menina estudando curso de informática grátis

5 melhores cursos de informática grátis!

Hoje em dia, a informática é muito presente em nossas vidas. Afinal, ela está em nosso dia-a-dia na forma de celulares, computadores, assistentes inteligentes e muito mais. Ela está em todo lugar!

Além disso, ela também tem invadido várias empresas. A automatização dos processos ou até mesmo o uso de certos programas cresce cada vez mais. Ficou quase impossível fugir do meio tecnológico, não importa a sua profissão.

Sendo assim, quem não entende pelo menos o mínimo de informática fica para trás. No entanto, se você acha que é uma dessas pessoas, não precisa se desesperar. Hoje também existem vários cursos que podem te ajudar.

Aliás, muitos são online, por isso, você não precisa nem sair de casa. Ainda por cima, não é preciso pagar uma fortuna para ter acesso a eles. Existem muitas boas opções que são gratuitas

Se interessou? Então, vem com a gente conferir os 5 melhores cursos de informática grátis!

estudando curso online grátis

1. Cursos da Microsoft

Em primeiro lugar, estão os cursos online da própria Microsoft. É cada vez mais comum um profissional ter que saber mexer em alguns softwares básicos e muitos deles foram feitos pela Microsoft.

Word, Excel, PowerPoint… São apenas alguns exemplos dos muitos programas que podem te ajudar, e muito, tanto em seu dia a dia, quanto em seu emprego. Então, quem melhor para te ensinar a usá-los do que sua própria criadora?

Seus cursos trazem um conteúdo que abrange desde o mais simples até o mais avançado. Assim, você pode aprender noções básicas, funções úteis, dicas e muito mais.

Para isso, basta acessar o site de treinamento do Office e escolher entre um programa específico ou uma das categorias mais amplas.

2. Cursos da Google

Em segundo lugar, não poderia faltar essa outra empresa gigante: a Google. Ela não fica para trás quando o assunto é informática e, claro, não deixa a desejar em seus cursos.

Através da plataforma Actívate, por exemplo, você pode acessar cursos online como:

  • Marketing digital;
  • Desenvolvimento web e de aplicativos para celular;
  • Empreendedorismo;
  • Produtividade;
  • E-commerce e muitos outros.

Todos os cursos têm carga horária de 40 horas e um certificado grátis. Mas não basta completar os módulos para ganhá-lo. Você precisa passar nos testes ao final de cada unidade com, no mínimo, 75% de acerto. Assim, eles garantem que você aprendeu mesmo!

Ademais, você pode optar também por fazer apenas alguns módulos. Por isso, é possível direcionar o que quer aprender e encaixar melhor em sua rotina.

Mas tem um porém… Como a Actívate é uma parceria entre a Google e algumas organizações espanholas, os cursos estão todos em espanhol. Mesmo assim, qualquer pessoa do mundo com uma conta do Google (não importa seu país) pode fazê-los, então, aproveite!

3. Cursos da Coursera

Em terceiro lugar, estão os cursos da Coursera. Ela é uma plataforma que oferece inúmeros cursos online em parceria com grandes universidades. Para você ter uma ideia, Harvard, Stanford, Yale, USP e outras instituições de renome de todo o mundo são parceiras da Coursera.

Aliás, ela tem vários cursos da área de informática. Eles podem ser tanto mais gerais, quanto mais direcionados para uma carreira específica como, por exemplo:

  • Ciências da computação;
  • Ciências de Dados;
  • Tecnologia da Informação, ou então,
  • Google IT Support;
  • IBM Data Science, entre outros.

Nem todos os cursos são gratuitos, mas com certeza vale a pena conferir as opções! Basta entrar no site e procurar a melhor para você.

4. Curso de Informática Básica Unova

Em seguida, está o curso de Informática Básica Unova. Assim como a Coursera, a Unova possui cursos online de diversas áreas. Nela, você encontra cursos de administração, agricultura, libras, artes e muito mais. No entanto, nosso foco aqui será apenas nos cursos de informática:

Ele é voltado para qualquer público, em especial, quem tem menos experiência na área. Por isso, traz conteúdos tanto para capacitação, quanto para atualização como, por exemplo:

  • Noções mínimas sobre as peças do computador, ou seja, do hardware;
  • Como funcionam o software, os navegadores e até o pacote Office;
  • Recursos simples como migração, download e upload de arquivos, entre outros.

Tudo isso, em uma carga horária média de 40 horas, divididas em vídeo aulas e uma apostila em PDF. Basta acessar o site para se cadastrar.

O curso Unova também oferece um certificado. Mas, infelizmente, ele não é gratuito. Você pode adquirí-lo por uma taxa de R$29,90.

curso online grátis

5. Cursos para crianças

Por fim, temos algumas plataformas mais direcionadas para as crianças. Afinal, a informática pode contribuir bastante para o aprendizado, criatividade e raciocínio dos seus filhos.

Com elas, as crianças já podem mergulhar no universo da informática desde pequenas. Tudo isso, como se fosse uma grande brincadeira! As atividades são todas lúdicas e criativas e, o melhor, gratuitas.

Ah, e o fato delas serem mais para crianças não te impede de usá-las! Aproveite para experimentá-las também, se quiser.

Programaê!

Primeiro, vamos falar da Programaê!. Ela é uma plataforma criada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Code.org.

Ela busca aproximar a Ciência da Computação das escolas, como uma matéria mesmo, assim como a matemática e a biologia, por exemplo. Dessa forma, ela propõe ajudar  jovens e crianças a se conectarem com o mundo e a melhorarem seu raciocínio.

Por isso, a plataforma ensina sobre a Cultura Digital e programação através de atividades relacionadas a:

  • Programação;
  • Pensamento computacional;
  • Robótica;
  • Narrativas digitais e muito mais.

Além disso, o foco da Programaê! não é apenas as crianças e jovens. Nela, a programação pode ser para todos. Eles oferecem conteúdos tanto para quem quer aprender (não importa a idade) quanto para os educadores que desejam trabalhar com esse assunto. Legal, não é?

Scratch

Por último, mas não menos importante, temos o Scratch. Essa plataforma, por sua vez, foi criada pelo Lifelong Kindergarten Group do MIT Media. Porém, seu objetivo não é muito diferente do Programaê!.

Ela também propõe ajudar os jovens e crianças a desenvolver um raciocínio, além de pensar de forma criativa. Para isso, mais uma vez, usa-se a informática.

Com ela, a criança pode se divertir com suas próprias histórias, jogos, animações e outros programas interativos. Já imaginou seu filho programar sozinho desde pequeno? Pois com o Scratch ele pode!

O mais legal é que ele não requer nenhum conhecimento prévio de programação. Isso porque o próprio Scratch é uma linguagem, como HTML ou Java Script, por exemplo. Mas ela é muito mais simples e intuitiva.

Ademais, a plataforma permite que os usuários participem dos projetos um do outro. Então, ele ainda pode interagir com os amigos e aprender junto a eles, do jeito que as crianças aprendem, ou seja, brincando.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles