Usar a bateria até carga final? Mitos e Verdades

Tempo de leitura: 1 minuto

Quando estou usando meu notebook, tenho que deixar a bateria acabar no zero, na carga final, para recarregá-lo?

Mito ou Verdade?

MITO!

Não é preciso esperar tanto para recarregar sua bateria. Às vezes você pode danificá-la  deixando a carga chegar ao zero. Isto ocorre porque os elementos químicos das baterias de íons de lítio (as dos notebooks atuais) precisam de um nível mínimo de carga para trabalharem bem e para que não ocorra o risco de gerar algum dano nas células da sua bateria.

Também não é aconselhável carregar sempre até o máximo da bateria (100% de carga), pois ocorre o aquecimento interno das células, que pode chegar a aproximadamente 45 °C. Faça isso só quando realmente precisar. A temperatura é um dos principais fatores na diminuição da vida útil dela.

acabou a bateria do notebook

O correto é carregar sua bateria de forma parcial ou sempre que precisar. Assim você evitará que sua bateria fique descalibrada ou a sua vida útil acabe mais rápido.

DICA: Quando a carga estiver próxima a 40% coloque sua bateria para recarregar.  Deixe carregar até a média de60% e já está ótimo. Dessa forma você garante a durabilidade, a calibragem da sua bateria e pode poupar ciclos de vida da sua bateria.