ícone compartilhar redes sociais
Notebook Dell ao lado de periféricos sobre uma mesa de madeira

7 maneiras de resolver a tela notebook escura dell

Welysson

Não tem nada mais preocupante do que, ao ligar o notebook para aquela reunião de trabalho ou para realizar uma prova importante da faculdade, se deparar com uma tela notebook escura dell. É um problema aparentemente muito difícil de resolver, e nos vemos numa situação bem complicada. Mas antes de levar o seu notebook Dell para uma assistência técnica para fazer o reparo da tela, por que não realizar alguns testes antes?

Existem algumas falhas e bugs que podem acontecer, interferindo no funcionamento da tela do seu notebook, que podem não estar relacionados com o display em si. Para te ajudar a isolar o problema, e quem sabe, resolvê-lo, confira as dicas que preparamos para você nesse artigo!

7 dicas para te ajudar a resolver a tela escura do seu Notebook Dell

A seguir, você poderá conferir as melhores dicas para tentar resolver a tela escura do seu notebook Dell. Lembrando que, por não ter visualização do display, você vai precisar conectá-lo a um monitor externo para realizar os comandos.

1. Desconecte periféricos e reinicie

A tela escura pode acontecer por diversos motivos, e um deles é a instalação de um novo software ou aplicativo. Se for esse o caso, você pode realizar o seguinte teste:

1. Desconecte todos os periféricos que estejam sendo utilizado no notebook, como hd externo, mouses ou alto-falantes;
2. Reinicie o Notebook Dell apertando o botão de liga/desliga.
3. Espere por 10 segundos e ligue o notebook novamente.
4. Verifique se o problema persiste.

2. Utilize um pendrive bootável

Durante a instalação ou atualização do sistema operacional, pode acontecer da tela ficar escurecida, sem exibir nenhuma imagem. Nesse caso, você pode utilizar um pendrive bootável para iniciar o sistema.

3. Forçar a resposta do sistema

Em alguns casos, a tela preta aconteceu por conta do travamento em modo descanso. Para identificar se o problema foi esse, você pode utilizar o seguinte atalho: “Windows Ctrl Shift B”.

Por meio desse comando, você poderá forçar a resposta do sistema e fazer com que ele saia do modo ocioso.

4. Inicie em modo de segurança

Um dos recursos mais uteis presentes no Windows, é o modo de segurança. Além de ser fácil de executar, ele ajuda a resolver diversos problemas no sistema. Quando a tela fica escura, esse procedimento é um dos principais testes que pode ser realizado. Para acionar o modo de segurança do Windows, siga as seguintes etapas:

  1. Por meio da tela que foi conectada, abra o Painel de Controle e, depois, a opção “Configurações”.
  2. Selecione a opção “Atualização e Segurança”.
  3. Clique em “Recuperação” e em seguida, em “Reiniciar agora”.
  4. Clique na opção “Solução de problemas”.
  5. Selecione “Opções avançadas”. Depois, clique em “Configurações de Inicialização”.
  6. Clique em “Reiniciar” e espere o processo.
  7. O Windows exibirá opções de inicialização. Para ativar o Modo de Segurança, você pode pressionar a tecla F4, F5 ou F6.
Notebook dell com parte da tela escura sobre fundo branco

5. Reinstale drivers recentes

Se houve a instalação de algum driver no seu notebook recentemente, o problema pode ter sido ocasionado por uma instalação incorreta ou algum arquivo corrompido. Nesse caso, será necessário removê-lo e iniciar o processo de instalação novamente. Para garantir que o problema não está no driver, realize o download novamente, e não utilize o mesmo arquivo.

6. Desativar a inicialização rápida

É possível encontrar na internet, diversos usuários relatando problemas na exibição do display por conta da inicialização rápida do Windows. Para identificar se é esse o seu caso, será necessário desabilitar esse recurso seguindo as seguintes etapas:

  1. Por meio da tela secundária, acesse o Painel de Controle do Windows;
  2. Entre as opções exibidas, clique em “Sistema e Segurança”.
  3. Selecione “Opções de Energia” e após, a opção “Alterar funcionamento dos botões de energia”.
  4. Clique em “Alterar configurações não disponíveis no momento” e, em seguida, desmarque a opção “Ligar inicialização rápida”. Salve as alterações realizadas e faça o teste.

7. Encerre os programas em segundo plano

Quando o notebook está executando múltiplas tarefas em segundo plano, ele pode apresentar problemas de desempenho, inclusive na exibição de imagens no display. Para verificar se isso está acontecendo no seu notebook Dell, acesse o gerenciador de tarefas do seu computador (pelo atalho Ctrl Alt Del), e finalize todas as tarefas que estão sendo executadas em segundo plano para aliviar a memória do equipamento.

Dicas bônus

Um dos recursos presentes no Windows é a possibilidade de criar múltiplos usuários, e esse pode ser um teste valioso para identificar problemas sistêmicos no seu computador. Para fazer esse teste, você pode seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse as “Configurações” de seu computador.
  2. Na aba de “Contas”, clique na opção “Família e outros usuários”.
  3. Clique em “Adicionar outra pessoa a este PC”.

Acenda uma luz na frente da tela e verifique se alguma imagem é exibida. Se você conseguir ver alguma coisa, significa que a luz interna do display pode estar queimada;

Quando é hora de levar na assistência?

Se mesmo realizando todos esses testes, o problema persistir, e a tela do seu notebook Dell permanecer escura, pode ser necessário realizar o reparo do seu equipamento, muito provavelmente com a troca da tela. Nesse caso, encaminhe o seu notebook até uma assistência técnica (se ainda estiver dentro do período de garantia, procure uma assistência autorizada da Dell para efetuar o reparo). Lembre-se que se você abrir o equipamento dentro da garantia, poderá perder o seu direito a realizar o reparo gratuitamente. Se não for esse o caso e você quiser fazer a troca da tela por conta própria, procure uma peça de qualidade e compatível com o seu notebook.

O que você achou do nosso artigo? Agora que você já sabe quais são as possíveis causas de uma tela escura no notebook Dell, fica mais fácil de resolver esse tipo de problema, não é mesmo? Acesse o nosso site , tenha acesso a muitos outros conteúdos e conheça todos os nossos produtos!