Como consertar o cabo flat do notebook Acer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas vezes acontece de ter algum mau funcionamento na tela do notebook, no teclado ou em outra parte e, em alguns casos, o problema pode ser o cabo flat. Quando isso acontecer, basta consertar o problema e substituir o cabo.

Quer saber como realizar esse conserto em um notebook Acer? Veja logo abaixo!

Cabo flat

O cabo flat é um componente muito importante e utilizado para diversas áreas de um notebook. Portanto, não há somente uma função que ele exerce dentro de seu notebook, mas várias e com grande grau de importância.

O cabo flat vai ser utilizado para conectar a tela à placa mãe, o teclado, câmera e outras partes. E não é incomum que esse cabo apresente problemas, principalmente o cabo que liga a tela.

Além disso, um só cabo pode conectar duas ou mais partes, de modo que se uma delas apresentar defeito, para substituir será preciso substituir o cabo como um todo.

Quando isso acontece, é fundamental olhar bem qual é o cabo flat que está com problema e verificar o modelo, pois há diversos tipos e cada um serve para uma marca e modelo de notebook. Se comprar o modelo errado, mesmo que parecido, o encaixe não vai ocorrer e o problema não vai ser solucionado.

Além disso, o ideal é procurar um profissional para que o trabalho seja realizado. Mas se você quer consertar o cabo flat em casa, preste atenção em todas as dicas que vai encontrar aqui.

Como consertar

Esse tipo de cabo possui terminações e conexões nas extremidades, como esse modelo de cabo flat notebook Acer de 40 pinos. Porém, cada tipo pode ter uma quantidade diferente de conectores, como esse outro cabo flat que contém 30 pinos.

Ou seja, é essencial verificar todos esses detalhes antes de começar a realizar o conserto, para encontrar o cabo correspondente ao que está danificado. Isso porque, vale muito mais a pena remover o cabo defeituoso e colocar um novo no lugar.

O cabo flat é cheio de detalhes e reparar o cabo danificado, além de ser uma tarefa difícil, pode não compensar pelo trabalho e preço. Por isso, para o conserto do seu notebook, o ideal é a substituição do cabo.

Para saber qual é o modelo de cabo flat que você está precisando trocar, abra o notebook e busque no cabo algum tipo de inscrição que diga qual é o modelo. O cabo flat é composto por plástico e possui algumas ponteiras que se ramificam e são conectadas nos componentes do notebook.

Sendo assim, quando você olhar pode encontrar um cabo flat com duas ponteiras, três ou mais, a depender do tipo de cabo que está danificado e da função que ele está exercendo dentro do equipamento.

Além disso, compare com o que você está comprando e verifique junto ao fabricante do novo cabo se o modelo é compatível. Normalmente o cabo flat vem como uma descrição de ficha técnica no site de venda, o que facilita a identificação do modelo.

Após encontrar o modelo correspondente, você precisa conectar as extremidades nos mesmos locais de onde tirou o cabo danificado. Nesse momento, cuide para ver qual é a posição certa de conectar, caso contrário o resultado não será efetivo.

Para isso, é preciso analisar as duas faces das pontas do cabo. Fazendo isso você vai notar que somente de um lado é que existem as conexões, os pinos. Ou seja, é preciso conectar do mesmo lado que os receptores desses pinos estão no plug do computador.

Essas conexões são a parte mais essencial do cabo, pois são responsáveis por conduzir as informações de um local a outro. De modo que se existe algum tipo de fala nesses pinos, a funcionalidade do cabo já é comprometida.

Uma dica é deixar o cabo danificado no lugar dentro do computador e somente tirar de vez quando for substituir, pois assim você consegue visualizar a posição que ele está inserido e será mais fácil para usar como guia no momento de instalar o cabo novo.

Além disso, um mesmo cabo pode alimentar mais de um componente dentro do seu notebook. Por isso, o cabo flat notebook Acer ou de outra marca, precisa ser inserido em todas essas extremidades.

Isso é mais um motivo para você levar como base as posições do cabo danificado, pois cada ponta do cabo vai ser diferente em tamanho, sendo uma capa cada parte do notebook. Saber como identificar e onde encaixar cada uma delas é importante.

Na dúvida, caso você se perder ou achar que não está no caminho certo, leve o notebook, o cabo danificado e o cabo novo até um profissional. Com certeza ele poderá instruir e terminar o conserto que você começou e oferecer um resultado satisfatório.

Dessa forma, o notebook volta a funcionar com um ótimo custo-benefício, independente se com seu trabalho ou com ajuda de um profissional, pois os valores dos cabos flat fazem com que esse tipo de conserto seja muito compensador.

Modelos de cabo flat

Para elucidar melhor e poder enriquecer as informações mostradas até aqui, além dos modelos de cabo flat notebook Acer já mostrados, existem muitos outros, como o modelo V5-431 de 40 pinos.

Além dele, podemos destacar o modelo 3810T de 40 pinos, o modelo S3-951 com 30 pinos e o modelo 4352 com 40 pinos.

Cada um é próprio para um modelo de notebook Acer, e todos esses mencionados são compatíveis com a linha Aspire da marca. Além disso, os cabos possuem três meses de garantia contra defeitos de fabricação, o que torna o custo-benefício ainda melhor e o conserto do notebook muito mais seguro.

Os valores desses modelos variam de acordo com as especificações, mas há modelos entre R$30,00 e R$130,00.

Assim, com todas as informações de como consertar cabo flat notebook Acer você vai conseguir ter boa noção de como solucionar esse problema e de como encontrar o cabo flat correto para realizar a substituição. Além disso, já estará mais familiarizado quando for buscar o modelo correto.