Notebook com carinhas no teclado

Como fazer carinhas no teclado?

Desde os primórdios das redes sociais, o MSN, o Orkut e outros até mais antigos, saber como fazer carinhas no teclado se tornou parte da linguagem digital, uma forma de comunicação e expressão. Desde então, com a intensificação do uso dessas mídias, a utilização das carinhas só aumentou.

Através delas as pessoas representam reações que não podem ser expressas apenas em palavras, ou então as utilizam para ditar o tom da fala, afinal, se alguém envia uma mensagem dizendo “vem aqui”, quem recebe pode ler em um tom áspero e grosseiro.

Entretanto, se a mensagem for “vem aqui :)”, ela será entendida como um convite amigável. Portanto, as carinhas são muito eficientes para ditarem o tom da conversa, ajudando as pessoas a transmitirem o sentimento que desejam, para que não sejam mal interpretadas.

Os usos para as carinhas são diversos, elas podem ser usadas para deixar a conversa mais divertida, mais expressiva, aproximando mais as pessoas e até nos fazendo esquecer que não estamos vendo que está ali do outro lado da tela.

Além disso, as carinhas podem representar a personalidade de uma pessoa, se alguém manda muitas carinhas sorrindo, podemos inferir que ela é uma pessoa extrovertida e alegre.

Mas você sabe como adicionar carinhas utilizando seu teclado? Continue a ler este artigo escrito pela BringIt para você e saiba como usar essa ferramenta!

Carinhas com sinais de pontuação

A forma mais fácil e simples de fazer uma carinha utilizando o teclado é através da combinação dos sinais de pontuação.

Apesar dessa simplicidade, elas são muito usadas até hoje mesmo com tantos outros recursos disponíveis, como gifs e figurinhas. Dessa forma, vale muito a pena saber usá-las e interpretá-las caso você receba alguma mensagem com essa linguagem.

De maneira geral, utiliza-se os dois pontos (:) ou o sinal de igual (=) para representar os olhos e os parênteses para a boca, esses são os mais básicos:

  • 🙂 ou =) para carinha sorrindo;
  • 🙁 ou =( para triste.

Elas podem ter algumas variações:

  • 😉 piscando;
  • 😀 ou =D demonstra felicidade.

Não para por aí:

  • o.O ou =O para demonstrar espanto ou surpresa;
  • =P mostrando língua;
  • :3 ou ^^ ou ^-^ para demonstrar fofura;
  • :´( chorando;
  • :s ou 😕 para demonstrar estar confuso ou não entender algo;
  • :/ ou :v para “né…”;
  • :* mandando beijo;
  • 😎 para nerd;
  • Dentre muitos outros.

As opções são diversas, vale usar a criatividade e combinar símbolos, pontuações, acentuações e outros recursos que você tiver no teclado. Isso tornará a comunicação mais dinâmica e divertida.

Além disso, utilizando essas teclas simples do teclado, você pode usar essas carinhas e expressões em qualquer plataforma virtual, qualquer site, rede social, etc, sem restrições, já que alguns lugares não possuem emojis disponíveis, como o WhatsApp, por exemplo.

Como fazer carinhas no teclado

Em algumas plataformas, sites ou até mesmo nos programas do Office, como Word, ao digitar alguns das carinhas do tópico anterior, automaticamente aparecerão emojis no lugar.

Ao digitar 🙂 no Word, por exemplo, irá aparecer . Isso acontece porque essa combinação de pontuações é reconhecida como um código para determinado emoji e, por isso, a troca é instantânea.

Entretanto, tem como você utilizar atalhos para adicionar essas carinhas. Nesse caso, as opções são um pouco limitadas, mas ainda assim vale a pena saber utilizar esse recurso.

Para isso é necessário que o seu teclado tenha o teclado numérico que fica à direita das letras. O passo a passo a seguir não irá funcionar com os números que ficam acima das letras.

Dito isto, os números 1 e 2 são utilizados para fazer uso dos emojis. Para acessar esse recurso, basta você pressionar Alt e um desses dois números:

  • Alt 1 = ☺
  • Alt 2 = ☻

Apesar desses dois serem os únicos atalhos que possuem carinhas, você ainda pode brincar com outras simbologias contidas nos outros números:

  • Alt 3 = ♥
  • Alt 4 = ♦
  • Alt 5 = ♣
  • Alt 6 = ♠
  • Alt 7 = •
  • Alt 8 = ◘
  • Alt 9 = ○

Elas podem ser bastante úteis em contextos específicos e podem agregar significado a uma mensagem ou post.

Isso não é tudo, você pode utilizar números acima de 10 e conseguirá outros símbolos diferentes do que foi mostrado. Não há limites aqui, números grandes maiores que 100 também possuem algum símbolo escondido entre suas funções.

A variedade de funções do teclado é inesgotável, pode-se fazer várias ações através dos atalhos. Para conhecer esse universo vale a pena explorar as possibilidades, inclusive essa possibilidade de uso de carinhas e símbolos.

Carinhas no teclado de notebook

Onde utilizar as carinhas?

As carinhas são utilizadas nas situações de comunicação informal no meio virtual. Isso quer dizer que não é muito adequado usar esse recurso em e-mails formais, por exemplo, pois eles exigem uma linguagem mais séria.

Em posts, conversas com os amigos e nas redes sociais em geral as carinhas são muito bem-vindas e podem ser usadas sem limites.

Portanto, lembre-se apenas de identificar se o contexto é mais formal, podendo ser de cunho profissional ou algo do tipo, ou se é informal. No segundo caso não há problema nenhum no uso desse recurso.

Por que as pessoas usam as carinhas?

Como foi dito anteriormente, as carinhas são um complemento para a comunicação no meio virtual. Elas nasceram junto com as redes sociais e são tão aceitas pelo público que são amplamente usadas até hoje.

Por isso, não fique de fora desse mundo e siga nossas dicas e passo-a-passo para utilizar as carinhas através do seu teclado e fazer parte dessa comunidade digital!

E, claro, para isso você vai precisar de um teclado eficiente e que te permita fazer uso pleno de todas as funções.

Na loja virtual da BringIt você encontra isso e muito mais. Temos um catálogo variado com acessórios para computadores desktop e notebooks que farão sua navegação no mundo digital ainda mais legal.

Temos hardwares que turbinarão sua máquina, ajudando no aumento da velocidade de navegação e processamento de dados.

Portanto, visite nossa loja virtual e conheça os produtos da BringIt!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles