Cortana: o que é e como ela pode ajudar seu dia a dia

Cortana: o que é e como ela pode ajudar seu dia a dia

Tempo de leitura: 5 minutos

Com toda certeza, você já ouviu falar sobre a Cortana. Mas você é capaz de explicar do que se trata, para que serve e como ela funciona?

Pois bem, a cada dia, o universo das assistentes virtuais cresce mais. Não por acaso, aliás, muitas empresas de tecnologia já contam com as suas próprias, que atuam auxiliando os usuários nas tarefas do dia a dia. 

Em tempos de correria como vivemos, contar com uma assistente virtual pode fazer muita diferença. São tantas tarefas, compromissos e reuniões que, muitas vezes, não conseguimos administrar!

Ao longo deste texto, você vai descobrir tudo sobre a Cortana. O que, de fato, ela é, quando surgiu, a origem do nome, como configurá-la, algumas de suas funções e, é claro, se vale ou não a pena usá-la.

Está curioso? Então, vamos lá!

O que é a Cortana

Em algum momento, você já usou a Cortana? Tem alguma ideia de como usá-la em seu computador?

Pois bem, estamos falando da assistente de produtividade pessoal que a Microsoft desenvolveu para os seus usuários. Uma ferramenta, portanto, que se propõe a ajudar as pessoas a otimizarem o seu tempo, podendo se concentrar naquilo que mais importa.

De modo geral, então, trata-se de uma assistente virtual, tendo semelhanças com a Siri e a Alexa, por exemplo! Ah, e a sua configuração só pode ocorrer em computadores que contem com os sistemas operacionais Windows 10 ou Windows 11.

A primeira vez em que a Cortana foi disponibilizada ocorreu em 2014, no dia 2 de abril. Desde então, ela vem oferecendo aos usuários uma série de recursos, desde opções mais casuais, do dia a dia, a outras mais complexas.

Uma curiosidade da Cortana, inclusive, é que ela é a assistente pessoal e holográfica do Master Chief, o herói do jogo HALO, dos consoles Xbox da Microsoft. No game, a Cortana é uma inteligência artificial que ajuda o personagem em sua missão de salvar a humanidade contra guerras alienígenas.

Mas, voltando ao assunto, para configurar a Cortana, não há segredo algum. Pelo contrário, você só precisa abrir a opção “Configurações” em seu computador e, logo depois, clicar em “Conversar com a Cortana”.

Por fim, então, você deve definir a ativação. Assim, para usar a Cortana, basta clicar no botão que fica ao lado da barra de pesquisa do Windows. Simples, não?!

Vale a pena ou não usar?

Atualmente, a Cortana está disponível em mais de dez línguas, assim como em vários países pelo mundo. O Brasil, é claro, é um desses países.

Se acaso você pretende usar a Cortana no dia a dia, em busca de praticidade, saiba que há muito a usufruir. No entanto, a assistente virtual da Microsoft não é capaz de realizar algumas ações mais complexas.

Ou seja, o uso da Cortana se justifica se o usuário busca um dia a dia mais dinâmico e organizado. Se ele for capaz de se acostumar a usar a ferramenta por meio da voz, via microfone, melhor ainda. Afinal, desse modo ele economiza ainda mais o seu tempo.

O que é a Cortana pode fazer por você

A Cortana entrega justamente aquilo que se espera de uma assistente virtual. Se acaso você não souber o que dizer, aliás, basta perguntar o que ela pode fazer e terá uma resposta dela.

Ela pode, por exemplo, criar lembretes diversos. Sabe aquela atividade que você precisa fazer sem falta, quer seja do trabalho, quer seja faculdade? Pois bem, a Cortana te ajuda a não esquecer, emitindo um alerta na data e horário que você indicou.

Do mesmo modo, a Cortana é capaz de agendar compromissos ao usuário. Ela pode marcar reuniões pelo Microsoft Teams, por exemplo, bem como agendar consultas médicas, assim como outros eventos em seu calendário.

A assistente virtual da Microsoft também pode lhe informar a previsão do tempo, quer seja para o dia, quer seja para o restante da semana. Ou seja, com ela você sabe se é uma boa ideia ou não viajar para a praia, não é mesmo? Nada de ser surpreendido por uma chuva, por exemplo!

Ela ainda é capaz de abrir aplicativos, sem que você precise clicar em nada, e de enviar mensagens de texto, se você tiver um Windows Phone ou a Cortana instalada em seu iPhone. Praticidade ao seu alcance!

Da mesma maneira, a Cortana pode configurar alarmes para o usuário e localizar dados e informações. Se já não bastasse, ela pode tocar músicas a partir do Groove.

Além disso, a assistente virtual é capaz de lhe apresentar rotas para destinos variados, assim como fazer buscas na internet e em arquivos pessoais. Por fim, mas não menos interessante, a Cortana pode falar sobre si mesma. Pergunte, por exemplo, quem é ela. Ou peça para que ela cante uma música; as respostas, muitas vezes, são bem divertidas.

É ou não uma ferramenta prática para o seu dia a dia?

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre a Cortana, assistente virtual da Microsoft, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja que está há mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *