Homem instalando um SSD no PC

Como instalar o SSD no PC

Instalar um SSD no seu computador é fundamental quando o objetivo é potencializá-lo, transformando-o em um equipamento mais rápido e eficiente, seja para as funções básicas do dia a dia ou até mesmo para jogos.

Por sorte, fazer isso por conta própria é muito mais simples do que se imagina. Para isso, não é preciso trabalhar com computadores ou ser um grande gênio da informática, acredite!

Portanto, se você deseja se aventurar e instalar o SSD no pc em casa, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber, incluindo cuidados e precauções. Para ter acesso a essas informações, basta ler este artigo do começo ao fim, combinado?

Cuidados básicos antes de instalar um SSD

Se você já abriu o seu computador para fazer um upgrade ou apenas por curiosidade, deve saber dos cuidados necessários antes de tocar em qualquer um de seus componentes. Mas, se você ainda é novo nesse universo, saiba que é preciso ficar de olho em todos os detalhes quando se está mexendo com um dispositivo como esse, afinal, qualquer ação errada pode comprometer o seu equipamento definitivamente.

As precauções que precisam ser tomadas antes de instalar o SSD no pc em casa estão descritas abaixo.

  1. Desligue todas as fontes de alimentação

  2. Por mais óbvio que isso possa parecer, muita gente acaba esquecendo, no momento de afobação, de desligar qualquer fonte ligada ao computador.
    Essa etapa é fundamental, já que pode evitar choques tanto no usuário quanto nos componentes do dispositivo.Fique de olho na estática

  3. O ideal, nesses casos, é utilizar um tapete antiestático para evitar danos elétricos aos componentes e peças do computador. Atenção! Não negligencie essa etapa, afinal, prejuízos nunca são uma boa ideia.
    Também é importante retirar qualquer acessório metálico que você estiver usando, já que a estatística também passa através dos mesmos.Mantenha a organização do seu espaço de trabalho

  4. Escolha uma superfície grande, onde seja possível organizar cada componente retirado do computador em seu devido lugar. Os cabos, parafusos e ferramentas também devem estar separados para não causarem uma confusão desnecessária na hora da instalação.Leia todas as instruções do fabricante

O ideal é localizar o manual de instruções do seu computador e do componente que será instalado para que não haja nenhum problema de compatibilidade.

Aprenda a instalar o SSD no seu computador

Finalmente chegou a hora de instalar o SSD no pc. O processo de instalação é bastante simples, sendo dividido em pouquíssimas etapas. Ainda assim, é importante ficar atento em todas elas. Vamos aos passos:

  • Prepare o seu computador: em outras palavras, remova os painéis laterais do gabinete e selecione o compartimento de unidade removível ou o local onde ocorrerá a montagem. Depois de escolher a posição em que o seu SSD ficará, é hora de passar para a próxima etapa;

  • Faça a conexão com a placa-mãe: com o SSD já colocado no lugar selecionado, é necessário conectá-lo à placa-mãe. Para isso, basta utilizar dois cabos de alimentação. Lembre-se que o cabo do próprio SSD irá diretamente na fonte de alimentação;

  • Monte seu SSD no compartimento correto: nesta etapa é preciso ter os parafusos em mãos, além de uma pequena chave de fenda. Dentro da caixa pertencente ao gabinete você verá pequenos buracos específicos para a montagem do dispositivo. Posicione o SSD no lugar e aperte cada um dos parafusos.

Agora, basta fechar o gabinete, colocá-lo no lugar e religar os cabos de alimentação. Pronto, o processo de instalar o SSD no pc está completo.

Instalando o SSD no notebook

Como vimos, instalar o SSD no pc é bastante simples, podendo ser feito em casa sem nenhum problema ou conhecimento prévio. Mas, e quanto aos notebooks? Será que esse processo é tão fácil quanto o anterior?

No geral, os notebooks podem ser difíceis de atualizar, isso porque, o processador, a placa-mãe e a placa de vídeo costumam ser instalados em um único pacote, logo, se um desses componentes falhar, é difícil trocá-lo, sendo necessário substituir os outros dois em conjunto.

No entanto, o armazenamento pode ser mexido, basta trocar o disco rígido pela unidade de estado sólido. Se você pretende se aventurar nesta tarefa, saiba como fazê-la da melhor maneira possível a seguir:

  • Escolha uma superfície plana e com ótima iluminação para realizar o processo;

  • Coloque seu notebook de cabeça para baixo e desconecte todos os cabos de alimentação;

  • Retire a bateria, de preferência com ela descarregada;

  • No interior do notebook você provavelmente verá um painel de plástico coberto por diversos parafusos;

  • Aliás, fique atento ao interior do notebook, pois alguns modelos não possuem uma parte específica e visível para colocação de armazenamento, o que faz com que o usuário tenha que remover toda a parte interna para ter acesso à mesma;

  • Pegue uma tigela ou um saco plástico para colocar os parafusos, com o objetivo de não perdê-los;

  • Remova todos os parafusos que estiverem na região indicada e levante com cuidado o painel utilizando um objeto pontiagudo, como uma faca, por exemplo;

  • Lembre-se que este painel deve ser removido com muita atenção, para não quebrá-lo e gerar prejuízo;

  • Em seguida, a região do HD ficará exposta;

  • Puxe a unidade para fora e para cima, até conseguir removê-la;

  • Caso haja algum conector, lembre-se de separá-lo antes do processo;

  • Coloque o SSD no suporte e utilize os parafusos removidos para prendê-lo no lugar;

  • Então, basta deslizar a unidade de armazenamento novamente para o compartimento do notebook e conectá-la ao cabo usado pela unidade antiga;

  • Recoloque o painel em seu devido espaço, prenda-a com os parafusos e ligue o notebook novamente na tomada.

Pronto, agora além de saber como instalar o SSD no pc você também aprendeu a fazê-lo em seu notebook. Colocando cada um desses passos em prática e tomando todos os cuidados necessários, a tarefa será realizada com sucesso!

Procurando por um SSD para o seu computador? Então, venha conhecer a loja online da bringIT! Aqui, além dos melhores produtos do mercado, você também tem acesso a um atendimento único, que lhe auxilia na hora da escolha de cada item.


newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles