ícone compartilhar redes sociais

Fonte paralela para notebook: como saber se é segura?

Welysson

Caso a sua fonte tenha dado defeito e você se preocupa com a vida útil do seu notebook, uma grande dúvida deve ter surgido em sua cabeça: Como sei se uma fonte paralela é realmente segura?


A fonte paralela é um componente seguro sim, mas depende de alguns fatores, principalmente, a procedência do produto.


Nesse conteúdo nós vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a segurança das fontes paralelas de notebook.



O que é uma fonte paralela de notebook?



A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto e oferece as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente e o pino, geralmente, por um preço mais acessível.


Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, mas oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.


Essa ideia de que uma fonte paralela é diferente ou tem menos qualidade que uma fonte original é muito comum, mas a verdade não é bem assim.



Diferenças entre fonte original e paralela



Como você deve imaginar, a maior parte dos componentes é fabricada na China, ou seja uma fonte paralela ou original tem os seus componentes com origem no mesmo lugar.


Sendo assim, uma das principais diferenças entre esses dois tipos de fonte, é o peso que uma marca possui numa fonte original.


E é aí que mora o perigo! Por uma fonte paralela não possuir nenhum tipo de marca, ela tem um preço mais atrativo, o problema é que alguns fabricantes ou lojistas acabam se aproveitando disso e colam etiqueta com alguma marca em uma fonte paralela, enganando os consumidores.


Mas para que você não passe por esse tipo de problema, separamos alguns pontos de atenção na hora de comprar a sua fonte paralela.



Como saber se a fonte paralela é segura?



Seguindo os passos abaixo você terá uma maior chance de acertar na escolha de uma fonte paralela 100% compatível com o seu notebook. E mais importante, segura para você e seu aparelho. Vamos lá!


Verifique a confiança na loja



Assim como você confia na marca do seu notebook, encontrar um local confiável para realizar a compra é essencial.


Dê preferência para lojas que trabalham com fornecedores qualificados e que conheçam todas as etapas de fabricação da peça.


É muito importante também que o processo de importação seja legal e que esteja com todas as documentações em dia.


Analise as condições do produto. 



Sempre que uma fonte chega no centro de distribuição da loja, ela passa por diversos testes para comprovar que está funcionando e que os componentes são realmente seguros, afinal um carregador recebe muita energia e não pode superaquecer.


As condições de armazenamento são outro fator muito importante na sua análise. Além disso, verifique também a garantia oferecida pela loja e também as condições de troca e devolução.


Confira as características da fonte



Antes de escolher o tipo de fonte, é necessário prestar atenção para alguns critérios de compatibilidade do produto.


  • Pino de encaixe

Antes de tudo, é importante verificar se o pino de encaixe (também conhecido como conector) é o adequado para o seu notebook;


  • Voltagem

Depois disso, é importante que se identifique a voltagem do aparelho, que precisa ser igual ou pouco menor do que a original do produto. Nos notebooks, a tensão de entrada pode variar de acordo com cada marca. Alguns com entradas variando de 12V até 22V;


  • Amperagem

Por fim, verifique na fonte, a amperagem adequada, ela deve ser igual ou maior que a apontada. 


Então, com todas essas informações em mãos, é importante buscar por bons fornecedores para comprar a sua fonte de notebook.



Como cuidar da fonte do seu notebook?



Agora que você possui a sua nova fonte paralela, é necessário ter alguns cuidados para prolongar a sua vida útil.


Cuidados com o cabo



Certifique-se de que quando vai guardar o notebook, ou levá-lo em viagem, não enrole o cabo do carregador de qualquer maneira. A tensão constante no cabo pode danificá-lo, resultando em que ele se solte da própria alimentação, ou rasgando o isolamento do fio.


Para transportar o carregador de forma segura, coloque o cabo em um círculo e amarre-o junto com um pedaço de fita para evitar que ele se desprenda.


Utilização adequada do notebook



Sempre dê preferência para utilizar o seu equipamento em locais planos e com boa circulação de ar. 


Essa medida é importante para evitar o superaquecimento. Caso você tenha o costume de utilizar o seu notebook apoiado em um travesseiro ou outro material macio, você acaba impedindo que o sistema da sua máquina possa “respirar” corretamente, facilitando um aquecimento em sua fonte ou na bateria, ocasionando um dos principais problemas que o usuário pode enfrentar. 


Estando atento para todas as dicas desse conteúdo, você terá um notebook com maior vida útil e com alta performance. 


Onde comprar uma fonte paralela com segurança?



Neste momento, que você já não tem dúvidas sobre o que uma fonte paralela, os seus benefícios e se são realmente seguras, você deve estar se perguntando: Onde posso comprar a fonte adequada para o meu notebook?


A bringIT possui uma grande variedade de componentes para o seu notebook e garante a qualidade de todos os seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *