pela indústria para identificar algumas peças de computadores. 


O Part Number funciona como um código interno e externo de identificação, assim dentro das indústrias ele contribui para controle de estoque e fabricação dentro dos padrões, e no mercado, ele permite a correta identificação da peça e evita erros na hora de se realizar consertos e substituições. A partir do Part Number é possível garantir a substituição correta e compatível das peças.


Este texto visa esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Part Number para evitar erros e garantir a segurança na hora de realizar pequenos reparos e substituições.

O que é Part Number?


Como dito anteriormente, o Part Number é uma sequência alfanumérica escolhida e padronizada pelos fabricantes de peças para computadores para identificá-las. É um código único para cada peça daquele modelo específico.


Dentro das fábricas de componentes eletrônicos o Part Number facilita os controles de estoque e os inventários, assim como possibilita que diferentes empresas produzam peças com as mesmas especificações técnicas. 


Ou seja, a indústria se baseia no Part Number para produzir determinadas peças mantendo as mesmas especificações, assim, fornecedores diferentes são capazes de produzir as peças.


Já fora do ambiente fabril, o Part Number garante a compatibilidade das peças, especialmente nos casos de trocas e substituições, não deixando margem para dúvidas. Portanto, é a partir do Part Number que se torna possível encontrar peças para substituições similares e compatíveis.


No caso do consumidor final, o Part Number pode ser útil também para se encontrar um local apropriado para assistência técnica.


Logo, antes de comprar peças como telas de computadores, baterias e teclados para realizar substituições, verifique o Part Number, evitando riscos e dores de cabeça de acabar comprando a peça errada.

Como encontrar o Part Number?


Primeiro ponto ao procurar o Part Number do seu notebook ou de alguma peça, é que ele pode aparecer descrito como: PN, P/N, part no, ou part #. Normalmente, ele fica em alguma etiqueta e dependendo da peça pode ser necessário desmontar o notebook para conseguir visualizá-la.


No caso das baterias, além das abreviaturas já mencionadas, o Part Number pode vir identificado também como: Model Number, SKU, P/N, M/N, PA, Replace, Type ou Model; ou simplesmente o Part Number pode não estar identificado e aparecer somente o código. Normalmente, o código estará visível ou será necessário retirar a bateria para encontrá-lo.


É muito comum ser necessário substituir uma bateria de um notebook, afinal toda bateria tem uma determinada vida útil, isto é, um intervalo de tempo em que há um bom funcionamento ou uma operação plena íntegra. Se a bateria não tem quase nenhuma durabilidade quando não está conectada na tomada, é um sinal que está na hora de substituí-la. 


O sistema operacional do Windows também costuma emitir alguns alertas e é uma função que pode ser verificada nas configurações do computador ou notebook. 


Em geral, quando se coloca na ponta do lápis o preço de um notebook novo e o valor da bateria e da mão de obra, vale muito a pena trocar a bateria. Com a substituição, é possível garantir mais tempo de uso do notebook e mais conforto, dado que será possível utilizá-lo sem estar o tempo todo perto de uma tomada.


Quando se trata do teclado, é mais provável que seja necessário retirar o teclado para conseguir verificar o Part Number. Os casos mais comuns de necessidades de substituição de teclados são oriundos de acidentes com bebidas  e alimentos entornadas, desgaste de alguma tecla, acúmulo de poeira, teclas agarradas ou outros tipos de incidentes.


Já nas telas do notebook será necessário desmontar – observe bem se tem algum parafuso para ser solto ou se basta desencaixar.


Cada tipo de computador pode ter uma forma de retirar a tela, tome cuidado para não danificar o notebook ao desmontar, normalmente será necessário retirar a bateria, remover o HD – após soltar os parafusos com auxílio de uma chave Torx, a placa wireless e o pente de memória, e depois remova os parafusos escondidos no compartimento de memórias. A chave Torx é mais segura do que uma chave de fenda, porque ela evita que o parafuso se desgaste. Em seguida, solte o protetor do teclado.


No caso das telas, as avarias mais comuns são arranhões, telas queimadas por inteiro ou em alguma faixa, ou mesmo quebradas após algum acidente ou quedas. Assim como no caso da bateria, vale a pena trocar as telas e aproveitar o notebook por mais tempo.

Qual a importância de se verificar o Part Number?


É o Part Number que vai garantir a compatibilidade da peça, seja ela uma tela, bateria ou teclado a ser substituída. 


Para além do tamanho das peças, existem algumas especificidades que serão abarcadas pelo Part Number e vão garantir o bom funcionamento.


Caso você precise substituir alguma peça verifique o Part Number e faça sua compra com segurança e tranquilidade na BringIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *