Como tirar print no notebook? Confira o passo a passo

Tempo de leitura: 5 minutos

Precisa tirar um print da tela do notebook e está em dúvida de como fazer e de quais passos seguir? Aqui você vai aprender o passo a passo e vai conseguir tirar todas as dúvidas para poder fazer o print sempre que quiser.

Confira!

O que é um print?

O print, como é mais conhecido, tem o nome de Print Screen, que quer dizer captura de tela. Ou seja, é como se fosse uma foto realiza da tela do seu notebook, só que sem a necessidade de apontar uma câmera para a tela, pois o próprio sistema do notebook, como no caso de um notebook Dell ou de outra marca, pode realizar.

Com o print, o que estiver sendo exibido na tela é capturado em alta qualidade, bem como você tem a opção de realizar edições e salvar da forma como achar melhor.

Homem com sua mão sobre um teclado tirando um print no notebook

Para isso, existem algumas formas diferentes de como fazer um print, a depender de como você achar mais simples e rápido, Veja logo abaixo um passo a passo de uma das formas mais fáceis.

Passo a passo de como tirar print no notebook

1- Localize a tecla Prt Sc

Primeiramente para você saber como tirar print no notebook, é preciso localizar no teclado a tecla Print Screen. Normalmente ela tem escrito a abreviação Prt Sc e fica localizada na parte superior direita do teclado do notebook, como nessa versão.

2- Pressione Ctrl Prt Sc

Depois de localizar a tecla que proporciona a captura da tela, você precisa pressionar a tecla Ctrl juntamente com a tecla Prt Sc. Ao fazer isso, o computador irá registrar a captura da tela e você já pode ficar tranquilo que metade do trabalho já foi realizado e o print já foi feito, mesmo que aparentemente não tenha acontecido.

3- Abra o Paint

Para que você consiga realizar o próximo passo que é a parte de salvar a captura já feita, é preciso utilizar um dos programas que o Windows possui instalado, que é o Paint, aquele programa de desenho que provavelmente você já conhece.

Para abrir esse programa basta que você clique no menu iniciar do notebook, que fica no canto esquerdo inferior da sua tela. Quando clicar, vai aparecer uma série de opções. Se o Paint não estiver visível ali, aperte a letra P que o computador irá mostrar as opções com essa letra e vai facilitar de você localizar o programa que deseja.

4- Pressione Ctrl V

Pois bem, com o Paint já aberto você vai colar o print que foi feito. Para isso é só clicar Ctrl V ao mesmo tempo. Com isso, você vai ver que a captura de tela aparecerá no Paint e já vai estar pronta para salvar.

5- Clique em Arquivo, salvar como e escolha a versão de arquivo de deseja salvar

Com o print já na tela do Paint, o passo que precisa ser feito é salvar no notebook a captura de tela. Para isso, vá até a parte esquerda superior da tela e clique em Arquivo. Em seguida clique em Salvar Como e escolha qual o formato que você deseja ter o print.

Como é uma imagem, normalmente o melhor formato para salvar um print é o JPEG, pois ele é o formato oficial de foto.

Portanto, clique em JPEG ou no formato desejado e uma janela abrirá para que você escolha onde deseja salvar e com que nome deseja que o print sessa salvo.

6- Escolha o local e o nome

Na janela que abrir você pode escolher o destino que quer que seu print seja salvo. Pode ser na pasta imagens, documentos ou em alguma pasta criada por você. Depois de selecionar o destino, digite o nome que deseja que o arquivo possua no local onde diz Nome do Arquivo.

7- Clique em salvar

Pronto. Esse é o último passo para que você saiba como tirar print no notebook. Depois de clicar em salvar, a captura de tela estará salva no local onde você indicou no passo anterior e com o nome escolhido no passo anterior.

Agora já é possível fechar o Paint que o trabalho já está finalizado e salvo em segurança. Se quiser conferir, basta ir até o local onde você salvou o print e verificar que o arquivo com o nome escolhido está lá esperando por você.

Viu como é fácil?

Outras dicas

Nessa mesma forma de como tirar print no notebook, é possível editar o print antes de salvar. Para isso, enquanto você está no Paint e ainda não salvou o arquivo, basta olhar as opções de edição que o Paint disponibiliza na parte superior.

Você pode recortar para salvar somente uma parte da captura de tela, pode desenhar ou escrever algo em cima e até mesmo aumentar o diminuir o tamanho.

Além disso, se você não quer escolher a pasta de destino e o nome do arquivo, há outra forma de como tirar print no notebook sem que precise utilizar o Paint.

Para isso, ao invés de pressionar as teclas Ctrl Prt Sc como dito no passo a passo, você pode pressionar Windows Prt Sc. Nesse caso, a captura de tela vai ser salva de forma automática na pasta Imagens que já existe em seu notebook e que é padrão do sistema operacional.

E se está em dúvida de qual é a tecla Windows, pois ela não possui o nome ou abreviação de nome escrito na tecla, não se preocupe, pois é muito fácil de encontrar. Essa tecla é aquela com a logo do Windows que é uma janela. Ela fica posicionada no canto esquerdo inferior do seu teclado, próximo das teclas Ctrl, Fn e Alt.

Dessa forma, você consegue ter duas maneiras de como tirar print no notebook, uma mais completa onde é possível escolher o destino, escolher o nome e até mesmo realizar edições antes de salvar o print.

Na outra forma, a forma é mais prática e já fica tudo pronto e salvo somente pressionando três teclas.

Portanto, você escolher a forma como fica melhor de como tirar print no notebook e pode salvar quantas capturas de tela quiser e forem necessárias no seu dia a dia.