ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook acer boot

Como fazer tela de boot notebook samsung?

Welysson

Dependendo da marca e modelo do notebook, a forma de fazer tela de boot é diferente. É o caso dos notebooks Samsung que possuem acesso de boot de formas diferentes de outras marcas.

Por isso, saiba como fazer tela de boot em notebook Samsung e esteja sempre preparado para alterar configurações e corrigir falhas quando for preciso.

notebook com tela de boot

Para que serve a tela de boot

Inicialmente é importante falar sobre o que é e para que serve a tela de boot, que apesar de ter um caminho diferente em cada marca e até mesmo entre modelos de uma mesma marca, a finalidade de entrar em boot é a mesma.

Boot é um termo utilizado em inglês que diz respeito ao processo de inicialização que um computador realiza logo que a tecla de ligar é acionada. Com isso, começa o carregamento do sistema operacional que o computador possui instalado para que o usuário possa começar a usar o computador.

Durante esse processo, se você não o interromper, ocorre um teste de hardware para que o sistema operacional seja, de fato, iniciado. O processo somente é considerado totalmente concluído quando o usuário passa a conseguir utilizar o notebook.

Ocorre que, logo quando o processo de inicialização é indicado, você pode intervir e acessar uma tela de configurações.

É por meio dessa tela de boot que você consegue realizar reparos, formatação e alterar diversas configurações do sistema. Por isso, é essencial saber como acessar a tela de boot.

Existem diferentes formas de entrar na tela boot, e é fundamental prestar atenção nos momentos de pressionar as teclas, quando você precisa pressionar apenas uma vez e quando precisa pressionar de forma repetida.

Esses detalhes farão total diferença no resultado da tela boot, pois se o passo a passo não for seguido de forma completa, a tela de boot não aparecerá e você não conseguirá realizar o reparo de que necessita.

Acesse a tela de boot pelo USB

Dependendo do modelo do seu notebook Samsung, essa pode ser a única forma de conseguir dar boot. Modelos mais recentes estão vindo com bloqueios de boots para evitar que o notebook seja alterado.

No entanto, por meio do USB se torna possível dar boot. Para realizar, siga o passo a passo a seguir.

1- Inicialmente, desligue o notebook por meio do botão de energia;

2- Após, ligue outra vez, mas enquanto o notebook inicia você precisa pressionar a tecla F8, F10 e Delete várias vezes e ao mesmo tempo; Essas teclas ficam na parte superior do teclado Samsung, independente do modelo.

3- Você vai notar que uma tela se abrirá e nela você precisa selecionar a opção que diz Enter Setup. Para fazer isso, use as setas do teclado;

4- Após, abrirá o Setup do notebook e você verá a opção Boot, que deve ser selecionada. Nesse momento já é possível utilizar o mouse para a seleção da opção;

5- Pronto, você tem acesso ao boot. Depois de alterar as configurações desejadas, clique em Save e conecte o pen drive e clique em Yes para salvar e realizar a reinicialização;

6- Por fim, quando começar a reinicializar, use a mesma combinação de teclas da primeira vez para acessar na BIOS e vá até a opção do pen drive para dar Boot.

notebook com tela de boot

Acesse a tela de boot com F2

Não são todos os modelos Samsung que exigem que o boot seja realizado da forma descrita acima. Existem modelos onde você pode fazer a tela de boot seguindo outros passos.

1- Inicialmente, se certifique que o notebook esteja totalmente desligado. Ligue o notebook e preste atenção ao momento em que aparecer o logotipo da marca. Assim que o logotipo aparecer, você precisa apertar a tecla F2;

2- Você vai ver que aparecerá a tela da BIOS, nesse momento utilize as setas do teclado para navegar até o menu e selecionar a configuração desejada;

3- Na parte superior da tela ficam as opções do menu, de modo que você precisa ir até a opção Boot para acessar a tela e poder realizar as alterações necessárias.

4- Pronto, com esses poucos passos você consegue fazer tela de boot.

Considerações finais

Tanto de uma forma quanto de outra você vai conseguir fazer tela de boot no notebook Samsung e realizar as alterações que forem necessárias.

Muitas vezes ocorrem imprevistos com os notebooks de forma que se torna preciso alterar padrões ou até mesmo formatar o sistema para que tudo seja instalado do zero novamente.

Quando você formata um notebook, que ocorre através da tela boot, você consegue apagar completamente o conteúdo do notebook. Tanto arquivos, quanto imagens e sistema operacional, tudo é apagado para que novas informações sejam colocadas no lugar.

Com isso, se torna possível corrigir falhas graves e melhorar o desempenho do notebook quando problemas estavam impedindo o funcionamento correto, mas você não conseguia corrigir de outro modo.

Porém, se você for utilizar o boot para formatação, lembre-se sempre de realizar um backup antes de iniciar o processo de formatação. Isso porque, se não fizer um backup dos dados que deseja salvar, todos os dados serão apagados definitivamente e não poderão ser recuperados posteriormente.

Dessa forma, seja para formatação ou outra finalidade, siga os passos descritos nesse artigo para poder acessar a tela de boot e entrar na parte de configurações avançadas do sistema do seu notebook Samsung.

Para saber qual é o modo que funcionará para o modelo de notebook que você deseja dar boot, é preciso testar as opções trazidas aqui e ver com qual das duas você irá conseguir.

Isso vai depender muito do modelo do notebook e do ano de fabricação. Em geral, os modelos mais novos são os que não conseguem acessar a tela de boot através da tecla F2. Porém, isso não é uma regra.

Portanto, se o seu modelo for recente e você não conseguir acessar boot pela primeira opção trazida, não se preocupe. Tente a segunda opção, pois mesmo entre os modelos recentes, há variação e cada um pode corresponder de uma forma diferente ao boot.