Aprenda como preservar a bateria do notebook

Tempo de leitura: 7 minutos

Manter seu notebook conectado o tempo todo matará sua bateria mais rapidamente do que você imagina. Afinal, notebook carrega desligado? É melhor manter seu notebook conectado ou usá-lo com a bateria? Acontece que a resposta não é totalmente simples.

bateria de notebook asus

Em um momento ou outro, todos os usuários de notebook se encontram ponderando a mesma pergunta: é ruim deixar seu notebook conectado o tempo todo ou é melhor só deixar o notebook carrega desligado?

Acontece que a resposta não é totalmente direta. Então, vamos dar uma olhada.

Os notebooks são nossa linha de vida indispensável para a majestade que é a Internet. Nós os usamos para trabalhar e brincar de qualquer lugar do mundo. Mas se você é como a maioria das pessoas, você provavelmente mantém seu notebook conectado quando está no trabalho ou em casa. Enfim, pare de fazer isso. 

Lidar com a duração e a manutenção da bateria é uma realidade de nosso mundo obcecado por tecnologia. Todos querem algo que possa acompanhar seu dispositivo, e a maioria das pessoas concorda que não é justo que uma bateria se desgaste mais cedo do que o resto do hardware.

Notebook carrega desligado? Aprenda como preservar a bateria do pc

Se você se mudou recentemente para trabalhar em casa, você deve ter notado que seu notebook está sendo deixado conectado. Não há para onde ir, portanto não há motivo para desconectá-lo do carregador.

A tecnologia está sempre melhorando, e onde a vida útil da bateria costumava ser razoável, estamos agora vendo baterias que podem durar muito mais do que as oito horas de trabalho diárias.

Enquanto no passado era até perigoso deixar seu notebook conectado a uma fonte de energia externa o tempo todo. Hoje, os novos notebooks estão usando principalmente baterias de íon-lítio que não suportam mais tanta carga quanto antes.

Para a maioria das pessoas que estão constantemente se movendo com seu notebook, deixá-lo ligado de vez em quando não é nada demais. Entretanto, se você agora está tratando com seu notebook como um substituto do desktop e o tem ligado na maior parte do dia, há algumas coisas que você deve saber.

O que acontece quando eu deixo meu notebook conectado à tomada?

Em vez de continuar a sugar energia quando em plena capacidade, a bateria do seu notebook deve ser contornada, mesmo que ele permaneça conectado. Isto significa que a energia proveniente de uma fonte externa é usada diretamente para alimentar o notebook em vez de passar primeiro através da bateria.

tomada

Você já notou ao carregar seu notebook que há um excesso de calor saindo do fundo? Este é um subproduto normal da carga, mas se a temperatura ficar muito alta ou permanecer elevada por muito tempo, podem ocorrer danos graves.

Se seu notebook já tem dificuldade de se manter frio, deixá-lo conectado e com 100% de carga é provavelmente uma má ideia.

Se você tiver a sorte de ter um notebook moderno com uma bateria removível – alguns ainda estão oferecendo este recurso – considere retirá-lo e contar apenas com a fonte de energia.

O que posso fazer para prolongar a vida útil da minha bateria?

Não importa o que você faça para cuidar da bateria do seu notebook, ele vai naturalmente ter um declínio no desempenho.

Quando você carrega uma bateria até seu potencial máximo – que é, na maioria dos casos, de cerca de 4,20V por célula da bateria – você pode esperar obter um número definido de ciclos de carga.

Baixar essa voltagem em cada célula, mesmo por um pouco, pode potencialmente prolongar a vida útil de sua bateria.

Muitos notebooks modernos possuem software que ajuda a lidar com a manutenção de baterias saudáveis. Isto é normalmente rotulado como um “limite de carga da bateria” ou algo similar, e normalmente incluirá uma carga máxima e uma área mínima de carga dentro da qual a bateria irá consumir energia.

Conheça sua bateria

Há dois tipos principais de baterias usadas em notebooks: lítio-íon e lítio-polímero. Embora sejam tecnologias diferentes, elas funcionam de modo geral da mesma maneira, gerando energia através do movimento dos elétrons.

Este fluxo constante também é necessário para ajudar a manter a bateria saudável.

Para ambos os tipos de baterias, as seguintes afirmações são verdadeiras (pelo menos no que diz respeito aos notebooks modernos):

  • Uma bateria não pode ser sobrecarregada. Não há perigo de sobrecarregar uma bateria se você deixá-la conectada o tempo todo. Assim que ela atingir 100%, cessará a carga e não recomeçará até que a voltagem caia abaixo de um certo nível.
  • A descarga total de uma bateria irá danificá-la. Permitir que a bateria fique completamente vazia por um longo período pode colocá-la em um estado de descarga profunda. Isto pode ser fatal… talvez nunca mais seja possível carregá-la novamente. 

Então, com base nisto, concluímos que você deve deixar seu laptop conectado o tempo todo? Não exatamente.

Coisas que danificam as baterias de lítio

A verdade sobre as baterias à base de lítio é que elas são instáveis. Elas começam a perder capacidade a partir do momento em que são produzidas, e há inúmeros fatores que aceleram seu declínio. Estes incluem:

  • Ciclos de carga/descarga: Cada bateria tem um número finito de vezes que ela pode ser carregada e descarregada.
  • Nível de voltagem: Quanto maior o nível de carga (medido em volts por célula), menor será a vida útil da bateria.
  • Alta temperatura: Uma temperatura de mais de 30 graus Celsius pode causar danos irreparáveis.

Os dois últimos são os que mais nos preocupam aqui. Um estudo abrangente da Battery University destaca como o nível de voltagem e as altas temperaturas encurtam a vida útil de uma bateria isoladamente, e ainda mais quando combinadas.

Por que meu medidor de bateria não está dando uma leitura precisa?

Se você estiver usando seu notebook há alguns meses (ou alguns anos), você pode notar que o medidor de bateria no canto inferior direito não está mais dando uma leitura precisa. Você pode ver que ainda tem duas horas, mas 30 minutos depois de seu filme, ele se desliga.

Uma recalibração pode resolver este problema. 

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Notebook carrega desligado? Aprenda como preservar a bateria do pc, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *