O seu notebook vem apresentando alguns problemas durante a recarga da bateria, mas você não sabe qual é o motivo disso? Pois bem, saber como testar o DC jack pode vir a ser uma opção, em busca de uma solução para isso.
Nem sempre, o DC jack é o responsável por problemas que envolvam a recarga da bateria. Mas há momentos em que é realmente essa a peça a culpada por isso.
Ao longo deste texto, nós, da BringIT, vamos lhe ensinar como testar o DC jack do seu notebook. Continue com a gente nesta leitura!
A importante função do DC jack
Pode-se dizer que o DC jack é uma daquelas peças que não são muito famosas, mas ao mesmo tempo são de vital importância para o funcionamento de um notebook. Afinal, se alguém lhe pergunta quais as peças de notebook que vêm à sua cabeça em um primeiro momento, dificilmente o DC jack vai estar na lista.
É mais provável, então, que surjam primeiro a bateria e a tela, quem sabe o teclado e o HD ou até mesmo o processador e a placa mãe. O DC jack, não… Mas, afinal, do que se trata essa peça?
Pois bem, o DC jack é a peça responsável por permitir a conexão da fonte de alimentação ao notebook. Ou seja, estamos falando de um conector, a entrada que recebe o plug da fonte de alimentação.
Assim sendo, a cada vez que você precisa recarregar a bateria do seu notebook, precisa do DC jack. Sem ele, a bateria se esvai até o fim e provoca o desligamento do seu dispositivo.
Desse modo, para que a recarga da bateria ocorra da melhor forma, o DC jack precisa estar funcionando da melhor maneira. Ou seja, sem quaisquer falhas ou problemas que possam comprometer o seu trabalho.
Além disso, vale destacar que o DC jack é uma peça muito delicada. Isso quer dizer que o mau uso, por menor que seja, pode implicar danos a ele, reversíveis ou não.
Ou seja, cabe ao usuário ter bastante cuidado no manuseio com o DC jack. Assim, ele preserva a vida útil da peça, bem como pode até prolongar esse período.
Como testar o DC jack
Felizmente, testar o DC jack, ou seja, procurar saber se ele está funcionando do melhor modo, não é uma tarefa difícil. No entanto, trata-se de uma ação importante para garantir que essa peça esteja entregando o desempenho que se espera dela.
Verifique a rede elétrica
Vamos supor, então, que, ao conectar a fonte de alimentação ao notebook e à tomada, a sua bateria não comece a recarregar. Sendo assim, o primeiro passo é verificar se a rede elétrica do imóvel em que você está está funcionando normalmente, assim como a tomada que escolheu.
Você pode, portanto, ligar algum outro dispositivo nesse e em outras tomadas. Se acaso não houver algum problema, então já descartamos a hipótese de haver algum problema na rede elétrica.
Certifique-se do estado da fonte de alimentação
Em seguida, o segundo passo é garantir que a fonte de alimentação que está usando está em boas condições. O que se pode fazer é usar algum outro carregador que seja compatível com o seu notebook.
Se acaso a bateria recarregar normalmente, então é possível que o problema esteja na sua fonte de alimentação e não no DC jack. Mas, se nem com uma outra fonte de alimentação a sua bateria recarregar, então voltemos ao DC jack.
É hora de testar o DC jack
Neste momento, o que você deve fazer é tentar identificar algum sinal de erro no DC jack. Afinal, o problema ainda pode estar em outras peças, como a bateria e a placa mãe.
É claro que o problema seja, de cara, perceptível: a bateria não recarrega. Mas, muitas vezes, o DC jack pode lhe avisar sobre alguma falha de outros modos.
Verifique, por exemplo, se há algum mau contato ao conectar a fonte de alimentação no notebook e em uma tomada. Se houver, você pode, mais uma vez, testar um outro carregador, mas, permanecendo o problema, é provável que o problema esteja com o DC jack.
Quando há mau contato, aliás, a luz LED da carga da bateria (quando há) costuma piscar de modo alternado. E esse mau contato consiste em a bateria carregar e não carregar alternadamente, sendo necessário mover o cabo da fonte de alimentação até que se encontre uma posição que permita o carregamento.
Do mesmo modo, a alta temperatura do seu notebook pode indicar alguma falha em seu DC jack. No entanto, a razão do problema pode ser outra, na bateria ou mesmo na fonte de alimentação.
Além disso, curtos-circuitos são muito perigosos. Se eles surgem quando você conecta a fonte de alimentação ao notebook ou durante o uso, retire o carregador de modo imediato e leve-o à assistência técnica.
Contar com um profissional habilitado, então, é sempre o caminho mais seguro e eficiente para saber se, de fato, o DC jack do seu notebook está com algum problema. Afinal, a assistência técnica entende muito bem do assunto!
Enfim, esperamos tê-lo ajudado nesse assunto. Agora, ficou muito mais fácil testar o seu DC jack para saber se está acontecendo algum problema com ele.
Além disso, você já sabe que a solução mais segura para esse e outros problemas que envolvam o seu notebook é, sempre, contar com o apoio da assistência técnica.
Estamos combinados, não é mesmo?