Como melhorar a ergonomia no home office?

Como melhorar a ergonomia no home office?

Tempo de leitura: 5 minutos

O home office está no cotidiano de muitas pessoas e saber como manter a saúde e a produtividade nessa modalidade de trabalho, é essencial. Por isso existe a ergonomia que estuda as condições e o ambiente de trabalho para oferecer máximo conforto à pessoa. E no home office a ergonomia também precisa ser observada. Sabe como melhorar a ergonomia no home office? Veja agora mesmo!

Importância da ergonomia

Não é porque uma pessoa está trabalhando em casa que as condições de trabalho e tudo que envolve as atividades pode ficar em segundo plano. Na sede da empresa, no escritório ou em qualquer outro local de trabalho, o ambiente é todo desenvolvido para que o profissional tenha condições adequadas de executar as tarefas.

E essa é a importância da ergonomia: definir e adequar as condições de trabalho, a organização e o ambiente em si, de acordo com as peculiaridades de cada local e cada tipo de função. Com isso, você já pode observar que a ergonomia deve ser personalizada e não apresenta regras iguais para todas as pessoas.

O ideal é que cada ambiente de trabalho seja analisado para que a melhor ergonomia seja aplicada, o que vai proporcionar melhora considerável na qualidade de vida do profissional, no rendimento do trabalho e em diversos aspectos da rotina.

Tamanha é a importância da ergonomia no trabalho que existe uma norma regulamentadora que prevê a necessidade de observar regras e padrões ergonômicos de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.

Pois bem, agora que você já sabe da importância da ergonomia, deve estar se perguntando como pode melhorar a ergonomia home office, já que muitas pessoas desenvolvem suas atividades a partir de suas casas.

Saiba que é possível, mesmo em home office, melhorar a ergonomia e ter um ambiente de trabalho mais produtivo, organizado e adequado à saúde. Para isso, algumas dicas foram separadas logo a seguir.

Como melhorar a ergonomia home office

Primeiramente é preciso ver o tipo de trabalho que é desenvolvido home office. Trabalhos em que a pessoa precisa ficar muitas horas em frente a um computador e sentada frente a uma mesa, são os mais comuns.

Em geral, atualmente, a maioria dos trabalhos home office são desenvolvidos dessa forma, pois, afinal de contas, é por meio da internet e dos meios digitais que a dinâmica do home office se torna possível.

Nesse contexto, você precisa analisar algumas questões, como:

• Luminosidade do ambiente;

• Tipo de cadeira utilizada;

• Tipo de mesa utilizada;

• Horários;

• Rotina;

• Posicionamento do notebook;

• Postura.

Se você estivesse trabalhando fora de sua casa, provavelmente seguiria rotinas e horários fixos. Isso é fundamental para a melhora da ergonomia no home office, pois você precisa definir padrões para delimitar as atividades de trabalho e diferenciar dos momentos de lazer que acabam ocorrendo no mesmo local.

Além disso, cuidar para ter uma mesa adequada e uma cadeira confortável é essencial para melhorar a ergonomia e ter uma boa produtividade no trabalho.

No entanto, uma das coisas que mais precisa de cuidado é o posicionamento do notebook ou computador, além de sua postura. A ergonomia estuda formas de adaptar os meios de trabalho, como os aparelhos, por exemplo, com o ambiente e o trabalhador. Tudo precisa estar alinhado para que os resultados sejam positivos e não prejudiquem sua saúde.

Dentro disso, além de tudo que já foi mencionado, é possível melhorar a ergonomia home office cuidando do posicionamento de seu notebook. E para que seja possível, existe um acessório que é simples, oferece ótimo custo-benefício e pode melhorar muito sua rotina.

Esse acessório é o suporte de mesa para notebook, como a base suporte regulável. Esse acessório funciona da seguinte forma, você coloca o notebook em cima dele e ajusta na altura que ficar mais confortável para você.

Para melhorar a ergonomia home office o ideal é que a tela do notebook fique na altura de sua cabeça, de forma que não seja preciso baixar ou levantar a cabeça para ver a tela. Desse modo, sua postura fica ereta e você evita uma série de problemas de saúde. Quando isso não é observado, é comum aparecerem dores musculares, dores na nuca e nas costas, pois você acaba por exigir muito esforço da coluna ao não cuidar do alinhamento do notebook.

Além disso, esse acessório pode fazer com que sua produtividade aumente e o dia renda mais, já que com a postura adequada, você não vai sentir dores ou cansaço constante. E não há nada mais chato e desconfortável do que ter que trabalhar com dor. Por isso, verifique sua estação de trabalho e acrescente o suporte entre os acessórios de uso diário.

Outra maneira de melhorar a ergonomia home office é apostando em um modelo mais robusto e personalizável de suporte para notebook, que é o modelo de mesa articulada. Esse modelo permite que você articule as pernas do suporte de maneira que consiga deixar o notebook bem baixo ou mais alto, pois ela tem maior capacidade de regulagem.

E isso é ideal para que você consiga adaptar e melhorar a ergonomia de acordo com a altura de sua cadeira e de sua mesa. Assim, independentemente do tipo de mesa que você usa, consegue ajustar a posição e sua postura de maneira satisfatória.

Preste atenção na ergonomia

Aplicando as dicas mencionadas aqui você consegue melhorar bastante a ergonomia home office e ter um rendimento muito melhor e mais adequado no trabalho. Porém, é importante que você preste atenção nessas questões ao longo do dia e não esqueça de realizar os ajustes sempre que perceber má postura, luminosidade fraca ou excessiva e posicionamento errado do notebook.

Para que a ergonomia de seu home office seja cada vez melhor é indispensável prestar sempre atenção no ambiente e delimitar o espaço e o tempo que você permanece exercendo suas atividades.

Dessa forma, com o suporte bem ajustado, postura adequada e o ambiente melhorado, com certeza você vai sentir aumento de desempenho e vai ter uma qualidade de vida muito mais satisfatória no decorrer do cotidiano.