ícone compartilhar redes sociais
limpar tela de notebook

6 passos para limpar a tela de notebook branca

Welysson

Os notebooks brancos são muito bonitos e elegantes. Não à toa, boa parte das marcas possuem modelos com o corpo e a tela dessa cor, porém, um detalhe muito importante a que se deve estar atento é a limpeza desse tipo de computador. A moldura da tela de notebook branca tem uma tendência a amarelar com o tempo, então é preciso ir mais além do que com a limpeza comum das telas. Isso sem contar que uma tela suja pode, inclusive, comprometer o funcionamento da máquina, então uma limpeza constante é fundamental para a manutenção do seu computador.

A seguir, você irá aprender seis passos para manter a sua tela de notebook branca limpinha. Acompanhe conosco!

1 – Cuidado com os materiais usados

O que não falta na internet são receitas caseiras, com diversos materiais que supostamente realizam de forma satisfatória a limpeza da tela do notebook. Porém, boa parte dessas ‘fórmulas mágicas’ não só falham em retirar as sujeiras das telas, como podem inclusive danificar o seu computador.

materiais de limpeza

Jamais utilize detergentes, álcool comum ou vinagre para limpar a tela do computador, pois esses compostos ressecam o LSD e podem causar manchas e rachaduras. Para a tela, nem mesmo água pura é recomendada, pois os minerais podem causar manchas; o ideal é água destilada, ou álcool isopropílico.

Porém, o melhor mesmo é investir em algum tipo de solução comercial específica para essa função, os famosos limpa telas . É um investimento que vale muito a pena, uma vez que irá garantir a durabilidade e bom funcionamento do seu notebook por muito mais tempo.

2 – Tome algumas ações preventivas

Agora que você já sabe quais os materiais que irá usar para limpar o computador, está na hora de nas ações que você precisa tomar antes mesmo de começar a limpeza. São pequenos procedimentos que irão garantir a segurança do seu computador enquanto você remove as sujeiras.

Primeiramente, nunca se deve limpar um computador ligado. Você pode abrir aplicativos que não deveria ou até mesmo causar algum dano interno se as peças estiverem em funcionamento durante a limpeza. Então, desligue o notebook, e também não o deixe conectado à tomada, para evitar qualquer tipo de problema com a rede elétrica, já que a limpeza pode envolver o uso de líquidos.

Além disso, o ideal é você posicionar o computador contra a luz, para que nenhuma sujeirinha da tela escape da faxina. De preferência, use a luz natural, pois ela evidencia todo tipo de poeirinhas e resquícios que estão presentes na tela.

3 – Use um pano seco

O primeiro procedimento que você irá realizar é uma limpeza com um pano seco. Isso servirá para remover todos os grãozinhos de poeira acumulados na tela. Para isso, você deve usar um pano 100% microfibra, que não tem pelos ou fiapos que podem grudar na tela; de preferência, reserve um pano apenas para essa função. Passe o pano delicadamente pela tela, fazendo movimentos circulares. Não pressione ou esfregue, pois essas ações podem danificar o LCD.

pano seco

Se o computador estiver apenas empoeirado, esse único passo já será suficiente para deixá-lo limpinho. Caso contrário, você irá prosseguir com o próprio passo que daremos, que limpa a tela mais profundamente.

4 – Remova manchas de gordura

É comum que as telas de computador, em especial as telas touch , fiquem manchadas com resíduo de gordura da pele. Nesses casos, o paninho seco não será suficiente para resolver, e é hora de utilizar os produtos que recomendamos no primeiro passo.

Você não deve borrifar a água destilada ou a solução de limpa telas diretamente no display; se você fizer isso, há uma grande chance de o líquido escorrer e se infiltrar no LCD, causando dano significativo à tela. Borrife uma quantidade pequena no pano que você está utilizando e, então, passe o pano úmido na tela.

Novamente, você deve fazer movimentos circulares e suaves; passe o pano o quanto for necessário para retirar as manchas, mas não aplique força ou esfregue. Por fim, não use papel toalha ou guardanapo para secar, pois eles também podem deixar resíduos nas telas.

5 – Limpe a moldura delicadamente

Todas as dicas dadas para a tela também se aplicam à moldura dela. Para retirar a poeira e a sujeira que se acumulam na tela de notebook branca, você pode utilizar água destilada ou álcool isopropílico. Fuja de produtos voltados a móveis, álcool de limpeza comum ou vinagre branco, pois eles corroem o metal ou o plástico do notebook.

Os passos a serem seguidos podem ser os mesmos. Inicialmente, retire a poeira acumulada com um paninho seco. Porém, no caso da moldura você pode aplicar um pouquinho mais de força, uma vez que o LCD não está em risco. Só seja mais cuidadoso nos locais próximos da tela. Depois, retire as sujeiras mais aparentes com um cotonete embebido no líquido de limpeza de sua preferência. Limpe com cuidado e sem pressa, para garantir uma limpeza bem satisfatória e para não correr o risco de danificar seu computador.

6 – Cuide com a manutenção

Demos algumas dicas de ouro para você cuidar do seu notebook, especialmente da tela de notebook branca, mas elas não vão adiantar de nada se você só limpar o seu computador uma vez por ano, hein? Para que o seu notebook funcione tranquilamente, ele sempre tem que estar bem limpo, tanto a tela como o corpo.

De fato, o único jeito de evitar aquele efeito encardido do notebook branco é limpá-lo com frequência. Não espere a sujeira estar aparente para limpar o seu computador. Você pode tirar a poeira sempre que terminar de usar, e fazer a limpeza mais pesada pelo menos uma vez por semana, dependendo da sua frequência de uso. Outra dica valiosa é não deixar o computador aberto quando não estiver usando, para evitar o acúmulo de sujeira.

Gostou das dicas que demos nesse post? Então não deixe de compartilhá-lo, para que outras pessoas também possam usufruir desse conteúdo. Para estar sempre por dentro das novidades e dicas do mundo da informática, fique de olho em nosso blog! Estamos sempre trazendo conteúdo novo para você.