ícone compartilhar redes sociais
Imagem de um celular. Na tela está escrito "Hi, I'm Cortana"

Como desativar a Cortana? Clique e descubra

Welysson

Embora a Cortana seja uma assistente pessoal muito útil, nem todo mundo gosta de usá-la ou mesmo de contar com a sua presença no PC. Por isso, é importante saber como desativar esse recurso da Microsoft em seu computador.

Fato é que, apesar dos esforços da Microsoft para popularizar a sua assistente virtual de produtividade, ela não caiu nas graças do público. De modo geral, são poucas as pessoas que a usam no dia a dia, realidade de outras assistentes virtuais, para variar.

Você, por acaso, saberia citar cinco funções que a Cortana é capaz de executar? Sabe que é possível se comunicar com ela por meio de um comando de voz?

Pois bem, ao longo deste texto, você vai descobrir como desativar a Cortana do seu computador, caso esse seja o seu desejo. Além disso, vai descobrir quais são as principais funcionalidades dessa ferramenta.

E aí, vamos lá?!

Para que serve a Cortana?

A Cortana é uma assistente de produtividade desenvolvida pela Microsoft. De modo geral, ela ajuda o usuário a acessar aquilo que lhe mais interessa, como lugares favoritos e e-mails, por meio de um comando de voz. Ou seja, a Cortana se propõe a economizar o nosso tempo, permitindo que o usuário se concentre naquilo que mais importa.

Ela surgiu em 2014, como uma resposta da Microsoft ao crescimento das assistentes virtuais. Naquela época, aliás, não estava muito claro qual seria o rumo que a tecnologia iria seguir, ainda limitada aos smartphones, como o Google Now e a Siri.

Desde então, a Cortana passou a fazer parte de todos os dispositivos da empresa, como celulares, tablets, HoloLens, PCs e o Xbox One.

A Cortana, então, é capaz de realizar uma série de funções. Ela pode, por exemplo, gerenciar o calendário e manter a sua agenda atualizada, evitando que você se esqueça de algum compromisso. Do mesmo modo, ela pode criar e gerenciar listas, assim como descobrir com quem será a sua próxima reunião no Microsoft Teams.

Além disso, a Cortana também é capaz de configurar alarmes e lembretes. Se já não bastasse, a assistente pessoal da Microsoft é capaz de localizar dados, assim como encontrar definições e informações. E ainda pode abrir aplicativos em seu computador!

A Cortana também conta com o Caderno, uma ferramenta bastante útil. Por meio dela, você pode personalizar os seus interesses, permitindo que a ferramenta avise a você sobre eles.

É possível, por exemplo, pedir informações sobre o clima do lugar onde você está. Do mesmo modo, pode pedir informações sobre o trânsito e muito mais.

Como desativar a Cortana?

Apesar das funcionalidades da Cortana, pode ser que você não queira a sua presença em seu computador. A boa notícia, no entanto, é que é possível retirá-la do seu sistema.

Saiba que não há segredo algum para desativar a Cortana de seu computador. Você pode fazer isso, aliás, de dois modos: no primeiro, você desativa o recurso durante a sessão atual. Ou seja, assim que ligar o seu computador mais uma vez, a Cortana vai voltar a atuar; o segundo, por sua vez, desativa o recurso por completo.

Desse modo, confira como desativar a Cortana em uma sessão:

  • Em primeiro lugar, vá ao menu “Iniciar” e, então, clique em “Configurações”;

  • Logo em seguida, busque a seção “Aplicativos” na janela que abrir;

  • O próximo passo, então, é localizar o aplicativo da Cortana na lista de “Aplicativos e recursos”. Você deve ainda clicar em “Opções avançadas”;

  • Logo depois, vá até o item “Terminar” e clique sobre ele, de modo a encerrar as atividades da Cortana.

Agora, descubra como desativar a Cortana de vez do seu PC:

  • Já aqui, em primeiro lugar acesse o “Windows PowerShell”, por meio do menu “Iniciar”; execute a ferramenta como administrador, inclusive;

  • Logo depois, vai surgir uma janela na tela de seu computador. Você deve, então, colocar o seguinte código, mas sem as aspas: “Get-AppxPackage -allusers Microsoft.549981C3F5F10 | Remove-AppxPackage”. Este comando vai desinstalar, por completo, a Cortana do seu computador.

É isso! Ao desativar a Cortana do seu computador, você não vai mais contar com as suas funcionalidades.

Desistiu de desativar a Cortana? Há solução!

Se acaso, em algum momento, você se arrepender por ter desativado a Cortana, saiba que é possível voltar atrás. Você pode, então, baixar mais uma vez o programa para aproveitar as suas funcionalidades.

O ideal é que você instale a Cortana por meio da Microsoft Store. Afinal, por lá, você garante a fonte da aplicação, assim como a sua versão mais recente, portanto com correções.

Não é segredo, portanto: basta procurar pela Cortana na Microsoft Store do seu computador.

Por fim, lembre-se de que a Cortana é um recurso que vem sendo aprimorado dia após dia, de acordo com as necessidades e queixas dos usuários. Ainda que não seja tão popular, trata-se de uma ferramenta muito útil e que pode ajudar bastante os usuários.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como desativar a Cortana, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *