adptador caddy

Adaptador Caddy para Dell – Onde comprar?

Você que possui um notebook Dell, sabia que é possível trocar seu leitor de CD/DVD para um adaptador Caddy?

Os leitores ópticos se tornaram obsoletos, você nem utiliza mais eles, provavelmente.

Tudo migrou para os pen-drives e armazenamentos em nuvem…Ou seja, aquele dispositivo se tornou desnecessário, e está na hora de você substituí-lo por mais armazenamento.

Este artigo irá te ensinar como comprar o Adaptador Caddy certo para seu notebook Dell e como instalá-lo de maneira correta, para evitar dores de cabeça futuras.

História da Dell

Primordialmente, que tal conhecermos um pouco sobre uma das maiores empresas no ramo da informática no nosso país e no mundo?

Tudo começa em 1984, no Texas, onde Michael Dell teve a ideia de viabilizar a venda de computadores de acordo com o gosto dos clientes. Ou seja, o que vemos hoje de lojas em que você “monta” seu computador da maneira que deseja, foi inventado em 84 por Dell.

A partir daí, a empresa não parou de crescer. A Dell aumentou o número de funcionários contratados, oferecendo atendimento técnico por telefone.

Além disso, a empresa colocou os pés no nosso país em novembro de 1999, no Rio Grande do Sul. Ainda mais, estamos no top 10 maiores consumidores de produtos da marca, o que mostra que ela obteve um grande sucesso em terras brasileiras.

O que é um Adaptador Caddy?

Antes de tudo, vamos nos adentrar mais no mundo dos adaptadores. Você sabe realmente o que é um caddy?

Vamos para um breve relato sobre o produto.

Acima de tudo, vale salientar que o Caddy é um adaptador que substitui o leitor de DVD/CD do seu notebook, criando uma conexão SATA diretamente com a placa mãe do seu dispositivo, possibilitando a expansão da memória de armazenamento.

VALE LEMBRAR: O dispositivo só funciona em notebooks que contenham drive óptico.

Quero instalar um adaptador Caddy para meu Dell, o que preciso saber antes de comprar?

Primeiramente, é bom salientar que existem dois modelos de caddy no mercado:

  • 9,5 mm de espessura;
  • 12,7mm de espessura.

Você precisa comprar o modelo do tamanho da entrada do seu notebook.

Como identificar o modelo de Caddy correto?

Tudo que você precisa fazer é medir a altura do drive óptico. Se ele tiver 9,5mmde altura, o caddy que deverá ser comprado é o de 9,5mm, já se o resultado da medição der 12,7mm o caddy deverá ser de 12,7mm também.

Porém, se seu modelo de notebook for atual, provavelmente, ele vai vir equipado com o drive de 9,5mm. Mas, sempre vale a pena abrir e conferir para não acabar comprando errado e tendo dores de cabeça.

Como instalar um Adaptador Caddy para meu notebook Dell?

A instalação costuma ser bem simples:

  • Primeiramente, retire o cabo de força e a bateria do dispositivo. Mantenha o notebook totalmente desligado quando foir abri-lo;
  • Com uma chave Philips, desparafuse a parte traseira do seu notebook, retirando a tampa logo em seguida (aliás, vale lembrar que alguns parafusos podem estar escondidos embaixo da borracha dos pés do notebook ou adesivos);
  • Ao retirar a tampa, você vai dar de cara com vários dispositivos, identifique o leitor de CD/DVD e o retire;
  • Portanto, coloque seu HD ou SSD dentro do Caddy e o coloque no lugar que ficava o leitor óptico.

Pronto, seu Adaptador Caddy foi instalado com sucesso. Em outras palavras, só basta iniciar a máquina e ver se o dispositivo foi reconhecido como uma nova unidade de armazenamento.

Onde posso comprar um Adaptador Caddy para meu Dell?

Agora que você já sabe o que é o dispositivo e como instalá-lo, basta comprar um por um preço bacana.

E, quando falamos em preço, a BringIT é especialista no assunto. Dessa maneira, Confira alguns modelos que temos em nossa loja.

ADAPTADOR CADDY 9.5MM

Adaptador caddy

Informações sobre o produto:

  • Espessura de 9,5mm;
  • Suporte de até 2TB;
  • Sata 3.0;
  • 12 meses de garantia.

ADAPTADOR CADDY PARA SEGUNDO HD OU SSD 9.5MM OU 12.7MM P/ NOTEBOOK

Informações sobre o produto:

  • Espessura de 9,5mm;
  • Suporte de até 2TB;
  • Sata 3.0;
  • 12 meses de garantia.

Não achou o modelo que queria? Acesso nosso site e confira mais modelos.

HD ou SSD?

Após saber a função designada para o Caddy, pode surgir a dúvida que qual memória de armazenamento comprar: HD ou SSD.

Para você que é leigo no assunto, aqui vai uma breve explicação sobre.

HD

O HD, ou também conhecido como “hard disk”, tem as chamadas memórias voláteis, aquele tipo de memória que não apaga os dados que foram gravados mesmo depois da reinicialização do dispositivo.

HD (Hard Disk)

Dessa forma, ao reiniciar seu computador, todos as fotos, documentos e arquivos de maneira geral são guardados, somente sendo apagados se ocorrer algum problema no componente, ou se você mesmo deletar.

O nome Hard disk vem do material utilizado para se fazer o HD, podendo ser alumínio, vidro ou cerâmica, o local em que os dados ficam armazenados. Também chamada de platter, a peça é coberta por uma fina camada de material magnético.

Além disso, no centro, um eixo faz os discos girarem, e o braço mecânico, com um pequeno imã no início, realiza o processo de leitura e gravação dos dados.

SSD

Já o SSD ou “Solid-State Drive”, não possui nenhum disco, mas também é uma memória não volátil. Sendo assim, o dispositivo se forma com base em circuitos integrados e no seu interior não há partes móveis, o que o torna silencioso.

As memórias flash que cuidam do sistema de leitura de dados, que também estão presentes em dispositivos como celulares e tablets.

Confira alguns modelos em nosso site.

Qual devo utilizar?

O SSD costuma ganhar no quesito velocidade do HD, mas também mais caro. o que você paga em um HD de 1TB, você, no máximo, compra um SSD de 256GB.

Dessa maneira, vai de acordo com o que você mais necessita: velocidade ou espaço de armazenamento.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles