Você já tentou jogar algum jogo no notebook e percebeu que a imagem ficava muito lenta ou nem rodava? Quando isso acontece, o problema é a placa de vídeo, que ou sua máquina não tem ou até tem, mas não dá conta do trabalho.
Você pode estar se perguntando: “como assim?”. Neste artigo, vamos explicar o que faz a placa de vídeo e discutir quando o upgrade na placa de vídeo de um notebook é recomendada. Continue lendo para saber mais.
O que faz a placa de vídeo?
A placa de vídeo é o componente responsável pela exibição de imagens no seu monitor. Quando sua máquina não tem placa de vídeo, ela não consegue suportar a renderização na tela de vários polígonos, e o resultado é aquela imagem travando ou mesmo nem conseguir rodar o programa.
Esse componente é um acelerador gráfico que envia sinais do computador para o monitor, é o responsável pelo processamento de imagens para que você enxergue de forma mais rápida e mais bonita.
Quando você assiste um vídeo no YouTube, por exemplo, sua máquina não consume muito processador ou muita memória. Mas, quando vai jogar um jogo de última geração, com muitos detalhes e gráfico bem feito, o consumo de processador e memória é muito alto.
E isso significa que é preciso uma parte separada para dar conta desse processamento de imagens, então a placa de vídeo possui processador, memória e outros componentes exclusivamente voltados para o vídeo.
Quando você tenta rodar jogos pesados e tem uma placa de vídeo ruim, os jogos rodam com uma taxa de FPS muito baixa. FPS são frames por segundo, ou seja, imagens por segundo. E, para ter muitas imagens por segundo, é preciso muito processador e memória.
Ao ter uma placa voltada apenas para isso, sua taxa de FPS é muito maior.
Tipos de placa de vídeo
Outra coisa que você precisa entender é que há dois tipos de placa de vídeo: on board e off board.
As placas on board são mais simples e baratas e estão integradas diretamente à placa mãe, ou seja, soldadas, ali. Essas são geralmente mais fracas e servem para o básico.
As off board são fora do computador e você pode conectar à placa mãe, essas possuem grande desempenho.
Investir em processador ou placa de vídeo?
Talvez você esteja se perguntando agora se deve investir no processador ou na placa de vídeo. E a resposta é que depende. O que você quer fazer com seu equipamento?
Quem deseja um notebook mais voltado para a edição, vai precisar de programas de edição e renderização que vão exigir mais de processador, então você deve preferir esse componente.
Mas se você quer mais para game, pode investir em uma placa de vídeo mais poderosa para jogar com mais qualidade e, consequentemente, ter uma melhor experiência com o jogo.
Mas dá ou não dá para trocar a placa de vídeo do meu notebook?
A resposta para isso é não, mas depende. Mas não fique confuso, vamos explicar.
Hoje em dia, a maior parte dos notebooks são integrados. Isso significa que a placa de vídeo está lá soldada na placa mãe. Principalmente pela tendência de tentar fazer notebooks mais finos.
A parte do “depende” é que dá para trocar fazendo a dessoldagem só que, na maior parte dos casos, não vale a pena.
Isso porque você pode até remover, mas ter problemas de compatibilidade. Esse é um processo caro, que depende de material específico de soldagem e dessoldagem, portanto a maior parte das pessoas não consegue fazer em casa.
Além de ser arriscado, porque pode simplesmente não funcionar.
O que fazer, então? Nesses casos de incompatibilidade, o que você pode fazer é colocar um SSD no seu notebook, realizar a limpeza da sua máquina e trocar a pasta térmica, melhorando a retirada de calor, o que vai te trazer um desempenho melhor.
Outra saída é aumentar a memória RAM, principalmente se seu equipamento tem 4GB.
Placa de vídeo externa: é recomendada?
Vamos supor que você tem um notebook com uma configuração boa, mas a placa de vídeo não entrega um trabalho tão bom. Será que tem como colocar uma placa de vídeo externa no notebook?
Então, de novo: depende.
Primeiro, é necessário um adaptador de entrada PCI-E para colocar uma placa de vídeo externa. Outra coisa que não pode faltar é uma fonte de energia.
A fonte de energia deve ser compatível com a placa de vídeo, pois caso não seja, é possível que queime o componente e você nem vai conseguir trocar pela garantia, porque será considerado mau uso do equipamento.
Placas mais fortes demanda uma fonte de 400W, 500W para funcionar bem.
A memória da placa é independente da memória do computador, então esse não é um fator decisivo para essa escolha. Basta colocar sua placa de vídeo na porta PCI-E, ligar os cabos de energia e o HDMI.
O passo seguinte é entrar no site do fabricante e baixar os drivers atualizados.
Se sua placa é soldada, fica muito complicado e arriscado fazer o procedimento, então talvez seja melhor comprar um notebook novo, mesmo.
Vamos supor que deu certo colocar uma placa de vídeo externa: se o processador do notebook em que isso foi feito não for tão bom, talvez seja necessário um monitor extra para passar a imagem da placa de vídeo.
Percebe? Seria investir em uma placa de vídeo externa, um adaptador PCI-E e ainda correr o risco de 1) não funcionar e 2) precisar de um novo monitor.
No fim das contas, o que você precisa considerar é: vale a pena o risco?
Quem somos?
A bringIT é um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Nosso portfólio inclui um mix de produtos, de bancadas eletrônicas e estações de soldagem e retrabalho a headsets, fones de ouvido, produtos para gamers e muito mais.
Quem se interessa por informática não pode perder os conteúdos do nosso blog.
Quer conferir o que temos para você? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).