Conheça a tecnologia das baterias que “respiram”

Tempo de leitura: 2 minutos

 

A tecnologia cada vez nos surpreende mais. E no mundo das baterias não é diferente, já pensou em uma bateria de notebook que utiliza um sistema que faz ela “respirar”? Ao que tudo indica esse será o futuro das nossas baterias. A IBM, conceituada empresa no ramo de soluções para a tecnologia, em parceria com duas outras renomadas empresa a Kasei e Central Glass, desenvolveu um sistema novo para o fornecimento de energia.

A bateria “lítio-ar” está sendo desenvolvida desde o ano de 2009 e consegue abastecer energia para um carro se locomover por até 800 km sem ser recarregada, atualmente as baterias dos carros elétricos fornece a autonomia de 160 km.

O grande problema inicial era a pequena vida útil que a bateria apresentava, muito menor do que as baterias de notebooks, o erro ocorria devido à reação do oxigênio com a solução que faz a condução da energia. Com a ajuda do supercomputador da IBM feito através do projeto Blue Gene, diversas simulações de reações químicas foram realizadas, até que fosse encontrada uma substância que não reagisse com a condução. A solução encontrada foi a reação entre o oxigênio com o peróxido de lítio gerando lítio e energia elétrica. O grande segredo desse processo é que quando está carregada a bateria, ocorre à inversão do processo e a liberação do oxigênio. Dessa forma ocorre a “respiração” da bateria.

bateria para notebook íon

A grande intenção desse projeto é achar uma solução para a possível falta da gasolina como combustível que poderá ocorrer nos próximos anos. Toda essa tecnologia somente foi possível ser criada graças principalmente aos dois “materiais do futuro” o grafeno e o nanotubos de carbono

 

A empresa tem a intenção de apresentar um protótipo no ano de 2013, mas para a nossa alegria liberou um vídeo de apresentação da tecnologia

 

Já pensou essa tecnologia nas nossas baterias para notebooks? Acabar com o problema de carregar notebooks, encontrar uma tomada para o carregamento ou quando nós perdemos a nossa fonte e ficamos sem bateria!

 

banner-precisando-de-bateria-de-notebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *