Como escolher memória RAM para notebook?

Como escolher memória RAM para notebook?

Tempo de leitura: 6 minutos

Antes de qualquer coisa, você já parou para pensar que uma pessoa só pensa em adquirir mais memória RAM para notebook, quando o mesmo fica mais lento?

Muitas vezes isso acontece porque ao comprar o produto, não considera que um notebook com pouca memória pode não atender às suas necessidades de uso.

 Levando em conta apenas o fato de ser mais barato.

Sendo assim, antes de comprar o equipamento é preciso avaliar se é melhor fazer aquisição de um notebook com uma boa memória RAM.

Ou comprar a memória RAM para notebook depois que verificar a necessidade de aumentar a capacidade do PC?

Leia todo o post e descubra qual maneira é mais vantajosa para você.

Memória RAM para notebook: o que avaliar antes de comprar seu equipamento

Antes de fazer a aquisição do seu notebook, você deve avaliar não só a memória RAM para notebook ideal, como alguns outros componentes de igual importância.

Isso evitará que você compre um notebook mais barato, mas que não dê conta de oferecer o que você precisa.

Como também que você opte por um modelo mais caro, que tenha funcionalidades que você não precisa, gastando um dinheiro que poderia ser investido em outra coisa.

Você pode pensar então que escolher uma versão intermediária seja a melhor saída, mas talvez essa não seja ainda a melhor decisão.

O recomendável é que você escolha aquele notebook que se adeque melhor às suas necessidades, para isso é preciso se atentar às seguintes características.

1. Memória RAM pra notebook

A lógica do quanto mais, melhor, pode ser perfeitamente aplicada quanto à escolha da memória RAM para notebook.

Caso você opte pelo sistema operacional Windows 10 2gb é o suficiente, nunca menor que isso.

Embora sejam mais caros, vale a pena investir em um aparelho com 8gb de memória, mas que possibilitará um desempenho mais fluido.

Ainda é possível que você escolha os modelos de 2 ou 4 gb e conforme surja a necessidade, posteriormente você pode expandir a memória.

Memória RAM para notebook na cor verde e em fundo branco
Memória RAM Kingston para notebook

2. Processador

A escolha do processador está diretamente relacionada ao tipo de atividade que você executará em seu notebook.

Para quem precisa executar tarefas simples, como usar o pacote Office, assistir vídeos, acessar internet e jogos não muito pesados, existem os processadores intermediários.

É a escolha de muitas pessoas ao avaliarem a relação custo-benefício.

Outra opção, a melhor na verdade, são os processadores mais potentes, que tem excelente desempenho em praticamente todas as atividades.

Mesmo que tenham um maior valor agregado, é a melhor opção para pessoas que trabalham com programas pesados ou que usam vários softwares aos mesmo tempo.

O mercado de processadores é dominado por duas marcas, Intel, que é a líder do mercado e a AMD.

A fim de que você possa avaliar qual marca e modelo mais se encaixam a sua rotina com o uso do notebook, dividimos as duas marcas para sua melhor compreensão:

 Processadores Intel

  • Básico para intermediário: Core i3
  • Intermediário: Core i5
  • Avançados: Core i9 e Core i7

Processadores AMD

  • Básico para intermediário: Ryzen 3
  • Intermediário: Ryzen 5
  • Avançado: Ryzen 7

Existem ainda os notebooks com processadores de entrada que são o Intel Pentium, o Intel Celeron e o AMD Athlon.

Esses modelos, por serem mais baratos, normalmente não demonstram bom desempenho.

Por esse motivo, são indicados apenas para pessoas que realizam tarefas simples como edição de textos e navegação na internet.

3. Bateria

A duração estimada da bateria deve ser verificada na ficha técnica do produto.

O equipamento que apresente autonomia desse componente alcance pelo menos quatro horas, está dentro dos padrões aceitáveis.

Porém, para alguém que usa com frequência o notebook fora de casa ou do trabalho, é mais indicado que essa autonomia seja de no mínimo seis horas.

4. Armazenamento em HD ou SSD

Muito mais rápido que os tradicionais discos rígidos (HD), o componente de armazenamento em SSD, tem sido a melhor escolha para os notebooks.

À princípio, os notebooks com SSD com capacidade de 120gb são os mais vendidos no Brasil, já que essa capacidade atende a um grande número de pessoas.

Contudo, para pessoas que trabalham com atividades mais complexas, o SSD de 240gb é preferível, mesmo que tenha um valor mais alto.

Caso o notebook tenha vindo com o HD inserido e você deseja aumentar sua capacidade, pode trocá-lo por um SSD.

5. Tela

As telas, ou display, mais comuns no Brasil, são os) de 14 ou 15,6 polegadas, mas há outras opções de tamanho: 11,6 polegadas, 13,3 polegadas, 17 polegadas, etc.

As dimensões da tela, mesmo que não sejam fator de qualidade, sua escolha deve atender às suas necessidades.

Em outras palavras, para quem se locomove bastante com o laptop, uma tela com 14 polegadas ou menos é melhor opção pois é mais fácil de ser transportado em uma bolsa.

6. Sistema operacional

O sistema operacional mais utilizado no Brasil é o Windows 10, por esse motivo, a maior parte dos notebooks sai da fábrica com esse sistema.

Como estratégia para reduzir os preços, muitos fabricantes lançam seus modelos utilizando o Linux como sistema operacional.

Mesmo que haja os adeptos desse sistema, boa parte das pessoas optam por fazer a troca pelo Windows e para isso tem que investir um valor adicional.

7.  Marca

As marcas mais conhecidas de notebook no Brasil são: Dell, Asus, Acer, HP, Samsung, Positivo e Lenovo.

Todas elas possuem grande renome, mas nem por isso você deve deixar de fazer uma boa pesquisa antes de comprar seu notebook. Por isso, deve levar em conta:

  •  Possui rede de assistência técnica ampla;
  • Oferece suporte por e-mail, telefone e redes sociais;
  •  Garantia de no mínimo um ano;
  • Baixo número de reclamações.

Escolha a memória RAM para o seu notebook

Enfim, embora vários critérios devam ser avaliados, saber escolher a melhor memória RAM para notebook é determinante para essa.

Ou seja, comprar uma memória RAM para notebook menor, considerando apenas o seu baixo preço, pode fazer com que você tenha que enfrentar vários transtornos no dia a dia.

Em sentido oposto, você pode investir um alto valor para ter um equipamento de ponta, mas não precisar de todas as funcionalidades oferecidas.

Na bringit você vai encontrar a memória RAM para notebook ideal para seu uso, além de outros acessórios de informática que você por ventura venha precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *