Como ativar o touchpad do notebook Positivo windows 8?

Como ativar o touchpad do notebook Positivo windows 8?

Tempo de leitura: 6 minutos

O touchpad é uma das partes mais importantes do notebook, pois permite que você execute comandos sem a necessidade de um mouse. Porém, por algumas razões, às vezes, ele pode apresentar problema e precisar ser ativado. Por isso, veja agora mesmo como ativar o touchpad do notebook positivo Windows 8!

O que é o touchpad?

Antes de tudo, é preciso entender o que é touchpad para que você consiga identificar se o problema ocorrer. O touchpad é o nome dado ao componente que os notebooks possuem e que fica localizado, em geral, próximo à tecla de espaço do teclado.

O touchpad possui a função de permitir que o usuário acesse funções através dos movimentos que são realizados nessa superfície que é sensível ao toque. Assim, você comanda o cursor do notebook sem precisar ter um mouse conectado.

O comando é feito com o toque dos dedos, o que torna o uso do notebook muito mais prático e rápido, bem como possibilita que tenha mais mobilidade sem a necessidade de levar um mouse sempre junto com o computador.

Homem utilizando touchpad de notebook após ativa-lo

Além disso, o touchpad também possui dois botões, sendo que um funciona para o comando de selecionar e o outro para o comando de abrir opções. Na configuração padrão de fábrica, o direito é o de selecionar, mas isso pode ser alterado caso o usuário seja canhoto.

Pode acontecer de esse componente precisar ser ativado. Isso pode ocorrer por conta de algum erro no notebook. E cada modelo de notebook tem suas peculiaridades. Por isso, descubra como ativar o touchpad do notebookPositivo Windows 8.

Como ativar o touchpad?

Para começar a ativar o touchpad, inicialmente é preciso clicar no menu iniciar do notebook, que fica localizado no canto inferior esquerdo e tem o símbolo do Windows. Depois, entre as opções que aparecerem procure “configurações” e selecione.

Observe que se o seu touchpad não está funcionando vai ser preciso utilizar um mouse para seguir esse passo a passo. Se você não possui, fique tranquilo, pois existe uma forma de selecionar as funções sem o touchpad ou o mouse.

Nesse caso, para selecionar o menu iniciar você aperta a tecla que tem o símbolo do Windows e que fica na parte inferior esquerda do teclado. Depois, quando aparecerem as opções, você aperta a tecla tab e vai apertando até que chegue na opção de seleção que você quer.

Outra alternativa é escrever “dispositivos” após clicar no botão de menu iniciar. Assim, o computador irá mostrar diretamente a tela de configurações dos dispositivos, que é onde você precisa acessar para ativar o touchpad.

Pois bem, estando na tela de configuração dos dispositivos, vá até a opção “mouse e touchpad” que vai estar em uma lista na parte esquerda da tela. Selecione a opção touchpad e veja se está ativado, se não estiver, ative.

Pronto! Dessa forma, seu touchpad passará a funcionar, pois você conseguiu ativar a opção e habilitar o funcionamento. No entanto, pode ser que se o touchpad não está funcionando, a solução seja ainda mais simples, pois ele pode estar apenas desabilitado.

Atalho para desbloqueio do touchpad

Todos os notebooks, independentemente da marca, possuem teclas de atalhos que funcionam a partir de combinações de teclas no teclado. Elas servem para dar comandos diretos sem a necessidade de realizar comandos internos através das configurações.

E, muitas vezes, pode acontecer de o usuário acabar apertando alguma tecla de atalho sem querer, o que vai causar algum efeito, a depender do atalho em questão. Portanto, se o touchpad parou de funcionar, você pode ter apertado as teclas de atalho correspondente sem ter percebido.

Assim, para reativar, basta apertar novamente. Desse modo, no notebook positivo, você precisa localizar a tecla de atalho que fica na parte superior do teclado, entre as teclas f1 e f12.

Para localizar não é difícil, pois essa tecla possui uma figura de um quadrado, ilustrando o formato do touchpad. Assim, quando localizar, aperte Fn, que fica na parte inferior esquerda, junto com a tecla de atalho que você encontrou.

Pronto, se esse era o problema, o touchpad vai voltar a funcionar normalmente.

Ademais, se for necessário adquirir um novo touchpad, saiba que você pode encontrar teclados que vem com esse dispositivo e assim vai poder voltar a utilizar essa ferramenta que é tão importante ao notebook. Para isso, clique aqui e veja os modelos disponíveis, como o teclado sem fio com touchpad da C3Tech!

Considerações finais

Como você pode notar, existe mais de uma alternativa para que você consiga fazer o touchpad voltar a funcionar. Em regra, quando ele para de funcionar, é porque o usuário desabilitou a função através do atalho sem querer.

Porém, por inúmeros motivos, pode ser que ele esteja desativado nas configurações internar do notebook. Um dos motivos é em caso de atualização do sistema, onde pode acabar ocorrendo algum erro ou divergência no drive que regula o touchpad.

Assim, de uma forma ou de outra, com as dicas mencionadas aqui para que você consiga ativar o touchpad do notebook Positivo Windows 8, a tarefa vai ser muito mais fácil e rápida.

Por fim, uma dica importante caso você esteja utilizando um mouse no momento da configuração do touchpad é desconectar o mouse. Isso pode ser necessário para que a configuração seja feita sem interferência do mouse.

Isso porque, dependendo do modelo do seu notebook positivo, é possível que as configurações do touchpad não apareçam enquanto um mouse estiver conectado. Assim, depois que você chegar na tela de configurações de dispositivos conforme indicação anterior, desconecte o mouse para poder ativar o touchpad.

Além disso, se você estiver tentando encontrar a opção que deseja por meio da tecla tab como mencionado acima, e não estiver conseguindo mover as opções, experimente as setas existentes no teclado.

Com as setas que indicam para cima e para baixo, você consegue andar entre as opções abertas por meio da tecla de início do teclado. Assim conseguirá concluir o procedimento sem auxílio de um mouse.

Dessa maneira, os problemas de ativação do touchpad não são difíceis de resolver, basta manter a calma e tentar os passos ensinados até aqui! E se mesmo assim não voltar a funcionar, pode ser problema no drive, clique aqui e veja como resolver!