Afinal, o que um notebook precisa ter para ser bom?

Tempo de leitura: 6 minutos

Comprar um bom notebook nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se você não tem muito conhecimento sobre o assunto. Exige muita pesquisa e procura sobre as melhores configurações e funcionalidades.

Uma questão importante antes de começar a escolher o seu computador é pensar qual é o seu objetivo de uso para o equipamento. O que seria um notebook bom pode variar de acordo com o uso que cada um fará dele, por isso reflita sobre isso.

Se você apenas utilizar o notebook para funções básicas de digitação e e-mails, por exemplo, não é necessário investir em placas de vídeo potentes ou processadores mais caros. Já se vai usar programas pesados de edição de vídeos ou jogos, a situação muda.

Vamos conversar sobre as principais características que você precisa prestar atenção na hora de escolher um notebook e, assim, decidir o que é um bom equipamento para o seu uso.

Processador

Essa peça funciona como o cérebro do seu notebook, sendo responsável pela velocidade na qual os seus programas são executados. Um bom notebook precisa ter um processador compatível com o que será exigido dele. Eles encarecem bem o preço total do equipamento, por isso escolha de acordo com o objetivo de uso.

Usos simples do notebook, como textos e navegador de internet, serão plenamente satisfeitos com processadores intermediários. Já tarefas pesadas e mais complexas como jogos precisam de processadores mais potentes.

Existem, basicamente, duas marcas de processadores no mercado: Intel e AMD. A Intel, por exemplo, possui o modelo Core i3 como peça básica para usos muito simples. Já para usos intensos, possui os modelos Core i5, e mais avançados, Core i7 e i9.

Memória RAM

A Memória de Acesso Aleatório (RAM) é o espaço temporário usado pelo sistema operacional e pelos programas em uso, é como se fosse uma “memória de trabalho”. Quando a tarefa é finalizada essa memória é liberada e as informações salvas vão para o HD ou SSD.

Como memória de trabalho, um bom notebook precisa ter RAM suficiente para atender aos usos almejados. Quanto mais tarefas e programas forem utilizados ao mesmo tempo, mais será necessário memória RAM para que o equipamento consiga realizar.

memória RAM

O mínimo ideal para usar no notebook é 2 GB de memória RAM. Entretanto, o recomendável é que comece com pelo menos 4 GB ou 8 GB, para evitar muitos travamentos e proporcionar maior fluidez. É claro que quanto mais, melhor, porém o preço aumenta consideravelmente.

Existem modelos de notebook com memória RAM expansível. Isso é ideal para aumentar a capacidade posteriormente, em caso de usos mais intensos da máquina. Nosso site possui diversos modelos de memória RAM para atender suas necessidades, clique aqui para conhecer.

Armazenamento

Existem duas maneiras de armazenar informações no notebook: em um HD ou em um SSD. O SSD é consideravelmente mais rápido que os tradicionais HDs, por isso tenha preferência por esse tipo de produto.

É muito comum notebooks virem apenas com o HD instalado, mas pesquise se eles possuem a possibilidade de trocar a peça. Nesse caso, acesse nosso site clicando aqui e escolha entre os vários modelos que temos para dar o upgrade no seu notebook.

Existem opções de 120 GB, mas se você armazena muitas coisas no notebook o ideal é optar por SSDs com capacidade de 240GB ou superior. Isso irá evitar falta de espaço no futuro.

Chip Gráfico, o GPU

O chip gráfico costuma vir integrado ao processador na maioria dos notebooks disponíveis no mercado. Nesses casos, o modelo é mais básico e ideal para atividades gráficas mais simples e leves.

Para quem deseja rodar programas que exigem maior capacidade gráfica do notebook é necessário investir em um GPUs dedicadas, que são mais potentes e, também caras. Se for usar AutoCAD ou jogos avançados, por exemplo, é imperativo adquirir um chip gráfico superior.

Sistema operacional

Os sistemas operacionais mais conhecidos e utilizados, fora o MacOS, são o Linux e o Windows. Essa questão envolve preferências e usos, sendo possível encontrar bons notebooks com os dois sistemas.

O Linux possui a vantagem de baratear o custo do equipamento final, sendo um sistema de código aberto. Com ele é possível realizar a maioria das atividades que seriam realizadas no Windows, a única questão é o maior costume com o sistema da Microsoft. Logo, para a maioria dos usuários um bom notebook é acompanhado do Windows.

Tela

A tela é importante para a decisão final sobre um bom notebook, já que é pra ela que iremos olhar o tempo todo. A maioria dos modelos do mercado brasileiro são de 14 ou 15,6 polegadas, mas existem opções menores ou maiores do que essas.

tela de notebook

A dimensão do monitor ideal depende de quem o utiliza. Geralmente quem precisa transportar o equipamento para muitos lugares e usá-lo em vários ambientes prefere modelos menores pela praticidade. Já os modelos maiores proporcionam melhor conforto visual, apesar de serem menos práticos.

Sobre a resolução, modelos HD costumam atender a maioria dos usuários. Entretanto, quando se opta por notebooks com telas maiores a resolução full HD ou superior é a mais indicada para proporcionar o melhor que o monitor pode entregar.

O melhor notebook depende do seu uso

Como já vimos, para um notebook ser considerado bom precisa atender com rigor todas as expectativas do seu usuário. Então todas as questões que levantamos precisam ser analisadas ao escolher o seu equipamento ideal.

Vale lembrar que, independentemente da maior ou menor potência em questão de configuração, investir em peças e notebooks de boa qualidade e de marcas confiáveis irá proporcionar maior durabilidade e resistência.

Nós podemos te ajudar

Depois de conhecer todas as características que irão dizer qual é o notebook ideal para você, acesse o nosso site clicando aqui para buscar os melhores equipamentos para o seu equipamento.

Também temos os melhores notebooks disponíveis no mercado, além de todas as peças e periféricos que você pode precisar para o uso e manutenção do seu equipamento. Nosso preço é super acessível e nossa entrega é rápida e eficiente.

Para aprender mais sobre o mundo da tecnologia acesse o nosso blog! Temos vários textos para te deixar sempre informado e por dentro dos novidades quando se trata de tecnologia.