notebook com teclado iluminado refletindo em tela

7 cuidados que você precisa ter com um teclado iluminado

Teclado iluminado

Por acaso você já ouviu falar de teclado iluminado? Bom, eles estão sendo bastante requisitados pela comunidade gamer por suas diversas vantagens e, principalmente, seu design.

Como eles possuem iluminação, ele acaba sendo de fácil acesso, pois ele é facilmente visível, prático de encontrar, seja durante o dia, de tarde, noite ou até mesmo de madrugada. Dentre eles, existem os teclados retroiluminados e os iluminados.

Nos teclados iluminados, a luz atravessa as letras, fazendo com que as teclas acendam. Já nos teclados retroiluminados, a luz está entre as letras, então elas não passam por dentro delas. Esse tipo de teclado é extremamente comum em notebooks e computadores games.

Além disso, nesse modelo, eles vêm com uma luz vermelha que ajuda bastante os jogadores na questão dos jogos.

Alguns modelos possuem, até mesmo, um comando que desliga a luz, logo, a iluminação não permanece ligada durante o dia ou durante a partida de jogo, que às vezes, pode incomodar, dependendo do jogador.

Vamos ver algumas formas de ter cuidado com os teclados iluminados?

No post abaixo separamos algumas dicas para cuidar melhor do seu teclado iluminado, para preservar seus componentes e manter sempre um visual bonito e chamativo.

Esteja sempre com o carregador próximo

Os teclados iluminados gastam mais bateria por conta da iluminação, você sabia?

Alguns modelos de teclado são via cabo, ligando diretamente no USB no PC ou notebook, enquanto outros, sem fios, que necessitam de pilhas ou baterias.

Para não passar por inconvenientes durante a partida e não ficar na mão, é importante ficar sempre com o carregador por perto para que ele não desligue por falta de bateria.

Mantenha a comida longe

Migalhas podem acabar caindo dentro das teclas, fazendo com que as teclas emperram e dificultam seu uso.

As migalhas também podem cair entre as teclas e, caso o dono faça uma limpeza ‘de qualquer jeito’, esfregando forte e com produtos inadequados, pode prejudicar o teclado e até mesmo o notebook.

É importante ressaltar que assim como as migalhas podem atrapalhar, a poeira em excesso também pode danificar seu teclado. Porém, para evitar esse inconveniente, podemos realizar a limpeza regularmente, que explicaremos em seguida.

Teclado iluminado de notebook

Limpeza

A limpeza do seu teclado é extremamente importante para deixá-lo conservado e limpinho!

Mas você sabe como limpá-lo da maneira adequada? Separamos alguns produtos e objetos ideais para isso, veja algumas dicas logo abaixo:

  • Pano Microfibra: você os encontra em mercados facilmente. Eles são ideais para limpeza de objetos mais delicados como óculos e vidros, já que evitam que eles risquem. O teclado não risca, claro, mas ele é recomendável para a limpeza de notebooks, já que além de limpar as teclas, você já engata na higienização da tela e de seu exterior;
  • Cotonete: ideais para limpar cantos pequenos, podendo utilizá-lo junto do detergente;
  • Escova de dentes: parece mentira, mas não é! A escova de dentes é bastante utilizada em diversos locais para limpeza, sabia? Pode comprar daquela bem simples e barata mesmo, qualquer tipo funcionará muito bem na limpeza do teclado;
  • Pincel: caso você tenha esse material na sua casa, ele também pode ser utilizado;
  • Guardanapo de papel: são finos e cabem entre as teclas;
  • Post-It: em seu verso tem uma cola que você pode usar para a limpeza e são bem comuns em escritórios ou até mesmo na sua casa;
  • Fita adesiva: tem a mesma finalidade que o post-it, entretanto ele é mais mole, podendo dificultar o seu uso;
  • Massinhas, slimes e melecas de brinquedo: parece brincadeira, mas funciona e muito bem! Elas se encaixam bem entre as telas, pegando toda a sujeira.

Alguns outros produtos ideais para a limpeza:

  • Detergente;
  • Álcool Isopropílico (tome cuidado porque pode não funcionar dependendo do modelo);
  • Limpa telas;
  • Mini aspirador para teclados (USB);
  • Água.

Utilizar películas protetoras em cima do teclado

Estas películas são econômicas e fáceis de encontrar! Tem diversos tipos e tamanhos, então você pode comprar a que se encaixa perfeitamente no seu teclado, além de promover uma proteção completa. Elas são de silicone, sendo bem macias e não incomodam na hora de utilizar o seu teclado.

Além disso, elas facilitam bastante na hora da limpeza, já que você não precisaria fazer limpezas tão frequentes na parte das teclas, já que a película estará fazendo a proteção.

Adesivo com proteção para punhos

Eles são ótimos para evitar marcas e manchas na parte inferior do notebook. Às vezes nossos punhos podem estar sujos ou com suor, o que pode acabar manchando a parte debaixo do teclado sem que possamos perceber.

Esse adesivo acaba tendo a mesma função das películas que falamos anteriormente, evitando limpezas tão frequentes, porém, para uma parte mais específica do teclado.

Mantenha o teclado longe de líquidos

É muito comum beber água, refrigerante, suco, entre outros, enquanto se utiliza o PC ou notebook e colocar a garrafinha ou copo próxima ao teclado.

Tome muito cuidado, pois, esse simples ato de deixar os líquidos próximos do teclado podem gerar um acidente e derramar o líquido por cima do teclado, gerando um grande desconforto pois geralmente essas peças de teclados iluminados não costumam ter concerto em caso de acidentes com líquidos.

Mantenha guardado em locais apropriados

Ao guardar seu teclado, certifique-se de mantê-lo guardado em locais seguros, longe de líquidos, como mencionado acima, lugares altos, longe de comidas, entre outros fatores que podem causar um acidente e danificar seu teclado.

É importante ressaltar que deve-se sempre guardar o teclado em um lugar de preferência que não pegue pó e não manter nenhum peso em cima do teclado, pois em ambas as situações, tanto pegando pó, como com peso por cima do teclado, podem trazer sérios danos as teclas e mal funcionamento de seu teclado iluminado.

Agora que você sabe como cuidar de seu teclado, certifique-se de sempre mantê-lo seguro e cuidar bem dele, afinal, é muito simples e prático cuidar e realizar a limpeza de um teclado iluminado, não é mesmo?

Tomando todos os cuidados necessários, o seu teclado terá uma vida mais útil, além de estar sempre ‘limpinho’!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles