Como conectar a tela de notebook em tv?

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem várias maneiras de conectar a tela de notebook em TV e transmitir conteúdo. Em geral, é um processo muito prático, vamos mostrar o passo a passo dos métodos mais comuns, para você ver vídeos e apresentações em uma tela maior sem complicações.

Na era digital assistir as suas séries favoritas ou um filme de streaming em uma tela maior, não precisa depender de uma TV smart cara, existem diversas soluções para facilitar o seu entretenimento ou ajudar a mostrar seus trabalhos e planilhas para um público maior.

Vamos mostrar para você diferentes maneiras de conectar a tela de notebook em TV, uma delas vai com certeza facilitar a sua vida!

Conectar a tela de notebook em TV sem o fio

Alguns modelos de TVs podem ser conectados ao notebook mesmo não sendo smart. Veja algumas maneiras possíveis de conectar a tela de notebook em TV usando recursos sem fio.

Conectar a tela de notebook em TV via Wi-Fi

Se sua TV possuir Wi-Fi, você pode ativá-lo e conectar a internet, e em seguida acessar a função de espelhamento do sistema Windows para conectar a tela de notebook em TV.wi-fi

Com este método você pode executar algumas funções simples, contudo assistir a vídeos ou jogar pode não proporcionar uma boa experiência, já que, em geral, o tempo de resposta da TV sofre um atraso razoável com o uso da Wi-Fi.

Televisões que possuem tecnologia Miracast e DLNA também são compatíveis com a tecnologia de espelhamento de tela do Windows.

Conectar a tela de notebook em TV com o Chromecast

Uma maneira que se popularizou é o uso do dispositivo Chromecast. Com ele é possível conectar a tela de notebook em TV sem precisar de Wi-Fi, ou seja, ele converte a sua TV em smart.

Este aparelho versátil possui preços que variam de R$ 150 A R$ 500, dependendo do modelo, e pode ser uma ótima opção para quem te uma boa TV e não quer gastar muito fazendo upgrade para uma TV smart.

Para usar o Chromecast é muito fácil. Basta conectar na TV via entrada HDMI, ligar e configurar. Assim como todos os produtos da Google é intuitivo e fácil de formatar.

Ao finalizar a configuração basta espelhar o Google Chrome e seus serviços de streaming diretamente do notebook.

Para conectar a tela de notebook em TV pelo Google Chrome, faça o seguinte:

  • No navegador Google Chrome, clique no menu — figurado por três pontos verticais, no canto direito da tela;
  • Escolha a opção “Transmitir” em seguida no menu “fontes” selecione o conteúdo que deseja transmitir;
  • Por fim, é só selecionar o Chromecast para transmitir o conteúdo.

Conectar via cabo HDMI

O método mais utilizado para conectar a tela de notebook em TV é utilizando um cabo HDMI, com ele a transmissão do áudio e vídeo é em alta resolução, o que é ideal para assistir filmes, séries ou até mesmo jogar.cabo hdmi

É importante que a TV e o notebook tenham suporte HDMI para que as imagens e sons sejam em boa qualidade e não precise de adaptações.

Para conectar a tela de notebook em TV usando cabo HDMI siga esses passos:

  • Ligue a TV e o notebook e conecte os dois utilizando o cabo HDMI;
  • Selecione no menu da TV a entrada HDMI, utilizando o controle remoto;
  • Automaticamente a tela do seu notebook será espelhada para a TV, sem nenhuma dificuldade.

Conectar a tela de notebook em TV com o cabo VGA

Se o seu notebook ou a TV não possuir entrada HDMI é possível conectar via cabo VGA. Porém, o cabo VGA não tem suporte para áudio e a qualidade da imagem pode sofrer uma perda considerável.

No caso de transmissões para um grande público ou se o som do seu notebook for muito baixo, será necessária uma caixa de som com cabo para áudio.

Para conectar o cabo VGA a sua TV e notebook, siga o passo a passo abaixo:

  • Conecte a TV ao notebook com o cabo VGA;
  • Se necessário conecte um dispositivo para saída de áudio;
  • Ligue os aparelhos;
  • Utilizando o controle remoto, selecione no menu da TV a função “entrada de PC ou RGB”;
  • Automaticamente a tela do seu aparelho será espelhada à sua TV.

Outra opção, caso possua um notebook antigo, é adquirir um adaptador HDMI/VGA eles já possuem uma entrada P2, para conectar o seu notebook na porta HDMI da TV e o áudio em uma caixa de som, soundbars ou na própria TV, se esta possuir a entrada P2.

Conexão Mini DisplayPort (Thunderbolt 2) e USB-C (Thunderbolt 3)

Se você é usuário de Macbook, em alguns modelos, os equipamentos da Apple possuem uma porta Mini DisplayPort compatível com Thunderbolt 2, em modelos antigos, ou uma USB-C compatível com Thunderbolt 3, em modelos atuais.

Nos dois casos é possível conectar a tela de notebook em TV, mas será necessário adquirir adaptadores e cabos especiais.

O caminho mais simples é comprar um adaptador HDMI/Mini DisplayPort, para modelos antigos com saída Thunderbolt 2, ou um HDMI/USB-C se for um modelo atual com saída Thunderbolt 3.

Conecte o cabo HDMI a sua TV, depois ao adaptador e este último no seu Macbook, e então, só seguir os procedimentos de conexão por cabo HDMI.

Conexão via DisplayPort

A entrada DisplayPort é mais rara de ser encontrada em notebook, e já vem acompanhada, em geral, pela entrada HDMI.

Contudo, se precisar utilizar essa entrada por algum motivo em especial, para conectar a tela de notebook em TV, vai precisar usar um cabo próprio e um adaptador à conexão para a TV, já que dificilmente estas possuem entradas DisplayPort.

Agora você conhece diversas maneiras de conectar a tela de notebook em TV, lembre-se, que se para você for importante fazer o espelhamento da tela do seu notebook, para apresentações profissionais ou mesmo receber amigos em casa com frequência, é imprescindível ter mais de um meio disponível para fazer a conexão do seu notebook na TV, para evitar problemas.

Para ver mais dicas de tecnologia acesse o nosso blog, e acompanhe as novidades do mercado de tecnologia no nosso site.