segurança virtual

Cinco itens de segurança indispensáveis para técnicos em informática

Atualmente o mundo faz parte da era da tecnologia na qual todas as informações essenciais de pessoas ou de empresas são salvas em um ambiente virtual.

Contudo se por acaso essas informações forem salvas de maneira errada, os dados da empresa provavelmente serão comprometidos por invasões de hackers, vazamentos, golpes ou outros tipos de crimes cibernéticos.

O que representa enorme prejuízo para a população em geral, seja financeiro ou relacionado à reputação de uma marca.

Por outro lado, há uma maior procura por técnicos em informática que possuam conhecimento sobre itens de segurança para prevenir eventuais prejuízos.

Dando então o motivo da importância dos técnicos em informática em conhecer os cinco itens em segurança que a BringIt apresenta a seguir:

  • SISTEMAS DE CONTROLE DE ACESSO
  • PROTOCOLO DE SEGURANÇA E CRIPTOGRAFIA
  • SOFTWARE DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
  • SOFTWARE DE MONITORAMENTO
  • FIREWALL

1. Sistema de controle de acesso

É um conjunto de elementos os quais se faz presente o hardware, software e o técnico em informática no qual são interligados e têm como função gerenciar espaços pré determinados.

O objetivo principal é o controle da movimentação de pessoas, ou seja de empregados, visitantes, operadores de serviço e até mesmo de veículos.

Com o controle de acesso todos aqueles que se conectarem aos sistemas internos terão acesso às informações corretas no entanto seus dados sensíveis estarão protegidos.

O controle de acesso eventualmente pode acontecer mediante impressão digital, padrão de retina, reconhecimento de assinatura, cartões de identificação, senhas fixas, entre diversas opções.

Ainda assim o melhor para você  é analisar as soluções disponíveis no mercado e apostar em uma política robusta de segurança no qual você detalha todas as responsabilidades dos usuários, permissões e restrições do sistema.

2. Protocolos de segurança e criptografia

Os protocolos de segurança e criptografia primeiramente fornecem conexões seguras, ou seja permitindo que dois grupos se comuniquem com privacidade e integridade total dos  dados.

O objetivo dos protocolos é fornecer privacidade, integridade de dados, identificação e autenticação,  usando certificados digitais.

segurança virtual

Temos como exemplo os protocolos TransportLayer Security (TLS), que protegem a comunicação via internet em serviços como e-mail (SMTP) e navegação (HTTPS), e o Protocolo Ponto a Ponto (PPP), mas é utilizado em redes físicas como telefones celulares ou conexões de acesso à internet.

Por isso, investir em criptografia e em protocolos de segurança deveria ser visto como uma medida estratégica para técnicos de informática apresentarem para que seus clientes consigam evitar o acesso não autorizado às informações internas.

3. Software de segurança da informação

Faz parte da classe de software que age para identificar, prevenir, impedir e reparar dano eventuais causados por código de computador ou script da Web nocivo que tem como objetivo criar vulnerabilidades no sistema.

Frequentemente as empresas adotam o uso de tecnologias móveis entre os funcionários e por isso é indispensável implementar uma política de segurança que também envolva dispositivos móveis.

segurança virtual

Ele foca em prevenção ou limitar ataques, no qual o prejuízo também possa ser reparado.

Entretanto a natureza de código malicioso evolui sempre, software de segurança também segue o mesmo principio, portanto como resultado o técnico em informática precisa estar atualizado sobre as formas atuais de software de segurança constantemente,  do mesmo modo que novas formas de software de segurança tornam-se cada vez mais necessárias.

4. Software de monitoramento

O ideal é que o sistema da empresa possa ser controlado constantemente pois isso dificulta quedas repentinas ou interrupções no uso dos clientes.

Tendo em vista que  softwares e hardwares de última geração são aptos a erros é nesse ponto que os técnicos em informática introduzem os softwares de monitoramento de redes e infraestrutura.

Assim como o firewall, que falaremos no tópico seguinte, essas ferramentas controlam continuamente a infraestrutura de serviços e sistemas digitais para localizar vulnerabilidades existentes.

Portanto, através dos softwares de monitoramento, é possível identificar o malware (código malicioso) e possíveis erros antes que eles possam impactar os processos da empresa.

Ademais outras vantagens do uso de softwares de monitoramento para os técnicos em informática são:

  • indica qual dispositivo está causando uma falha específica na rede;
  • você será informada sempre que acontecer um erro;
  • o controle pode ocorrer de forma remota.

5. Firewall

Acima de tudo sua parte é controlar e filtrar os fluxos de tráfego na rede, identificar conexões inseguras ou possíveis ameaças à segurança do usuário.

De modo que,  o seu objetivo é bloquear o acesso sem impedir o fluxo de rede, no entanto o seu segredo está no uso das regras de segurança pois através delas, o firewall tem a capacidade de aprovar ou desaprovar o que não esteja dentro do determinado pela empresa.

O Firewall pode vir tanto na forma de hardware quanto na de software, porém mesmo que qualquer sistema operacional ofereça aplicações com as mesmas funções dele ainda assim, existem diversas opções nele que podem melhorar a segurança do fluxo de rede a nível empresarial.

Considerações

É importante que você esteja sempre atualizado e em busca de novidades sobre equipamentos e itens de segurança.

Saber lidar com os novos processadores, dominar as novas tecnologias, entender as novas peças dos programas. Tudo isso é fundamental para que você possa oferecer soluções atuais para seus clientes.

Nem todo mundo entende de tecnologia, mas quase todas lidam com dispositivos tecnológicos diariamente, ou seja  você como técnico de informática pode receber receber pedidos como “não consigo entrar no meu instagram?” ou “Meu aplicativo do banco não abre, será que roubaram minha conta?.

Resolver chamados como os exemplos acima será mais comum do que imagina. Ao modo que você comece a prestar serviços de segurança e que apesar de ser uma demanda chata esses serviços aumentam sua rede de contato.

Obrigada pela confiança em mais esse artigo, até a próxima!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre itens de segurança indispensáveis para técnicos em informática , temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles