ícone compartilhar redes sociais
touchpad

Como ativar o touchpad do notebook Lenovo ideapad 320?

adminblog_USR

Os notebooks modernos são muito eficientes e, sobretudo, práticos e portáteis. A principal vantagem desse tipo de equipamento é a liberdade de se deslocar entre os lugares de maneira facilitada, sem precisar de muitos periféricos ou equipamentos. Um dos itens que conferem maior portabilidade aos notebooks é o touchpad, que torna dispensável o transporte de um mouse.

Você sabe como ativar o touchpad do notebook Lenovo ideapad 320?

Já aconteceu desse equipamento parar de funcionar sem nenhum motivo aparente e você não saber como resolver? Esse é um problema muito comum entre os usuários de notebooks, mas a resolução costuma ser muito simples e rápida. Vamos conversar sobre isso logo mais.

Primeiro, o que é touchpad?

Essa tecnologia está presente em todos os notebooks comercializados atualmente, funcionando de maneira a reconhecer os movimentos dos dedos e, assim, realizar os movimentos da tela do dispositivo. Ele é um substituto ao mouse.

touchpad

Eles surgiram no final da década de 1980 e, hoje, são altamente eficientes e funcionais. Eles são capazes de perceber o fluxo de elétrons do nosso dedo e, dessa forma, informar ao processador quais foram as células tocadas e qual foi o movimento executado. Isso aumentou ainda mais a portabilidade dos aparelhos, visto que nenhum periférico seria mais necessário.

O touchpad possui algumas vantagens em relação ao mouse. Entre elas, podemos citar a maior de todas: a portabilidade. Ele dispensa o uso de outro periférico e isso pode ser muito prático. Além disso, não é preciso instalação e ele possui os mesmos recursos (até mais) que o mouse oferece.

Para sermos justos, o mouse também possui vantagens a serem consideradas. A principal delas está relacionada com a precisão e ergonomia. Para trabalhos mais minuciosos, como desenhos ou edição de fotos, o mouse oferece uma maior agilidade. Isso faz muita diferença após horas de uso do computador. A decisão entre um e outro deve levar em conta todas essas questões.

Agora, como ativar o touchpad do notebook Lenovo Ideapad 320?

Vamos aprender a como ativar o touchpad do notebook Lenovo ideapad 320. A primeira opção para isso é a mais simples e prática de todas, e costuma resolver a maioria dos casos: Aperta Ctrl e depois aperte F6. Esse comando é responsável por ativar e desativar o touchpad na linha de notebooks Idealpad. Muitas vezes apertamos os botões sem perceber e isso desliga o touchpad, então esta simples ação pode resolver o problema.

notebook lenovo

Ainda não deu certo? A próxima opção sobre como ativar o touchpad do notebook Lenovo ideapad 320 é tentar atualizar o driver do touchpad, que pode estar defasado. Essa operação é bem simples, também. Siga as etapas abaixo:

1) Clique em “Iniciar”, no canto esquerdo da barra de tarefas, para que o menu se abra. Agora digite “gerenciador de dispositivos” e clique no resultado que aparecer. Outra maneira é abrir o painel de controle, depois clicar em “hardwares e sons” e, então, clicar em “gerenciador de dispositivos”.

2) O gerenciador mostra todos os dispositivos associados ao seu computador, desde som, vídeo até processadores e apontadores. Procure agora por “mouse e outros dispositivos apontadores” e clique para visualizar as opções instaladas no seu aparelho.

3) Agora clique com o botão direito do mouse em “synaptics pointing device”, que corresponde ao touchpad do seu notebook. Caso você também utilize um mouse, ele irá aparecer nessa lista, como “mouse compatível com HID”. Não clique nessa opção.

4) Escolha a opção “atualizar driver” e siga as demais instruções. O sistema irá verificar se o seu touchpad está com a versão mais recente do software e, se não estiver, irá instalá-la e atualizá-la. Isso pode corrigir o seu problema de funcionamento do touchpad. Faça o teste para verificar se ele voltou a funcionar.

Vale a pena ressaltar, sobre a etapa 4, que você terá a opção de deixar o computador procurar automaticamente o melhor drive na internet ou de selecionar um drive que você já tenha nos arquivos do computador. A primeira opção costuma ser a mais prática e funciona bem.

Funcionou? Se não, ainda temos uma última sugestão para te ajudar. Faça uma limpeza caprichada do touchpad. É possível que o mau funcionamento se dê por conta de gordura ou sujeira entre os botões do equipamento. Para isso, desligue o aparelho e limpe a superfície com uma flanela umedecida com álcool isopropílico.

Depois dessas três operações, a maioria dos casos de mau funcionamento do touchpad já foi solucionada, sem maiores problemas ou complicações. Caso o seu ainda apresente problema, é hora de procurar uma assistência especializada para verificar o seu caso em particular.

O seu hardware pode estar defeituoso, nesse caso não existe nenhuma solução a não ser repor a peça. A assistência técnica é a melhor opção para determinar esse veredito, busque-a antes de procurar por um touchpad de reposição.

Nós temos os melhores produtos para o seu Lenovo Idealpad 320!

Agora que você já sabe como ativar o touchpad do notebook Lenovo ideapad 320, que tal conhecer a nossa loja online? Clique aqui!

Nós temos os melhores produtos para que o seu notebook Lenovo Idealpad 320 esteja sempre equipado e funcional, além de uma infinidade de outros produtos para diversos modelos, com preços altamente competitivos e atendimento especializado.

Clique aqui para acessar a bateria para esse notebook, caso esteja precisando. Também temos teclados excelentes para o modelo (aqui), telas para substituição caso a sua esteja danificada (aqui), fontes para manter a sua bateria sempre carregada (aqui), além de vários outros periféricos e peças.

Conheça o nosso canal no YouTube clicando aqui e assista vários vídeos com dicas para escolher produtos, tutoriais de manutenção e informativos sobre as melhores novidades em tecnologia. Não se esqueça de se inscrever para ficar sempre por dentro. Aqui ensinamos como trocar a memória RAM do seu Lenovo Idealpad 320, aqui mostramos como trocar a bateria e aqui como substituir um HD por SSD nesse modelo. Aproveite!

Também temos a nossa página no Facebook, que você pode acessar clicando aqui, e o nosso Instagram (clique aqui), pelos quais anunciamos nossas ofertas, promoções e produtos. Siga-nos nas redes para receber as melhores oportunidades em preços!

Nós oferecemos produtos de alta qualidade com preços muito mais acessíveis, além de nos comprometermos com uma entrega rápida e eficiente. Trabalhamos duro para oferecer a melhor experiência de compras para vocês.